Os 8 melhores lugares para nadar em águas abertas

4 de janeiro de 2020
Sem dúvida, nadar em águas abertas é uma ótima meta para um esportista, inclusive para um profissional em natação de piscina.

Nadar em águas abertas é um desafio, sobre isso não há dúvidas. Mas se formos a certos lugares para treinar ou competir, o esforço trará recompensas. Neste artigo, vamos falar sobre os melhores destinos para praticar esse exigente esporte.

Onde nadar em águas abertas?

Não é a mesma coisa nadar em uma piscina que nadar em águas abertas, isso é inegável. No primeiro caso, estamos “limitados”, enquanto no segundo temos um mar ou um rio inteiro para nós. Se você quiser ter a sua primeira experiência de natação em plena natureza, recomendamos esses lugares:

1- Bacalar (México)

Ninguém pode negar que as praias mexicanas são paradisíacas… Areia branca, águas cristalinas e, em muitos casos, sem ondas. Na cidade de Bacalar, ao sul da Península de Yucatán, podemos encontrar uma linda lagoa de sete cores, cuja água vai mudando de tonalidade conforme a profundidade.

Outra opção para nadar em águas abertas nessa área é o Cenote Azul, um grande fosso natural rodeado de cipós que balançam de acordo com o vento.

2. Praia América (Espanha)

Fica localizada na Galiza, mais precisamente em Nigrán, e foi premiada com a bandeira azul nos anos noventa devido às suas condições e instalações. A praia América tem águas tranquilas e muito limpas, com quase dois quilômetros de areia e mar aberto, sendo, assim, ideal para nadar ou praticar outros esportes aquáticos.

Os melhores lugares para nadar em águas abertas

Além de ser de fácil acesso, a água dessa praia tem uma temperatura média de 20°C no verão.

3. Alto Paraíso de Goiás (Brasil)

Lendo o nome dá para imaginar o que vamos ver e aproveitar. Esse paraíso se encontra muito perto do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, um território de biodiversidade, desfiladeiros e cachoeiras como, por exemplo, as de São Bento e Loquinhas.

A melhor época do ano para conhecer essa área é de maio a setembro (época de seca), já que nos demais meses as chuvas tornam o lugar praticamente impenetrável.

4. Khao Sok (Tailândia)

O Parque Nacional Khao Sok é um paraíso para nadar em águas abertas, porque as suas águas tranquilas e quentes estão rodeadas de blocos de pedra calcária e muitos hectares de selva tropical.

Os melhores lugares para nadar em águas abertas

Ainda que se trate de um lago artificial, Khao Sok é cercado de orquídeas, vitórias-régias, bambus e muitas borboletas. Poder nadar aqui é uma maravilha.

5. São Jorge (Portugal)

Nos referimos à ilha localizada no meio do arquipélago das ilhas Açores, um lugar cada vez mais popular entre os turistas que querem apreciar a natureza na sua máxima expressão. Com 48 quilômetros de extensão, São Jorge é perfeita para nadar em águas abertas.

Você vai poder ver, entre as suas braçadas, as colinas rochosas que rodeiam essa praia. Além disso, para depois da sua sessão na água, recomendamos que você visite as suas montanhas, os seus lagos e os seus bosques semitropicais, com várias lagoas onde podemos dar um mergulho.

6. Ilha de Providência (Colômbia)

Faz pouco tempo que a Colômbia se tornou um destino natural por excelência, devido à ótima qualidade das suas praias caribenhas.

Na ilha de Providência, você vai encontrar uma das melhores opções do mundo para nadar em águas abertas, assim como uma das melhores para praticar mergulho também.

Os melhores lugares para nadar em águas abertas

Protegida por pequenas baías e com quase nenhuma onda, as águas são mornas, cristalinas, limpas e… Perfeitas para não sair delas durante o dia inteiro.

7. Caleta de Fuste (Espanha)

Outra das praias mais recomendadas para nadar sem problemas. Com a sua areia dourada, as suas águas cristalinas e quase nenhuma onda, muitas famílias escolhem a Caleta de Fuste, em Fuerteventura (imagem da capa), para as suas férias.

8. Angra dos Reis (Brasil)

Essa cidade portuária é famosa pela sua natureza e pela sua vida sem pressa. No total, o município homônimo tem 365 ilhas, onde, sem dúvida, você vai encontrar o seu lugar para nadar em águas abertas, quase desertas e tranquilas.

Ao sair da água, você vai pisar na sua suave areia, poderá ver a fauna e, certamente, não vai querer nadar em nenhum outro lugar no mundo.

  • FINA. Sitio oficial. Open swimming calendar. http://www.fina.org/calendar
  • Puig, M. La Big Swim de Marnaton, 20kms en aguas abiertas vividas desde dentro. Planeta triatlón. http://www.planetatriatlon.com/big-swim-marnaton-20-kms/