Correr na praia: dicas para você não se cansar rápido demais

· 21 de novembro de 2018
Correr na praia é um treino para o corpo todo que envolve todos os músculos. Por isso, vamos dar algumas dicas para você não se cansar mais rápido do que gostaria a seguir.

Correr na praia significa correr em um tipo de superfície diferente do habitual. O que acontece nesses casos é que o corpo não está preparado para manter a mesma intensidade e duração das sessões. Então, se você quiser correr na praia, a primeira coisa que você deve saber é que você não deve exagerar.

De qualquer forma, preparamos uma lista com as melhores dicas para você não se cansar antes do tempo. Temos certeza de que elas vão ser muito úteis para você!

Certamente, a areia na praia não é uma das superfícies mais fáceis para correr. É um terreno natural, macio e irregular, no qual músculos, ligamentos e tendões são mais fortalecidos e o impacto é menor.

Como se isso não fosse o suficiente, correr na praia também permite ganhar mais resistência. Além disso, é difícil superar o prazer e a motivação que surgem pelo fato de correr na beira do mar, apreciando a paisagem, a brisa e o som das ondas.

As melhores dicas para correr na praia

A seguir, preparamos uma lista com as melhores dicas para você não se cansar antes do tempo quando correr na praia. Tome nota!

1.-Um bom aquecimento

A primeira das dicas que você deve levar em consideração é a de fazer um bom aquecimento. Correr na praia faz com que os músculos das pernas trabalhem muito mais, sendo o gasto energético muito maior.

Por isso é ainda mais importante que você reserve um tempo para fazer um bom aquecimento dinâmico do corpo inteiro, com atenção especial para as pernas.

Mulher alongando as pernas na praia

Assim como em qualquer outra atividade esportiva, o aquecimento é fundamental. Um estudo mostrou que o corpo trabalha 10% mais na areia do que em outras superfícies, tais como a grama. É muito importante que ele seja preparado para a atividade.

2.-Escolha um caminho

Após fazer um bom aquecimento, é hora de começar a correr seus primeiros quilômetros nesta nova superfície. Você deve saber que correr na areia molhada é a melhor opção, já que ela não vai exigir tanto esforço quanto a areia fofa, que geralmente é muito mais inclinada e irregular.

Por outro lado, se você decidir correr na areia fofa, você vai perceber como a intensidade do seu treinamento vai aumentar visivelmente. Assim, ajuste seu ritmo e não se preocupe se você for um pouco mais lento do que o normal, já que o exercício exige muito mais dos seus músculos.

3.-Boa hidratação

Correr na praia faz com que você fique exposto aos raios do sol. Então, se você decidir sair para correr, além de usar um bom protetor solar, você igualmente deve se manter bem hidratado.

Certamente isso vai permitir prevenir a desidratação e outras doenças relacionadas com o calor. Por isso, certifique-se de levar água suficiente com você e também de verificar as fontes de água disponíveis perto de você durante o treinamento, ou então de levar um pouco de dinheiro para comprar água mineral.

4.-Use os tênis de corrida

Finalmente, uma das dicas que você deve ter em mente é a de que você deve usar os tênis de corrida durante os primeiros dias.

Primeiramente, o uso dos tênis vai te ajudar a manter os pés protegidos da grande variedade de detritos que podem ser encontrados na beira do mar. Em termos de desempenho, o calçado vai te dar um pouco mais de apoio e estabilidade no tornozelo até se acostumar para correr com os pés descalços.

Casal correndo na praia

Um bom par de tênis vai te proporcionar estabilidade no tornozelo e um apoio geral para os pés. Correr sem eles em novos terrenos pode causar algum tipo de lesão.

Portanto, recomendamos que você se acostume com o terreno antes de tirar os tênis, além de passar um tempo na areia mais dura antes de passar para a mais fofa. Se você realmente quiser correr descalço com a finalidade de aumentar a força dos seus pés, aconselhamos que você comece com corridas curtas.

Antes de terminar, lembramos que, se você quiser correr na praia, você deve aumentar o ritmo gradualmente; para que dessa forma os pequenos músculos do pé se acostumem a fazer mais esforço do que o habitual.

Da mesma maneira, não se esqueça de tirar um dia de descanso entre as sessões, com o objetivo de se recuperar até se sentir pronto para se exercitar novamente.