Quantas calorias são queimadas ao andar de bicicleta?
Provavelmente você já se perguntou em algum dos seus treinos quantas calorias são queimadas ao andar de bicicleta. Esta é uma preocupação que pode surgir por vários motivos ou interesses, tais como a perda de peso ou os benefícios que o ciclismo pode trazer para o organismo.
Independentemente da origem dessa dúvida, é importante respondê-la e estar informado sobre os efeitos de cada sessão de treinamento.
Grande parte das pessoas que iniciam a prática do ciclismo amador tem como objetivo queimar calorias e obter uma melhor forma física. Você tem interesse em saber quantas calorias você pode queimar?
O que são as calorias?
Como você já sabe, o alimento é o combustível para o corpo. Através das refeições ingeridas, obtemos a energia necessária para as atividades do dia a dia por meio das calorias. Mas o que são elas e para que servem?
De um modo geral, a caloria é uma unidade de medida relativa à energia. Quando os alimentos mencionam quantas calorias possuem, eles estão se referindo à quantidade de energia que o corpo pode receber por meio do seu consumo.
É importante prestar atenção à ingestão calórica porque, se ela for maior ou menor do que o necessário, isso pode causar sobrepeso ou desnutrição, respectivamente.
As calorias participam de diversos processos no organismo, fornecendo energia a todos os órgãos importantes e ajudando o corpo nas suas funções primárias e secundárias.
Quantas calorias são queimadas ao andar de bicicleta?
Com base no exposto, é possível fazer referências à atividade física, neste caso, o ciclismo. Por meio dessa prática, as pessoas podem queimar calorias, o que influencia no gasto energético diário.
Nesse sentido, destacam-se diversos aspectos que devem ser levados em consideração na queima de calorias durante a atividade. Isso significa que o simples fato de andar de bicicleta não define a quantidade de calorias perdidas, pois existem outras variáveis que devem ser consideradas.
A intensidade
A quantidade de energia necessária para que o corpo exerça o movimento da pedalada varia de acordo com a intensidade. Não é a mesma coisa pedalar rápido do que pedalar lentamente, mesmo durante o mesmo tempo e percurso.
Apenas com esse aspecto, a quantidade de calorias ao andar de bicicleta já muda drasticamente. É por isso que as academias possuem máquinas cuja intensidade pode ser modificada, escolhendo entre a mais fácil ou a mais intensa e difícil.
Além disso, para executar o gesto da pedalada, é preciso ativar os maiores grupos musculares dos membros inferiores – quadríceps, glúteos e isquiotibiais. Por serem maiores, esses músculos requerem um gasto calórico maior, ainda mais quando o esforço é intenso.
O tempo
Este talvez seja um dos fatores mais relevantes para saber quantas calorias são queimadas ao andar de bicicleta. Se o objetivo for emagrecer, um curto período de tempo, estimado entre 15 ou 20 minutos, não será o suficiente, sendo preferível fazer percursos com mais de 30 minutos.
A partir desse período, o corpo começa a gastar calorias provenientes da gordura. Este é precisamente um dos motivos pelos quais geralmente se recomenda meia hora de atividade física por dia. Nada melhor do que alcançar o gasto necessário andando de bicicleta.
Calorias ou quilocalorias?
Para entender quantas calorias são queimadas ao andar de bicicleta, é necessário entender a diferença entre calorias e quilocalorias. Geralmente, nutricionistas e treinadores falam de quilocalorias (Kcal) para se referir ao gasto de energia ou ingestão calórica.
No entanto, os alimentos são descritos em calorias. A diferença é muito simples: 1000 calorias equivalem a uma única quilocaloria, mas ambas são unidades de energia localizadas em escalas diferentes.
Esses dados são importantes para calcular a ingestão e relacioná-la com a queima de calorias ao fazer uma atividade física, como, por exemplo, andar de bicicleta.
Com base nisso, toma-se como antecedente uma pesquisa publicada em 2012, que teve como resultado um gasto calórico médio de 558,2 Kcal. Isso serve de base para o cálculo das calorias que cada pessoa pode queimar na bicicleta.
Não é possível obter dados exatos
Cada pessoa tem – ou pelo menos deveria ter – um plano de treinamento diferente. Isso ocorre porque ele deve ser formulado de acordo com as suas capacidades físicas.
Dessa forma, para saber com maior exatidão quantas calorias são queimadas ao andar de bicicleta, recomenda-se recorrer a um profissional para um diagnóstico personalizado.
Primeiramente, é preciso ir ao nutricionista para conhecer a ingestão calórica necessária para emagrecer ou ganhar músculos por meio da dieta.
Em segundo lugar, um treinador deve ser consultado para montar um plano de treinamento baseado no ciclismo que esteja de acordo com os seus objetivos. Sem dúvida, por meio dessa combinação de dieta e exercícios, os resultados vão aparecer rapidamente.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Morales Durán, M., & Calderón Montero, F. (2000). Fisiología del ejercicio. Rev. Lat. Cardiol. (Ed. Impr.).
- Rosa Guillamón, A. (2015). Metabolismo energético y actividad física. Revista Digital EFDeportes.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.