Tipos de vitaminas e suas funções

· 17 de novembro de 2018
As vitaminas participam do controle do metabolismo das gorduras, proteínas e carboidratos; elas nos ajudam a converter nossos alimentos da dieta na energia que precisamos.

As vitaminas são nutrientes essenciais que fazem o nosso corpo funcionar corretamente. A grande diferença em relação a outros nutrientes é que nosso corpo não consegue fabricá-las, por isso precisamos consumir alimentos diários que os contenham diversos tipos de vitaminas para incorporá-las à dieta.

Funções dos diferentes tipos de vitaminas

Vitamina A

Participa da reprodução, síntese proteica e na diferenciação muscular. Também é necessária para manter o sistema imunológico, pele e mucosas. Alguns dos alimentos que contêm esta vitamina são: cenoura, espinafre, gema de ovo, acelga, queijo…

Vitamina B1

É parte de uma coenzima que intervém no metabolismo energético, sendo necessária para a obtenção de carboidratos e ácidos graxos (ATP). Também é essencial para o funcionamento do sistema nervoso e do coração.

Alguns dos alimentos que contêm esta vitamina são: cereais, lentilhas, grão de bico. Estudos indicam que geralmente temos a quantidade ideal dessa vitamina na alimentação.

Vitamina B2

Está envolvida na liberação de energia e está relacionada à manutenção da boa saúde dos olhos e da pele. Alguns dos alimentos que contêm esta vitamina são: coco, cogumelos, amêndoas…

Um punhado de amêndoas

Vitamina B3

Faz parte de duas coenzimas (NAD e NADP) e, portanto, é outra vitamina envolvida no metabolismo energético de carboidratos, aminoácidos e lipídios.

Seu déficit provoca uma doença com sintomas como: problemas de pele, digestivos e nervosos (confusão mental, delírio, etc.). Alguns dos alimentos que contêm esta vitamina são: cogumelos, salmão, ervilhas…

Vitamina B5

Ela intervém nos diferentes estágios da síntese de lipídios, neurotransmissores, hormônio tireoidiano e hemoglobina.

Além disso, ajuda na regeneração de tecidos. Seu déficit está associado a duas doenças: anemia e neuropatia. Alguns dos alimentos que contêm esta vitamina são: nozes, couve-flor, abacate…

Vitamina B6

Participa do metabolismo de proteínas e ácidos graxos, a formação de hemoglobina e ácidos nucleicos (DNA e RNA). Facilita a liberação de glicogênio do fígado para os músculos. Determinante na regulação do sistema nervoso central. Alguns dos alimentos que contêm esta vitamina são: frango, banana, grão de bico…

Pedaços de banana

Vitamina B8

É necessário para a pele e sistema circulatório, participa na formação de ácidos graxos, ajuda na desintegração de carboidratos e gorduras para manter a temperatura corporal estável e níveis de energia ideal. Estimulador do crescimento de células saudáveis. Alguns dos alimentos que contêm esta vitamina são: chocolate, avelãs, fígado…

Vitamina B9

Necessário para a formação de células e DNA, e é importante para o primeiro mês de formação. Atua em conjunto com a vitamina B12 e vitamina C no uso de proteínas. Ajuda a manter a formação do trato intestinal. Alguns dos alimentos que contêm esta vitamina são: salsa, tomate, alface…

Vitamina B12

Essencial para a criação de células sanguíneas na medula óssea. Ajuda a prevenir a anemia e é necessário para o funcionamento do sistema nervoso. Alguns dos alimentos que contêm esta vitamina são: ovos, leite, peixe…

Mãe e filha comendo peixe

Vitamina C

A vitamina C é necessária para a síntese de colágeno, para a cicatrização, a absorção de ferro de origem vegetal e, além disso, é um antioxidante. Alguns dos alimentos que contêm esta vitamina são: Kiwi, limão, brócolis …

Vitamina D

A vitamina D está relacionada ao banho de sol, porque é obtida principalmente pela ação dos raios ultravioleta (raios solares). A deficiência desta vitamina provoca cáries nos dentes e malformações ósseas.

Portanto, seu papel fundamental é a mineralização dos ossos, pois favorece a absorção intestinal de cálcio e fósforo. Alguns dos alimentos que contêm esta vitamina são: leite, iogurte, ovo …

Vitamina E

A vitamina E é um antioxidante que participa na proteção dos lipídios, portanto, tem um efeito protetor nas membranas celulares. Alguns dos alimentos que contêm esta vitamina são: soja, amoras, coco…

Vitamina K

Essa vitamina é determinante para a síntese de inúmeros fatores de coagulação, uma vez que reage com algumas proteínas responsáveis ​​pelo processo. Alguns dos alimentos que contêm esta vitamina são: alfafa, couve-flor, gema de ovo…

Mulher cozinhando uma couve flor

Em conclusão, todos os tipos de vitaminas têm funções importantes, e neste artigo, podemos ver que são diferentes umas das outras. Agora você também sabe em quais alimentos você pode obter esses tipos de vitaminas para que você possa adicioná-las à sua dieta.