Alimentos que reduzem o nível de colesterol

· 16 de março de 2019
Muitos especialistas indicam que levar uma vida saudável, o que inclui a prática de esportes e uma alimentação variada, como é o caso da dieta mediterrânea, pode prevenir problemas de saúde causados pelo colesterol

O colesterol é uma substância que é encontrada no nosso corpo e cuja principal função é a de regular a formação dos ácidos biliares ou diferentes tipos de hormônios. É necessário ter colesterol no organismo, mas se o seu nível no sangue for superior ao considerado normal, vamos ter um risco maior de sofrer de algumas doenças.

Vários estudos mostraram que, caso haja altos níveis de colesterol, é muito benéfico ingerir alimentos com alto teor de fibras, que se ligam ao colesterol e o eliminam.

Da mesma forma, também os ácidos graxos poliinsaturados serão benéficos, pois impedem a absorção do colesterol pelo nosso corpo. A seguir, vamos expor uma lista mais detalhada dos alimentos mais benefícios:

Como diminuir o nível de colesterol por meio da alimentação

O abacate

Diferentes estudos mostraram que incluir o abacate na dieta, principalmente para as pessoas que sofrem de hipercolesterolemia, favorece a redução dos níveis de colesterol em até 45%.

É preciso incluir abacate na dieta para diminuir o nível de colesterol

Este alimento tem um alto teor de fibras, ácidos graxos poliinsaturados e estanóis e esteróis, os componentes anteriormente mencionados que ajudam a reduzir a quantidade de colesterol. Os especialistas recomendam comer um abacate todos os dias para, dessa forma, reduzir os níveis a um valor aceitável.

As oleaginosas

É um dos casos mais extraordinários e surpreendentes porque, apesar do seu alto percentual de gordura, elas são capazes de regular o nível de colesterol no seu organismo; destacam-se as nozes, o pistache ou as amêndoas.

As oleaginosas diminuem o nível de colesterol

As oleaginosas são capazes de reduzir o nível do LDL, o colesterol ruim, em até 4%, além de aumentar o HDL, o colesterol bom, em até 7%. A quantidade diária recomendada de oleaginosas é de cerca de 40 gramas, desde que não contenham muito sal.

Os cereais integrais

Outros dos alimentos que podem reduzir os níveis de colesterol são os cereais integrais, principalmente a aveia, que uma vez incluída na dieta e consumida por um mês e meio, é capaz de reduzir o nível do LDL.

Os cereais integrais ajudam a diminuir o nível de colesterol

Consumir a quantidade de 100 gramas de aveia todos os dias, por exemplo no café da manhã com um copo de leite, fornece 65% da quantidade recomendada de fibra que, como já sabemos, é um fator muito importante para reduzir o nível de colesterol.

Além da aveia, podemos incluir outros cereais na dieta, como por exemplo o pão, o macarrão ou o arroz, desde que sejam integrais.

As leguminosas

Este é um outro tipo de alimento muito rico em fibras, o que favorece a diminuição do LDL, além de aumentar os níveis do HDL, algo que é muito benéfico para a nossa saúde. Podemos destacar que as ervilhas reduzem o LDL em até 8%, no entanto, a soja é a leguminosa que mais benéfica.

Podemos consumir a soja tanto em forma de grão quanto como um produto derivado, por exemplo o tofu, e ela pode reduzir os níveis de LDL em até 25%, o que favorece bastante a saúde do coração.

Muitos especialistas recomendam consumir cerca de 50 gramas de leguminosas pelo menos três vezes por semana, divididos entre soja, ervilha e lentilha.

Em conclusão, como vimos, há uma grande quantidade de alimentos que podem diminuir o nível de colesterol no nosso organismo. Além daqueles que explicamos, há ainda muitos outros, como por exemplo as verduras e legumes, os inibidores naturais do colesterol ou então os alimentos ricos em antocianinas.