Quais são os melhores esportes aquáticos?

16 de dezembro de 2019
O aumento das temperaturas faz com que muitos atletas optem pelos esportes aquáticos. No artigo a seguir, descobriremos quais são as melhores alternativas que você pode aproveitar para fazer cardio neste verão.

Com a chegada do bom tempo, os esportes aquáticos podem ser uma das melhores opções para entrar em forma. De fato, existem muitas disciplinas aquáticas que permitem que os atletas se refresquem enquanto exercitam os músculos do corpo e se divertem.

Certamente, os esportes aquáticos são ideais para serem praticados durante os meses de verão. Isso acontece porque o aumento das temperaturas faz com que seja cada vez mais difícil se animar para ir à academia.

Por isso, é necessário procurar alternativas para que não haja estagnação muscular. Esta situação torna estes esportes uma ótima opção, e hoje existe uma grande variedade de modalidades que podem ser praticadas.

Esportes aquáticos são muito emocionantes e cheios de diversão e ação. Além disso, tanto o esforço físico quanto a estimulação mental podem ser trabalhados.

Por outro lado, eles podem ser realizados individual ou coletivamente. Há também algumas opções que são apreciadas ao ar livre, enquanto outras, como natação ou pólo aquático, são realizadas em piscinas artificiais.

Quais são os melhores esportes aquáticos?

1. Natação

natação é o esporte aquático por excelência, e uma alternativa muito boa quando os meses de verão chegam. Independente se for na praia, no rio ou na piscina, os longos dias de sol são uma desculpa perfeita para pular na água e nadar.

Este não é apenas um esporte divertido, mas também uma excelente maneira de se refrescar. Também é muito bom para a saúde e pode fazer maravilhas para o seu corpo, pois é um exercício aeróbico que melhora a capacidade cardiopulmonar, enquanto o esforço necessário para superar a resistência à água tonifica os músculos.

Quais são os melhores esportes aquáticos?

Ao nadar, você está literalmente imerso em um elemento silencioso, refrescante e sem tecnologia, que permite se desconectar totalmente e se concentrar na atividade em questão.

2. Polo aquático

Para os amantes de esportes coletivos e da água, o polo aquático representa uma das melhores opções. O objetivo do jogo é superar os adversários na quantidade de gols marcados, passando a bola e executando jogadas coletivas.

Enquanto os jogadores estão na água, não é permitido tocar no fundo da piscina, pois é uma das principais regras do jogo. Isso significa que as pernas devem se mexer constantemente para manter a parte superior do corpo acima da água.

Polo aquático

Esse movimento constante queima calorias e ajuda a perder peso. E a verdade é que nenhuma parte do seu corpo fica parada nos jogos de polo aquático ou nos treinos.

3. Surf, um dos esportes aquáticos mais emocionantes

A melhor coisa sobre o surf é o desafio de permanecer na prancha pelo maior tempo possível. O equilíbrio desempenha um papel fundamental na manutenção da postura e na tonificação dos músculos, portanto, não é um esporte apenas para a diversão, mas também serve para exercitar o corpo.

Para melhorar a situação, é uma atividade que ajuda a liberar muitas endorfinas, o hormônio da felicidade!

4. Remo

O remo é um dos esportes mais exigentes fisicamente e que está se tornando cada vez mais popular. Consiste em navegar um barco na água usando remos.

Ao empurrar o remo contra a água, é gerada uma força para mover o barco, o que permite tonificar os músculos. O esporte pode ser recreativo, focado no aprendizado da técnica de remo, ou competitivo, no qual os atletas competem entre si.

Meninos praticando remo

É um esporte de equipe porque, se uma pessoa falha, todo mundo falha. O trabalho coletivo é a parte mais importante de praticar remo.

Por outro lado, o remo é um dos melhores esportes aquáticos, pois envolve a ativação de todos os músculos do corpo. Apesar do que muitos pensam, não apenas os braços e as pernas são usados, mas também as costas, abdominais, pés, mãos, tronco, ombros, etc.

Finalmente, lembre-se sempre de que, ao praticar qualquer um desses esportes aquáticos, você deve se aquecer antes e após o término do treinamento. Escolha o seu favorito e não deixe de se exercitar nos meses mais quentes!

  • Soler, J. M. (1952). Natación. Natación. Publicado Mensualmente Por El Club Natación de Barcelona305, 228–230. https://doi.org/10.1016/S0304-405X(99)00053-7
  • FISU. (2001). Waterpolo. {FISU} Magazine12(52 {(Dec.)}), 86–87.
  • Edge, R. (2003). Surf physics. The Physics Teacher39(5), 272–277. https://doi.org/10.1119/1.1375464
  • Haake, D. A., Sejvar, J. J., Hartskeerl, R. A., Ashford, D. A., Kubak, B. M., Dundoo, M., & Cader, R. (2002). Leptospirosis, Water Sports, and Chemoprophylaxis. Clinical Infectious Diseases, 34(9), e40–e43. https://doi.org/10.1086/339942
  • Alvarado, J.M. 2015. Playas limpias y seguras para la recreación y los deportes acuáticos. http://fundesarrollo.org.co/wp-content/uploads/2017/02/deportes-acuaticos-corregido.pdf