Os 5 tipos de alergias mais frequentes

· 16 de abril de 2019
Sem sombra de dúvida as alergias são um dos maiores problemas que podemos ter em nosso dia a dia; elas podem até mesmo ter uma influência negativa em nosso desempenho físico, e por isso são algo que devemos tentar evitar por meio de medidas preventivas.

Em linhas gerais, todos os tipos de alergias são reações imunológicas apresentadas pelo corpo diante de uma substância que é normalmente inofensiva para o hospedeiro.

Alguns sinais e sintomas característicos aparecem após à exposição do alérgico a essas substâncias; seja ela por ingestão, inalação ou contato com a pele.

Diferentes tipos de alergias:

Asma

Diferentes tipos de alergias: Asma

De modo geral, a asma é uma doença do sistema respiratório e é caracterizada principalmente por uma inflamação crônica das vias respiratórias. Além disso, têm diversas manifestações, tais como dificuldades respiratórias.

Assim, os principais sintomas dessa doença são respiração carregada, pressão no peito e tosse (o que ocorre mais frequentemente durante a noite e primeiras horas da manhã).

Vale mencionar que esses sintomas ocorrem em intervalos de tempo, ou seja, há períodos assintomáticos em que o paciente está bem. No entanto, também acontecem ataques de asma, que ocorrem quando os sintomas pioram.

Neste caso, as vias respiratórias podem fechar completamente, o que impede que os pulmões desempenhem a sua função de troca gasosa e prejudica o funcionamento dos órgãos vitais. Na pior das hipóteses, um ataque de asma pode levar à morte.

Rinite

A rinite, por outro lado, é um dos tipos de alergias em que ocorre uma inflamação do revestimento mucoso do nariz. Seus principais sintomas são espirros, coceira nasal, congestão nasal e drenagem pós-nasal.

Desse modo, quando você for ao médico, verá que dentro das narinas a mucosa dos cornetos está avermelhada, inchada ou até com uma cor roxa muito característica. Além disso, esta inflamação produz vermelhidão da garganta.

Outros dos sintomas mais comuns são geralmente olhos congestionados, que ficam sensíveis e lacrimejam todo o tempo. Além disso, como o paciente não consegue respirar facilmente, a situação pode promover a sinusite e provocar dores de cabeça, desconforto geral e até mesmo mudanças de humor e irritabilidade.

Conjuntivite

Já a conjuntivite é a doença que produz inflamação da camada conjuntiva, ou seja, a membrana mucosa que reveste o interior das pálpebras e que chega até a parte do fundo do globo ocular.

Assim, os sintomas mais comuns desse tipo de alergia são vermelhidão, fotofobia e lacrimejamento, bem como outras manifestações que dependem de sua causa, como produção de remelas em caso de conjuntivite infecciosa ou aumento dos gânglios. Tem uma duração entre uma e três semanas.

Dermatite

A dermatite, à diferença das anteriores, é uma doença que causa inflamação da pele comprometendo a epiderme. Nesse sentido, os padrões de inflamação são muito variados e é por isso que recebem vários nomes como eczema, psoríase ou pitiríase liquenóide, entre outros.

Estes tipos de alergias têm diferentes efeitos no corpo. Podem ser agudas, subagudas ou crônicas. Além disso, o grau de envolvimento, no que se refere ao alcance da alergia, pode variar de pequenas áreas do corpo até uma questão generalizada (todo o corpo).

Urticária

Diferentes tipos de alergias: Urticária

A urticária é uma reação alérgica muito comum.

Trata-se de uma doença da pele caracterizada principalmente por lesões cutâneas com contornos limitados e com um halo eritematoso. Na maioria dos casos, esta doença é acompanhada por coceira.

Além disso, as lesões produzidas por esse tipo de alergia são chamadas de pápulas. Sua duração geralmente é de duas a seis horas desde o seu aparecimento.

A característica peculiar dessas pápulas é que elas podem desaparecer espontaneamente e aparecer novamente na mesma ou em outra parte do corpo, poucas horas ou dias depois.

Mais tipos de alergias

É evidente que os tipos mais importantes e comuns de alergias sejam os mencionados acima. Mas, além deles, podemos encontrar outros tipos diferentes, como é o caso das alergias que listaremos a seguir:

  • A anafilaxia.
  • A alergia aos alimentos.
  • A alergia aos medicamentos.
  • A alergia às picadas de mosquitos.