Como definir e planejar objetivos para perder peso

7 de outubro de 2019
Se você está querendo perder peso e não consegue, talvez deva mudar sua estratégia. A seguir, mostramos como estabelecer e planejar objetivos.

Se você está querendo perder peso e reduzir o tamanho da sua cintura, não há dúvida de que os dois aspectos chaves que devem ser modificados são a alimentação e a vida sedentária. No entanto, muitas vezes mesmo que nós saibamos isso, não sabemos exatamente como como estabelecer objetivos para perder peso.

Certamente, planejar metas para deixar esses quilos extras no passado é uma das etapas mais difíceis em qualquer programa de emagrecimento. Isso se deve ao fato de que você deve saber quanto precisa perder e como calcular esse número.

Antes de estabelecer metas com base no que você considera que deveria ser o seu peso ideal, recomendamos que você converse com o seu médico de confiança. Ele terá acesso a medidas de altura e peso e a outros recursos que podem ajudá-lo a determinar uma faixa de peso saudável para o seu tipo de corpo.

Além disso, quando se trata de planejar objetivos para perder peso, as metas devem ajudá-lo a se concentrar menos em um peso específico e mais em tomar decisões saudáveis todos os dias.

A única maneira de conseguir mudanças é implementando bons hábitos para o seu corpo. Se você deseja iniciar um plano de emagrecimento, é importante considerar algumas questões.

Passos para planejar objetivos para perder peso

Depois de determinar suas metas de perda de peso, você deve registrar seu objetivo e então executar um plano para alcançá-lo. Ele deve ser, entre outras características, específico, mensurável, atingível, realista e tangível. A seguir, mostramos quais são os melhores passos para alcançá-lo. Anote!

Passos para planejar objetivos para perder peso

1. Defina um objetivo específico e mensurável

Em primeiro lugar, evite estabelecer metas muito amplas. O primeiro passo no processo de definição de metas é reduzi-las a uma conquista ou etapa específica que você gostaria de alcançar. Uma maneira de ajudar a refinar seu objetivo é conversando com o médico.

Por outro lado, você deve aprender a estabelecer objetivos para perder peso alcançáveis e que possam ser medidos. Para acompanhar seu progresso durante o curso da perda de peso, o objetivo que você estabelecer deve ser quantificável.

Defina como você medirá seu sucesso à medida que avança nesse processo. Por exemplo, você pode buscar emagrecer ‘X quilos’ ou reduzir em um determinado número o percentual de gordura corporal.

2. O objetivo deve ser alcançável

Para que seu objetivo para perder peso seja alcançável, você deve avaliar seu histórico de perda de peso. Se você nunca conseguiu perder mais de 10 quilos, ter como objetivo perder 20 quilos pode não ser razoável.

Além disso, lembre-se que, uma vez atingido um objetivo, você sempre pode definir um novoTodos os objetivos devem ser desafiadores, mas não devem ser tão difíceis a ponto de serem impossíveis. Ajuste-os para que sejam razoáveis.

3. O objetivo deve ser importante para você

Seu objetivo precisa ter importância em sua vida. Definir por que os objetivos são importantes pode ajudá-lo a manter-se motivado e ajudar quando o desânimo aparecer. Por exemplo, se você visitar seu médico no início do processo de perda de peso, anote como a perda de peso afetará sua saúde.

Como definir e planejar objetivos para perder peso

Nesse sentido, é importante definir em que sentido isso é relevante em sua vida e lembrar-se frequentemente desses motivos quando você se sentir tentado a voltar para os maus hábitos ou a desistir.

Estabelecer suas intenções e estar motivado para perder peso te ajuda a manter o foco no que você precisa. Assim, você nunca perderá de vista o que mais importa: sua saúde e sua felicidade.

Por fim, saiba que você pode sempre estabelecer novos objetivos se os anteriores não funcionarem. O interessante é que, à medida que você adota comportamentos mais saudáveis, eles se tornarão parte da sua rotina e permitirão que você se sinta mais forte, mais seguro e muito melhor, além de garantirem a perda de peso.

Como você pode observar, nenhuma dieta ou programa de perda de peso funcionará até que você estabeleça uma meta para alcançar o sucesso.

Um objetivo sólido servirá como um roteiro para todo o processo, que pode levar tempo. Em suma, planejar objetivos para perder peso é essencial para que todo o esforço apresente resultados.

  • Boutelle, K. N., Libbey, H., Neumark-Sztainer, D., & Story, M. (2009). Weight Control Strategies of Overweight Adolescents Who Successfully Lost Weight. Journal of the American Dietetic Association109(12), 2029–2035. https://doi.org/10.1016/j.jada.2009.09.012
  • Makoundou, V., Habicht, F., Bobbioni-Harsch, E., Pataky, Z., & Golay, A. (2010, March 31). Lone term weight loss maintenance. Revue Medicale Suisse. Editions Medecine et Hygiene. https://doi.org/10.1093/ajcn/82.1.222S