4 esportes de praia para aproveitar o ar livre e o sol

7 de novembro de 2019
Os esportes de praia podem ser praticados tanto na areia quanto no mar, mas os de areia geralmente são os preferidos de toda a família.

O verão e os ambientes que frequentamos nessa época do ano certamente estimulam a prática esportiva. Por isso, no artigo a seguir, vamos mostrar os esportes de praia que podem ser praticados na areia. Alguns deles são olímpicos e outros são jogados apenas por diversão, de tal forma que eles são perfeitos para as nossas férias.

Quais são os esportes de praia?

Deixando de lado aqueles que são praticados no mar, os esportes de praia podem ser muito divertidos e ideais para curtir com a família ou com os amigos durante as férias. Os mais conhecidos são:

1. Vôlei de praia

O vôlei de praia é uma variante do vôlei tradicional, que é jogado em ambientes internos. É uma modalidade olímpica desde as Olimpíadas de Atlanta, em 1996. Além da diferença quanto à quadra, outro fator que deve ser levado em consideração na modalidade de praia é o vento, pois ele pode alterar a trajetória da bola.

O vôlei de praia

Esse esporte foi inventado nos Estados Unidos em 1895 e o primeiro campeonato data de 1941, no Brasil. É jogado em duplas, em um espaço retangular de 16 x 8 metros, separado por uma rede.

Os jogadores usam roupas de banho e jogam descalços, não podem ser substituídos e não têm posições específicas. As partidas são disputadas em três sets, que são fechados com 21 pontos cada um.

2. Futebol de areia

Essa modalidade do futebol é jogada com duas equipes de cinco jogadores cada e, assim como acontece no futebol tradicional, tem como objetivo marcar mais gols do que o adversário.

O futebol de areia – beach soccer, em inglês – nasceu no Rio de Janeiro, no Brasil, e é bastante moderno: o seu regulamento foi criado apenas em 1992.

Futebol na areia 

Os jogadores, que jogam descalços, podem receber três tipos de cartões: amarelo (advertência), azul (suspensão durante dois minutos) e vermelho (expulsão definitiva). Cada partida tem a duração de três períodos de 12 minutos cada.

3. Sandboard

Este esporte – ilustrado na capa deste artigo – pode ser praticado não apenas na praia, mas também em qualquer lugar onde haja dunas, como o deserto, por exemplo. Consiste em descer pelas montanhas de areia usando pranchas especiais, semelhantes às usadas no snowboard, um esporte que é praticado na neve.

O sandboard é um esporte radical e cada participante pode definir o seu próprio estilo. A criação dessa modalidade remonta à ilha de Santa Catarina, no Brasil, onde surgiu como uma alternativa para os surfistas que não conseguiam treinar quando não havia ondas suficientes.

Os melhores lugares para praticar são: Duna Grande (Peru), Swakopmund (Namíbia), Cerro Negro (Nicarágua), Cerro Dragon (Chile), Cidade do Cabo (África do Sul), Victorian Desert (Austrália), Valizas (Uruguai), Florianópolis (Brasil), San Luis Río Colorado (México), Médanos de Coro (Venezuela) e Cerro Huancar (Argentina).

4. Frescobol

Sem dúvida, é um dos esportes de praia por excelência durante as férias familiares. Levar o equipamento completo faz parte do ritual quando estamos nos preparando para um dia de praia. Basta ter duas raquetes e uma bola para a diversão começar!

Frescobol na areia

Como esporte, o frescobol se originou no Rio de Janeiro, durante o século XX. As raquetes pesam no máximo 400 gramas e medem 50 centímetros de comprimento. Ao contrário de outros esportes de raquete, a bola não deve quicar nenhuma vez.

Esportes que podem ser praticados na praia

Eles não são específicos para a areia, mas os esportes a seguir podem ser praticados nesse tipo de superfície sem que as suas regras ou técnicas sejam alteradas:

1. Bocha

É um esporte praticado na areia ou na terra, por isso ele é perfeito para a praia. Acredita-se que a sua origem remonte ao Império Romano. A prática moderna foi desenvolvida em toda a Itália (onde é chamada de bocce) e atualmente ela é praticada principalmente na América do Sul e Oceania.

Homem jogando bocha, um dos esportes de praia

A quadra oficial deve ter 24 metros de comprimento e 4 metros de largura. Para começar, os jogadores jogam as bolas e marcam a distância obtida. O objetivo básico é somar mais pontos do que o oponente, jogando as próprias bochas o mais próximo possível do bolim, que é jogado primeiro e tem um tamanho menor.

2. Frisbee

Trata-se de um disco ou prato voador que é lançado e que deve ser pego por outra pessoa, embora também seja ideal para se divertir com o cachorro. O jogo de frisbee surgiu na Califórnia em 1903, quando um grupo de jovens se divertiu jogando formas de torta.

Meninas jogando freesbe

Posteriormente, tornou-se mais popular após a Segunda Guerra Mundial. Há até mesmo uma Associação Internacional de Frisbee, um regulamento oficial e um campeonato mundial.

Quem diz que ir à praia é chato, é porque não conhece todas essas opções para se divertir na areia. Então, escolha um desses esportes e pratique-o para manter a forma no verão!

  • Alternativa aventurera llamada sandboard. Marzo de 2013. Revista La Industria [Versión PDF]. https://www.academia.edu/4049421/AVENTURA_DE_SANDBOARDING
  • Confederación Argentina de Bochas. Sitio oficial. http://www.argentinabochas.com.ar/
  • World Flying Disc Federation. Sitio oficial. http://www.wfdf.org/