Os segredos do treinamento de ciclismo

8 de maio de 2019
Considerado um dos esportes mais completos, o ciclismo nos dá muita satisfação, mas também exige a observação de diretrizes adequadas para um treinamento correto.

O ciclismo é um esporte apaixonante que dá grande satisfação para quem se dedica ao treinamento. Dentro das questões que um ciclista deve ter em mente estão as diretrizes para um plano de treinamento adequado, e mais alguns outros segredos.

Primeiramente, qualquer iniciante no ciclismo deve saber que poucas pessoas nascem com um talento inato para o esporte. A maioria obtém resultados ao custo de sangue, suor e lágrimas. Desde a alimentação até os hábitos noturnos, tudo deve ser reconfigurado se você realmente quiser chegar longe.

O que um ciclista deve ter em mente ao treinar

No ciclismo, o método para preparar o corpo para o consumo eficiente de oxigênio é chamado de ‘treinamento de base’. Uma das prioridades para sair pedalando com a bike é ter um plano de treinamento adequado.

Este treinamento de base idealmente começa no início do inverno, com o objetivo de atingir o auge da perfeição no verão. Tudo obedece a uma programação eficiente.

Treinar o corpo para obter resistência tem como objetivo, além do consumo eficiente de oxigênio, criar a capacidade de conservar uma reserva de energia para as circunstâncias adversas. Esta última, certamente, pensando no ciclismo competitivo.

Em uma prova, um ciclista bem treinado será capaz de manter a calma, mesmo na subida íngreme. E nunca devemos nos esquecer da necessidade de evitar lesões.

Acessórios indispensáveis para o ciclismo

Os segredos de um treinamento de ciclismo completo

Só o talento não é o suficiente em uma competição de ciclismo; o treinamento de base é o fundamento de qualquer vitória. Então quais são os segredos para um treinamento perfeito?

  1. Controle da pulsação: pode parecer chato para muitos ciclistas, mas medir as pulsações e se adaptar a um plano de velocidade e ritmo é a maneira mais organizada de obter resistência a longo prazo.
  2. Acumular horas ou km de treinamento: sempre em proporção às provas que você pretende participar.
  3. Regular a intensidade: a qualidade e a quantidade são os dois eixos sobre os quais qualquer treinamento de ciclismo se baseia.
  4. Disciplina e versatilidade: um treinamento deve contemplar uma mudança de variáveis. Caso contrário, os resultados diminuirão gradualmente.

Acessórios indispensáveis para o ciclismo

As questões de equipamento não devem ser deixadas de lado. Embora muitos acessórios sejam caros, alguns equipamentos são básicos. De fato, eles são complementos que tornam a experiência de pedalar por horas a céu aberto mais segura e agradável. Entre esses acessórios estão:

  • Roupa impermeável: as jaquetas impermeáveis protegem contra mudanças inesperadas no clima, ventos frios e chuva. A vantagem é que o material seca quase imediatamente e é super leve. Além disso, outra vantagem dessas jaquetas impermeáveis diz respeito às cores geralmente oferecidas no mercado, dentre as quais se destacam os tons fosforescentes, que são os mais seguros para sair para pedalar.
  • Luzes para bicicleta de ciclismo: outro elemento muito necessário para dar segurança ao treinamento são as luzes para ciclismo. Não é incomum que muitos atletas saiam para pedalar depois do trabalho, quando as luzes do dia já estão quase desaparecendo. Certamente o ideal é escolher luzes resistentes à água e fáceis de instalar.
  • Luvas: As luvas de ciclismo podem ser usadas durante o ano todo, e não apenas no inverno, quando protegem do frio. As mãos ficam muito expostas ao andar de bicicleta. Em caso de queda, apoiar as mãos é uma questão vital; assim, a proteção desses acessórios é essencial para sair com a bicicleta.
  • Bomba e kit de ferramentas: uma bomba de ar faz parte do básico que um ciclista que se preze deve ter. Além disso, vale a pena se prevenir contra falhas mecânicas e estar equipado com um kit de ferramentas.
Bases que um ciclista deve ter em mente ao treinar

Outros acessórios

Outros acessórios muito úteis para o ciclismo são as meias de compressão, as joelheiras térmicas, pneus com uma boa aderência, bebidas energéticas e roupas íntimas adequadas à anatomia do assento.

Não é necessário ter todos os equipamentos nos treinos; embora seja interessante começar a reunir todas as coisas necessárias aos poucos.

Em conclusão, as bases que um ciclista deve ter incluem desde um treinamento planejado até um conjunto completo de acessórios e complementos. Assim, segurança, velocidade e conforto levarão ao sucesso.