É possível ser saudável sendo vegano?

· 28 de fevereiro de 2019
Denominado por muitos como uma moda passageira e por tantos outros como a alimentação do futuro, a verdade é que ser vegano implica uma maior responsabilidade e controle sobre a nossa dieta.

Ser vegano está na moda. No entanto, sempre surgem debates diante das novas formas de alimentação que aparentemente não incluem todos os ingredientes que conhecemos. Muitos se perguntam se você pode ser saudável sendo vegano e hoje queremos revelar a resposta.

O que é ser vegano

A alimentação vegana é baseada em não comer nada derivado dos animais. Isso difere da corrente alimentar que já conhecíamos há muito tempo, o vegetarianismo, no qual é permitido ingerir alimentos como manteiga, iogurtes, queijo ou ovos.

No veganismo, no entanto, todos eles são proibidos, porque independentemente de causarem ou não a morte do animal, causam sofrimento. Aqueles que eram vegetarianos afirmavam que ingerir esses alimentos não era um problema porque não havia crueldade com os animais, algo questionado pelos veganos.

Dessa forma, o vegano não os consome. Na verdade, os veganos mais rigorosos até evitam o mel de abelha, por exemplo. Claro, tudo isso tem levado muitos a se perguntarem onde os veganos obtêm todos os nutrientes necessários e se é possível ser um vegano saudável, pela variedade de alimentos ser muito reduzida.

Benefícios de ser vegano

São muitos os estudos que têm demonstrado que este tipo de alimentação é saudável e fornece uma série de benefícios em comparação a uma dieta convencional. Estes são alguns:

Menos gorduras e colesterol

O maior nível de gorduras e colesterol é encontrado em alimentos como a carne, o queijo ou até a gema de ovo. Por não ingerir esses produtos na alimentação, esses elementos que prejudicam a nossa saúde são eliminados.

Prato de salada

Além disso, esses ingredientes também têm uma alta quantidade de calorias que podem levar ao sobrepeso e a um acúmulo de gordura que pode acabar oxidando no corpo e causar grandes problemas em nossa saúde.

Mais fibras e vitaminas

A maior parte de verduras e frutas tem um alto teor de fibras e vitaminas. Ao ingerir mais desses alimentos, nossos níveis desses nutrientes aumentam.

A fibra é um componente muito necessário para o bom funcionamento do nosso sistema digestivo e as vitaminas não só nos dão energia, como também nos protegem de doenças virais, por fortalecerem o nosso sistema imunológico.

Além disso, os alimentos com alto teor de fibra nos mantêm saciados por mais tempo, portanto, comeremos menos e, assim, não correremos risco de ficarmos com sobrepeso.

Claro, muitos acreditam que uma dieta vegana não oferece todos os nutrientes que o nosso corpo precisa, mas isso é verdade? Absolutamente não.

Os principais componentes de uma dieta equilibrada são as proteínas, os carboidratos, as gorduras e as vitaminas e outros minerais. De que alimentos os veganos obtêm esses nutrientes necessários para a vida?

  • Proteínas. As proteínas que nosso corpo precisa podem ser obtidas a partir da soja, dos legumes e das oleaginosas.
  • As gorduras são obtidas a partir das oleaginosas e de alimentos como o abacate, o azeite ou óleo de coco ou leite de coco, por exemplo.
  • As vitaminas e demais minerais estão presentes em todas as frutas e legumes. Além disso, alguns como o ferro podem ser obtidos a partir dos legumes e outros como o cálcio podem ser encontrados na couve ou na couve-flor. Os leites vegetais também contêm um alto teor de cálcio.
  • Carboidratos. Os frutos secos, os legumes, os cereais e os tubérculos são uma fonte de carboidratos para obter energia para o dia.
oleaginosas

É saudável ser vegano?

Como você pode ver, é possível ser saudável sendo vegano, pois há muitos alimentos que podem ser consumidos que fornecem tudo que nosso corpo precisa para um ótimo desempenho e para estar saudável.

O que entra em jogo é a imaginação para cozinhá-los, embora os veganos mais exigentes afirmem que o mais saudável e recomendável é comer muitos desses alimentos crus ou com a menor preparação possível.

Se você decidir experimentar a dieta vegana, essas opções estão disponíveis para você. Você se anima? Não custa nada tentar, aqueles que a experimentam afirmam estar mais saudáveis ​​e com mais energia.

Craig, W. J. (2009). Health effects of vegan diets. The American journal of clinical nutrition, 89(5), 1627S-1633S.