Tendinite: como podemos tratar esse problema

26 de janeiro de 2019
O esporte é uma maneira de manter e melhorar nossa saúde, mas não podemos negar que implica certos riscos e há pequenas contraindicações, principalmente se não praticado corretamente

Quando fazemos atividade física nos concentramos apenas em comida e exercício; no entanto, os sistemas, órgãos e tecidos que compõem o nosso corpo são tão importantes quanto a alimentação e o treino. Por esta razão, é imperativo conhecer os problemas que podem surgir e como tratá-los, como é o caso da tendinite.

Quando o ser humano faz algum movimento ou atividade física, envolve o uso de músculos, ligamentos e tendões. Com o passar do tempo, eles se fortalecem e permitem a execução de exercícios mais difíceis. Além disso, eles estão expostos a diferentes riscos que podem afetá-los.

Além dos músculos e ligamentos, os tendões são indispensáveis ​​para nos movimentarmos. Desta forma, qualquer dano que eles possam sofrer influencia o desempenho nos exercícios, movimentos ou até mesmo o descanso dos músculos e articulações.

Pulso com indicação de inflamação

Pois bem, a tendinite é uma patologia, e envolve a inflamação dos tendões por lesão ou overtraining do músculo. É muito importante saber como tratar a tendinite, pois é um diagnóstico comum na vida do atleta. Continue lendo!

Tendinite

A tendinite é muito comum em exercícios de flexibilidade ou esportes como natação ou atletismo. Por esta razão, é necessário levar em consideração os seguintes aspectos para evitar a tendinite:

  • Não faça exercícios sem aquecimento: isso é prejudicial para os tendões, pois eles não estão condicionados a executar movimentos exigentes.
  • Alimentação saudável: mantenha uma dieta que forneça os nutrientes necessários para garantir o bom estado dos tendões; isso previne possíveis lesões ou patologias.
  • Evite posturas ruins e esforços desnecessários: fazer movimentos ruins ou usar os músculos incorretamente pode causar inflamação do tendão.
  • Descanse o suficiente: durante o descanso os músculos, tendões e ligamentos recuperam-se das microfissuras que são geradas durante o exercício. Portanto, é imperativo descansar o necessário para que os tendões se mantenham em boas condições.

Como tratar a tendinite?

Bom, a tendinite é caracterizada pela inflamação do tendão, que causa dor. Além disso, a área afetada geralmente apresenta vermelhidão na pele. Normalmente os locais mais propensos à tendinite são os ombros, os calcanhares, os joelhos ou os cotovelos.

Aluna na academia com dor no cotovelo

Tratar a tendinite não requer muito esforço, antes de mais nada procura-se aliviar a dor; já que geralmente é constante e chato movimentar as articulações ou contrair os músculos. Desta forma, as opções para lidar e curar tendinites são as seguintes:

  • Massageie a área afetada: fazer leves massagens com cremes ou óleos no local onde a dor está localizada ajuda a reduzir a inflamação. O óleo de mamona é ideal para reduzir este tipo de dor, você pode aplicá-lo na área que sofreu a lesão.
  • Use compressas frias ou quentes: isso depende do grau de inflamação e rigidez da área afetada. Ou seja, se é uma dor muito leve é ​​melhor usar uma compressa fria, por outro lado, se a dor é severa demais, o aconselhável é usar uma compressa quente para relaxar a parte do corpo em que o tendão está inflamado.
  • Descanse: esta opção pode ser colocada em prática parcial ou completamente, dependendo da gravidade da tendinite. Portanto, se a dor e a inflamação são muito intensas, é essencial ter repouso total; se é leve, reduzir a quantidade de esforço e atividade física é suficiente para que o tendão possa cicatrizar pouco a pouco.
  • Tome anti-inflamatórios: você também pode ingerir analgésicos para acelerar o processo de recuperação, é importante que eles sejam remédios livres de esteroides, como o ibuprofeno. Da mesma forma, você pode consumir anti-inflamatórios naturais, como abacaxi ou pepino.
  • Vá a um fisioterapeuta: é o mais conveniente, especialmente para atletas. Lesões causadas por esportes merecem tratamento especial. Então, ir a um fisioterapeuta esportivo é ideal para a recuperação dos tendões através das terapias que o médico aplica.

A tendinite não é uma patologia extremamente séria, no entanto, ela precisa ser tratada como qualquer outra lesão que possa aparecer. Portanto, não deprecie nenhum sinal que seu corpo possa manifestar.

Coloque em prática as opções para acabar com a tendinite e ser capaz de se exercitar de forma confortável e adequada. Cuide do seu corpo, lembre-se que é o seu bem mais precioso!