Benefícios que farão você preferir uma dieta sem carne

· 28 de fevereiro de 2019
Esse tipo de dieta não está isenta de polêmica, pois é mais comum consumir todos os tipos de nutrientes e não eliminar um determinado grupo nutricional, entretanto dietas sem carne também têm grandes benefícios.

Cada vez mais pessoas decidem se alimentar seguindo uma dieta sem carne. Basta ver como há mais e mais restaurantes, bares ou supermercados que oferecem opções veganas e vegetarianas entre seus produtos.

Benefícios de uma dieta sem carne

1. É perfeita para perder peso

Se você tem alguns quilos a mais e seu objetivo é perder peso, você deve saber que uma dieta sem carne é perfeita para atingir esse objetivo. Eliminar a ingestão de carne faz com que o corpo receba uma quantidade muito menor de gordura, então a soma total de calorias diárias é muito menor.

Mulher tomando um café da manhã com frutas

Que dietas sem carne são sinônimo de perda de peso não é um segredo para ninguém. Basta ter em conta que, em média, as pessoas veganas e vegetarianas pesam ligeiramente menos do que as que comem carne.

Além disso, outro fato interessante e que mostra que o consumo de carne, principalmente com grande percentual de gordura, está relacionado a um maior peso é que apenas 10% da população vegana e vegetariana é obesa.

Em contraste, em alguns países do mundo, a taxa de obesidade já ultrapassa 34% da população. Sem dúvida é uma cifra alarmante, que não deve passar despercebida.

2. Dá maior vitalidade

Este é um dos benefícios das dietas sem carne mais esquecido. Aquelas pessoas que não comem carne geralmente têm uma vitalidade maior e são mais ativas. Elas são mais ativas até mesmo quando se trata de trabalhar e render no seu dia a dia.

Isto porque não comer carne produz um aumento na ingestão de vegetais. Esses nutrientes fornecem energia e são facilmente digeridos, de modo que a sensação de estômago pesado após as refeições ou a sensação típica de sono não aparecerão.

Se você se sente muito cansado ou simplesmente sem vitalidade suficiente, eliminar ou reduzir sua ingestão de carne pode ajudá-lo a encontrar a vitalidade que você perdeu.

3. Melhora sua saúde cardiovascular

Uma dieta sem carne é uma dieta com maior consumo de frutas, legumes, oleaginosas ou carboidratos. Muitos desses alimentos são ricos em ômega 3 e ômega 6, assim você consumir um nível mais elevado desses elementos.

Coração de plástico

Tanto o ômega 3 quanto o ômega 6 contribuem para melhorar a saúde cardiovascular, bem como para a prevenção de doenças cardíacas.

Se você sofre de doença cardíaca ou apenas quer cuidar do seu coração, deve saber que a melhor opção é reduzir a ingestão de carne no seu dia a dia. Você notará os resultados a curto prazo.

4. Reduz os níveis de glicose

Uma dieta sem carne reduz a probabilidade de diabetes e também contribui para diminuir os níveis de glicose no sangue. Isto devido ao fato que, quando se come uma maior quantidade de frutas e legumes, mais fibras também são ingeridas, de modo que os níveis de glicose são regulados naturalmente.

Além disso, a fibra tem muitos outros efeitos positivos no corpo, como a melhora do processo digestivo ou do funcionamento do metabolismo.

É por isso que este tipo de alimentação é especialmente recomendada para diabéticos. Ela nunca será um substituto para a sua medicação, mas sim uma maneira natural de ajudar o corpo a manter níveis estáveis.

Estes são apenas alguns dos benefícios das dietas sem carne, que na verdade têm muito mais vantagens. Sem dúvida, é uma dieta a ser levada em conta devido à maneira como ela afeta o organismo.

De qualquer forma, sempre recomendamos consultar com um profissional quando você fizer qualquer mudança perceptível em sua rotina diária de alimentação.

Key, T. J., Davey, G. K., & Appleby, P. N. (1999). Health benefits of a vegetarian diet. Proceedings of the Nutrition Society, 58(2), 271-275.