5 motivos para começar a fazer natação

27 de dezembro de 2019
Os benefícios da natação para o nosso corpo são bem conhecidos, seja se a praticamos de forma esportiva ou recreativa. Trata-se de um complemento ideal para o dia a dia, além de ser uma excelente maneira de socializar.

A natação é um dos esportes mais populares entre pessoas de todas as idades. É uma prática divertida, um método eficaz para ficar em forma, reduzir o estresse e combater o sedentarismo. Existem muitos motivos pelos quais você deve começar a fazer natação. A seguir, veremos alguns deles.

Por que você deve começar a fazer natação?

Estes são cinco grandes benefícios pelos quais a natação é uma atividade mais do que recomendável para todas as pessoas:

1. Enriquece a interação social

Nas piscinas, é comum formar novos grupos sociais. Nada mais satisfatório para uma pessoa sociável do que desfrutar de companhia e conversa entre amigos durante o exercício.

Se, pelo contrário, o que se busca é um tempo “sozinho”, é também uma excelente opção. Embora o corpo esteja em ação e movimento, a meditação na água é perfeitamente possível.

2. Produz melhorias corporais notáveis

Este esporte é um dos mais completos. Permite exercitar todos os grupos musculares do corpo, desenvolvendo e aumentando sua resistência ao mesmo tempo.

Por outro lado, as articulações também são muito beneficiadas. Isso ocorre não apenas porque aqueles que nadam com frequência permanecem no peso corporal ideal, mas também porque com o exercício na água as pessoas ganham maior flexibilidade e força.

A natação favorece um corpo ágil em qualquer idade. Quem a pratica obtém melhor coordenação e habilidade em seus movimentos, o que lhes confere mais autonomia e segurança.

Tudo isso inclina a balança a favor de indivíduos mais independentes.Da mesma forma, são pessoas que sabem quais são seus pontos fortes e onde estão seus próprios limites.

Mulher nadando na piscina olímpica

3. Aumenta as habilidades cognitivas

O treinamento em natação melhora o desempenho social, em grupo e individual. Isso favorece os progressos na faculdade mental de lidar com situações variadas.

A segurança e a confiança, em combinação com um cérebro melhor oxigenado, permitem que a capacidade cognitiva melhore ao adquirir experiências e habilidades. São aspectos a favor de se fazer natação e aproveitar a diversão de estar em uma piscina.

A insegurança e o medo na água devem ser tratados com profissionais. A natação abre um leque de possibilidades para mudar crenças e comportamentos indesejados.

Todos esses aspectos acabam limitando drasticamente as funções sociais das pessoas. O cérebro tem a capacidade de substituir, com paciência e trabalho, uma sensação de medo por uma de fé na água.

4. Benefícios específicos na saúde física

O hábito de nadar aumenta a circulação sanguínea, que nutre todo o corpo e favorece o sistema cardiovascular. Os benefícios começam no coração, o músculo responsável por bombear o sangue por todo o corpo.

Nadar regularmente não apenas fortalece o coração, mas também permite eliminar as gorduras que o cercam e prejudicam o seu funcionamento. Da mesma forma, reduz o colesterol e a glicose, o que permite a regulação da pressão arterial e promove a melhora da sensibilidade à insulina.

Por outro lado, nadar ensina a respirar adequadamente. Essa capacidade tem um impacto direto na caixa torácica, o que torna a passagem de oxigênio mais eficiente, em troca de um menor gasto de energia.

Da mesma forma, este esporte otimiza o desempenho das funções cerebrais, melhora o nível de alerta, mantém um melhor equilíbrio e capacidade de resposta.

Na prática, a natação é um mecanismo muito eficiente para queimar gorduras em excesso em todo o corpo. Isso se traduz diretamente na manutenção de um peso adequado.

Além de beneficiar o aspecto estético, a natação evita a obesidade e todas as suas consequências. Como todo exercício de baixa intensidade, favorece as mulheres grávidas e ajuda a recuperar o tônus ​​muscular após o parto.

5. Vantagens para a saúde psíquica

O estresse é listado como a doença do século XXI. Começar a nadar tem, entre sua lista de vantagens, a redução notável dos níveis de angústia e ansiedade.

Criança nadando

O fundamento desses benefícios está na produção do hormônio endorfina, que é secretada pelo cérebro e gera relaxamento. Também gera sentimentos de felicidade, que incentivam as pessoas a serem mais sociáveis.

Ao imergir uma pessoa na água, a produção de endorfinas aumenta, neurotransmissores relacionados ao relaxamento, felicidade e excitação. Da mesma forma, nadar influencia nos processos de socialização, confiança, segurança e solidariedade.

Finalmente,a natação também ensina noções básicas de resgate. São conceitos elementares que, em muitas ocasiões, podem significar a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa.

Em resumo, como mencionamos anteriormente, há muitos motivos pelos quais você pode começar a fazer natação. Seus benefícios são tão variados como importantes. Não hesite em vê-los por conta própria!

  • García, J.A.; Robles Prieto, F.J.; Arjona Morilla, J. Análisis comparativo de los beneficios de la natación. Extraído de: http://www.munideporte.com/imagenes/documentacion/ficheros/20100608130300jose_antonio_garcia.pdf
  • Ordóñez Quito, K.; Salazar Llivisaca, D. 2014. Estudio de los beneficios de la natación en el desarrollo psicomotor en niños. Universidad de Cuenca, Facultad de filosofía. Extraído de: http://dspace.ucuenca.edu.ec/bitstream/123456789/23437/1/TESIS.pdf