Ingestão de proteínas e restrição calórica para a perda de gordura

17 de março de 2020
Mostraremos os resultados de um estudo recente sobre esse tópico para você aumentar seu conhecimento em relação à perda de gordura a partir do consumo de proteínas e uma restrição calórica.

No artigo a seguir, faremos um resumo sobre como a perda de gordura pode ser alcançada com o consumo de proteínas de soro de leite (whey protein) e com uma restrição calórica. Se você quer alcançar a perda de gordura para melhorar sua saúde e aparência, não perca o que vamos mostrar aqui!

Além dessas medidas, as recomendações do estudo em questão incluíam treinamentos de força e resistência. Esse último trabalho preocupa alguns atletas, pois pode produzir perda de massa muscular se o treinamento tiver uma intensidade muito alta.

A maioria dos praticantes busca exclusivamente a perda de massa gorda. Eles procuram manter ou aumentar o tamanho e o número de fibras musculares. Por esse motivo, os atletas recorrem a suplementos para nutrir os músculos de aminoácidos ou carboidratos.

Ingestão de proteínas e restrição calórica para a perda de gordura

Os resultados foram muito esclarecedores, embora não definitivos. Destaca-se, por exemplo, o fato que a união entre dieta e exercício físico é a chave para todos os objetivos de vida saudável.

O estudo confirma isso misturando os dois processos, algo que todo praticante de esportes deve ter como regra para se planejar corretamente.

Protocolo científico

Os sujeitos do estudo eram praticantes regulares de exercícios de força. Eles realizaram quatro sessões semanais de treino em intensidade média/alta por oito semanas.

A isso foi adicionado a ingestão de proteínas de soro de leite (whey protein) no grupo um e carboidratos como suplementos de pós e pré-treino no grupo dois. Além disso, foi implementada uma dieta com restrições no que diz respeito ao consumo de calorias.

O treinamento de força também é capaz de influenciar a perda de gordura.

Resultados do estudo

Aparentemente, ambos os grupos diminuíram a massa corporal sem alterações significativas em sua composição, ou seja, os níveis de gordura e músculo não sofreram mudanças consideradas relevantes.

Não houve variações significativas, no entanto, isso não quer dizer que elas foram inexistentes. Considerando que era um programa relativamente curto, os resultados podem mudar com um período de treinamento mais longo.

O grupo um manteve a massa magra, ou seja, o músculo. Isso pode ter ocorrido devido à ingestão de um suplemento puramente proteico.

Por outro lado, o grupo dois apresentou uma diminuição da massa muscular após o estudo. Uma das razões possíveis pode ter sido o fato de não ter havido substituição de aminoácidos.

Detalhes sem resposta fácil

Além dos principais dados do estudo, o grupo um e o dois adquiriram uma melhora em seus níveis de força nos membros inferiores. No entanto, apenas o grupo um obteve uma melhora na força nas extremidades superiores.

Além disso, o desempenho muscular foi mantido nos dois grupos. No entanto, no grupo um, houve um aumento maior na força e, no dois, na resistência. Se todos os sujeitos estudados tivessem as mesmas características, poderíamos pensar que a suplementação esportiva leva a resultados diferentes.

Dados esclarecedores sobre a perda de gordura

Podemos afirmar com 99% de confiabilidade que o consumo de proteínas como suplemento ajuda a preservar a massa muscular. Também podemos dizer claramente que a combinação de treinamento de força com proteínas é um ótimo recurso para a perda de gordura corporal.

Resumo de nutrição e treinamento

É totalmente claro, através desse estudo e de outros, que a soma de dieta e exercício com diferentes métodos favorece os objetivos específicos de um atleta. Além disso, é claro, destaca-se a importância da ciência no setor de condicionamento físico para a otimização dos métodos implementados.

A perda de gordura é possível se nos exercitarmos regularmente.

Portanto, é benéfico controlar as calorias consumidas diariamente, além da possibilidade de adicionar um suplemento nutricional recomendado por profissionais. Da mesma forma, é claro, temos que garantir o pilar principal: a prática de exercícios físicos regular.

Com isso, você tem todos os mecanismos necessários para atingir qualquer objetivo. Você só precisa de motivação e vontade para seguir um planejamento como o demonstrado nesse estudo para perder gordura. Além disso, você deve saber que também há a possibilidade de fazê-lo de forma localizada.

Convidamos você a testar esses estudos pessoalmente para corroborar os resultados na prática. O simples ato de cumprir essas diretrizes vai te motivar, uma vez que os resultados serão vistos com mais facilidade.

  • J Strength Cond Res. 2017 mayo; 31 (5): 1353-1361. doi: 10.1519 / JSC.0000000000001111. Efecto de la proteína de suero en combinación con una dieta restringida en calorías y entrenamiento de resistencia. Dudgeon WD  , Kelley EP , Scheett TP .

  • Los efectos de la proteína de suero con o sin carbohidratos en las adaptaciones de entrenamiento de resistencia. 2015 dic 16; 12: 48. doi: 10.1186 / s12970-015-0109-4. eCollection 2015. Hulmi JJ , Laakso M  , Mero AA , Häkkinen K , Ahtiainen JP , Peltonen H .