Aprenda a manter a sua mente forte com o exercício diário

12 de março de 2019
Como nós sempre recomendamos, o exercício diário tem um impacto direto na nossa saúde física e mental. Existem muitos esportes e modalidades, escolha seu e aproveite bastante enquanto você se cuida.

Muita se fala sobre os benefícios que fazer exercício diariamente tem para o nosso físico. No entanto, nós costumamos minimizar as vantagens a nível cognitivo. Neste post, você vai saber como o treinamento permite que você tenha uma mente forte.

Fazer exercício é bom para o cérebro e para uma mente forte

É claro que tudo depende de cada atleta, da intensidade, da frequência e da disciplina em particular, mas o fato é que quando treinamos melhoramos não só o corpo, mas também o cérebro.

Com uma rotina de exercícios três vezes por semana, pelo menos 30 minutos por sessão, os benefícios aparecem em um mês aproximadamente.

O mais curioso de tudo é que, quando deixamos de nos exercitar, esses efeitos desaparecem, mas só que mais rapidamente. Entre as melhorias cognitivas e emocionais do exercício encontramos:

  1. Reduz a ansiedade e a depressão

Se fizermos exercício de cardio ou anaeróbicos (por exemplo, levantamento de peso) de 20 a 60 minutos por sessão, pelo menos três vezes por semana, o corpo libera endorfinas. Esses hormônios atuam sobre o cérebro, que experimenta a serenidade e o bem-estar.

Com a produção de outros hormônios, como a dopamina, a serotonina e a noradrenalina, podemos regular muitas emoções, como a raiva, a angústia ou o nervosismo.

  1. Aumenta a concentração

Para ter um cérebro e uma mente forte e saudável é essencial que você possa se concentrar na atividade que está fazendo. Com o exercício diário podemos conseguir isso, já que exige-se concentração para realizar a técnica, as repetições ou os movimentos apropriados.

treino trx

Seguir uma rotina de treinamento melhora a circulação sanguínea e isso está intimamente relacionado à concentração. Isso mesmo, a mente recebe mais oxigênio e podemos pensar com clareza, além de estar mais despertos.

  1. Diminui o grau de dor

Devemos também agradecer esse efeito à liberação de endorfinas, que inibem as fibras nervosas responsáveis ​​pela transmissão da dor. Esses hormônios são considerados analgésicos naturais e ocorrem em maior medida quando nos exercitamos.

  1. Dá mais segurança

A insegurança pode ser experimentada em qualquer aspecto da nossa vida, desde falar em público até convidar alguém para ir ao cinema. Se você se preocupa demais ou tem medo das mudanças, pode ser porque você não está seguro de si mesmo.

A boa notícia é que isso pode ser resolvido fazendo exercício diariamente. Isso mesmo, à medida que você alcança os seus objetivos, a sua autoestima vai aumentar e você será capaz de fazer coisas que antes nunca nem imaginou. Isso acontecerá porque a sua mente estará mais forte e mais confiante!

  1. Melhora o desempenho e as funções cognitivas

Se o seu trabalho requer não apenas concentração, mas também novas ideias, talvez o exercício possa ser o que você precisa para render mais. O mesmo se dá se você está estudando e, ultimamente, está sendo muito difícil armazenar informações ou entender o que você está lendo.

Os benefícios a nível cognitivo se relacionam também a uma melhoria na realização de cálculos matemáticos, uma maior memória e controle de comportamento. Tudo isso porque o exercício diário aumenta a produção de uma neurotrofina responsável, entre outras funções, pelo fortalecimento de áreas como o córtex e o hipocampo.

  1. Reduz os efeitos das doenças neurodegenerativas

A doença de Parkinson ou o Alzheimer são doenças do tipo neurodegenerativas. Até agora não existe nenhuma cura para qualquer uma delas, mas, sim, tratamentos que reduzem os sintomas ou retardam o seu aparecimento. Praticar exercícios pode ser muito útil em pessoas com risco de ambas as doenças.

idosos se exercitando

  1. Ensina a seguir regras

Isso não significa que somos pessoas fora da lei, mas que, às vezes, não fazemos as coisas como as pessoas nos explicam ou nos indicam. Quando praticamos um esporte, aceitamos as normas impostas pelos instrutores, mas também respeitamos o outro, temos um maior nível de companheirismo e responsabilidade.

A empatia, a autodisciplina, a perseverança, a tolerância com relação à frustração, o autoconhecimento e a redução da agressividade são outros benefícios de fazer exercício diário para o nosso cérebro e para a nossa vida em geral.