Dicas para ter mais resistência na natação

20 de outubro de 2019
Quando começamos a nadar, geralmente tentamos nadar mais rápido e durante mais tempo. Hoje vamos resolver algumas dúvidas e mostrar como você pode aumentar a sua resistência na natação.

Muitos atletas têm como meta melhorar a sua resistência na natação. Conforme vamos praticando essa emocionante modalidade esportiva e, ao mesmo tempo, vamos melhorando a técnica, tentamos nadar mais rápido e durante mais tempo.

Para atingir esse objetivo ambicioso, é interessante seguir uma série de diretrizes que vamos discutir no artigo de hoje.

Dicas para ter mais resistência na natação

A resistência na natação é muito importante. Trabalhar esse aspecto permite que as nossas braçadas sejam mais eficientes. O resultado de um bom treinamento de resistência será refletido em uma maior velocidade ao enfrentar as diferentes distâncias que nos propormos.

A seguir, vamos propor uma série de dicas para te ajudar a melhorar a resistência na natação:

  • Coloque-se nas mãos de um profissional qualificado. No início, é essencial investir em aulas de natação, pois assim você poderá melhorar a técnica. É essencial ter um bom profissional para detectar os nossos erros e nos ajudar a melhorar a execução.
  • Aprenda a dominar a respiração. Encontrar o padrão de respiração correto é fundamental. No começo, isso permitirá que você mantenha um ritmo constante durante muito tempo.
  • Trabalhe o seu condicionamento físico geral. Se você conseguir melhorar o seu condicionamento físico geral, isso terá como resultado um melhor condicionamento ao nadar. É fundamental estabelecer metas que sejam motivadoras, atingíveis e que sejam um pequeno desafio para o nadador.
  • Fortaleça a parte superior e inferior do corpo. Nas sessões de natação, devemos trabalhar com séries que incluam apenas os braços ou apenas as pernas para, dessa forma, fortalecer essas regiões separadamente.
  • Use material auxiliar. Ferramentas como um flutuador nos ajudam a manter uma postura adequada, mesmo quando o cansaço começa a nos afetar.
ter mais resistência na natação

Mais dicas importantes

  • Devemos evitar a manobra de Valsalva. Trata-se de um reflexo inato que fecha as vias respiratórias superiores quando estamos fazendo esforço. Para evitar que isso aconteça, devemos relaxar o máximo possível ao dar cada braçada.
  • Para melhorar a técnica, será fundamental enfatizar o deslizamento. Devemos dar preferência a um deslize maior em vez de dar um número maior de braçadas. Isso permitirá que a nossa resistência seja maior. Um bom deslizamento vai permitir que sejamos mais econômicos nadando, suportando assim o esforço durante mais tempo.
  • Introduzir o treinamento por séries no treino. Esse é o método mais eficaz para aumentar a resistência na natação. Um exemplo seria fazer séries de 100 a 300 metros, variando o estilo e sem descuidar do tempo de descanso entre as séries. A princípio, não devemos prestar muita atenção à velocidade, mas sim à distância percorrida.

Treino de resistência na natação

Assim como em qualquer programa de treinamento, para trabalhar a resistência nesse esporte deve-se ter um planejamento adequado. Essa organização deve ser feita por um profissional com base nas características e necessidades de cada atleta.

A seguir, vamos propor um exemplo de treino direcionado para desenvolver a resistência na natação:

Aquecimento

Vamos executar 3 séries de 100 metros cada uma em ritmo médio, incluindo um intervalo de 15 segundos entre cada série. O ritmo médio seria de 50 a 60% da nossa capacidade. A técnica deve ser a mais perfeita possível, para nos prepararmos para o esforço a seguir.

Técnica

Serão feitas 8 séries de 25 metros, com 50-60% da capacidade máxima, incluindo um tempo de descanso de 15 segundos entre as séries.

resistência na natação

Parte principal

Devemos nos concentrar em respirar a cada 3 braçadas, sem descuidar das batidas das pernas, que devem ser constantes. O descanso será de 15 segundos entre as séries e o ritmo deve ser um pouco mais exigente do que antes, em torno de 60 a 70% da nossa capacidade.

As séries incluem 3 séries de 50 metros crawl, 3 séries de 75 metros crawl, 3 séries de 100 metros crawl e, finalmente, 3 séries de 150 metros crawl.

Retorno à calma

Não devemos negligenciar o retorno à calma sob nenhuma circunstância, para que a nossa recuperação seja o mais eficaz possível. Uma boa opção é nadar suavemente durante alguns minutos com um ritmo em torno de 30% da nossa capacidade.

Como podemos observar, é possível alcançar um bom nível de resistência na natação se tivermos uma programação correta dos exercícios e seguirmos as dicas que mostramos anteriormente. Com esforço e perseverança, você obterá o progresso que está procurando!

  • Girold, S. et al. (2007). Effects of dry-land vs. Resisted- and assisted-sprint exercises on swimming sprint performances. Journal of Strehngth and Conditioning Research, 21, 599-605.
  • Van Handel, P. J. et al. (1988). Aerobic economy and competitive performance of U.S. Elite Swimmers. Human Kinetics, 219-227.