Movimentos que você precisa conseguir realizar

· 1 de novembro de 2018
Como vai sua mobilidade? O corpo é feito para se mover. Aspectos que você pode pensar que são inofensivos, como ficar sentado o dia inteiro em um escritório, podem trazer muito malefícios a longo prazo

Vivemos em uma era na qual o ser humano alcançou grandes avanços tecnológicos que tornaram sua vida mais simples. No entanto, a tecnologia também tem atrapalhado no funcionamento do corpo humano, privando-o de certos movimentos que você precisa conseguir realizar.

Séculos atrás, o homem precisava sair para buscar alimento e realizar diferentes tarefas para sobreviver. Isso gerava uma demanda física razoável. Por outro lado, atualmente, são poucos os trabalhos que exigem um bom estado físico, e a maioria dos serviços fomentam o sedentarismo.

Por conta disto, o corpo perde capacidades básicas para seu bom funcionamento, e inclusive adquire, com o tempo, problemas de saúde.

A inatividade afeta a vida diariamente, mesmo que você não perceba. Existem movimentos que você precisa conseguir realizar seja qual for o seu estilo de vida. Neste post, vamos lhe mostrar quais são esses movimentos. Anote!

Agachamento

O agachamento é um movimento funcional presente em diferentes situações do dia a dia. Quando sentamos em uma cadeira, quando levantamos da cama, entre outros cenários. Realizar um agachamento consiste em flexionar os joelhos e manter as costas retas. Tentar não cometer erros é a melhor forma de evitar lesões e dores.

Mulher fazendo agachamentos ao ar livre

Os agachamento são um dos movimentos que você precisa conseguir realizar para garantir o bom estado de diferentes músculos. Além disso, você aproveita outros benefícios com a manutenção da capacidade de seu estado físico.

Por isso, se você tem dificuldades para fazer um agachamento, o mais recomendável é que você comece a fazê-los para melhorar o funcionamento de seu corpo.

Engatinhar

Isso com certeza vai parecer estranho, mas sim, engatinhar é um dos movimentos que você precisa conseguir realizar. Engatinhar põe em atividade os braços e pernas, melhora a circulação, a coordenação e o equilíbrio.

Esse movimento é um dos mais simples à primeira vista, mas um dos mais significativos. Isso porque não poder executá-lo representa sinais de excesso de peso ou má condição cardiovascular. Por isso, se um bebê consegue, você também precisa conseguir!

Caminhada de caranguejo

A engatinhada invertida ou crab walk é um movimento similar à engatinhada normal, mas um pouco mais complicado. Quando é colocado em prática, o peso do corpo recai nos braços e pernas, e também utiliza-se a força do abdômen para realizá-lo.

Esse movimento tende a parecer pouco comum, no entanto, é feito depois de ficar sentado no chão, ou em outros contextos que levam alguém a estar apoiado no solo.

Carregar um objeto no nível do peito

Quando você vai fazer compras no supermercado, carregar um bebê ou levar algum objeto a outro lugar, você usa diferentes músculos para sustentar o objeto e ao mesmo tempo caminhar.

Nos treinamentos esportivos, utiliza-se um peso e carrega-se a uma distância considerável. O ser humano deve ser capaz de carregar pelo menos um quarto do seu peso. Por isso, carregar coisas, por mais simples que pareça, é um dos movimentos que você precisa conseguir realizar, seja qual for sua condição física.

Empurrar

É evidente que os jogadores de futebol americano tem um excelente estado físico. Nesse esporte, existe um exercício no qual deve-se empurrar a certa distância algo chamado “trenó para empurrar”, que é muito pesado.

O ser humano deve ter a capacidade de fazer exercícios parecidos com este. Ele evidencia a força e resistência de um indivíduo. 

Segurada no peito

Esse exercício é característico do basquete, e consiste em jogar a bola partindo desde o peito, e depois segurá-la ao nível do peito. Isso pode parecer fácil, mas na verdade requer coordenação e agilidade.

Mais que um exercício que foca na força ou resistência, essa atividade também se concentra em como os músculos e a memória muscular trabalham em conjunto.

Movimentos que você precisa conseguir realizar: tente até conseguir

Não interessa se você não consegue fazer todos esses movimentos. O que importa é que você se concentre em, um dia, poder fazê-los. Todos eles simbolizam um funcionamento correto do corpo humano. Desde o mais básico, como engatinhar, até algo mais complexo, como jogar e segurar a bola.

Mulher trabalhando o core intensamente

Se você não consegue realizar esses movimentos, o mais provável é que você esteja levando uma vida sedentária, ou que você tenha algum impedimento físico. O certo é que você deve buscar uma maneira de se movimentar, já que movimento é vida.

Você pode fazer um treino de baixa intensidade (LISS) ou fazer zumba. Qualquer método escolhido será bom desde que faça seu corpo se movimentar.

Esses são os movimentos que você precisa conseguir realizar. Incorpore-os direta ou indiretamente em sua vida. Você se sentirá melhor tanto física quanto mentalmente quando conseguir realizá-los.

Eventualmente, quem sabe, você poderá alcançar uma melhor condição física, que fará com que você se sinta orgulhoso de si mesmo.