Truques para lidar com pensamentos negativos durante a corrida

8 de outubro de 2019
Que tipo de pensamento passa pela sua cabeça enquanto você está correndo? Se eles não contribuem para o objetivo de melhorar o seu desempenho, é melhor fazer o possível para eliminá-los.

O corpo é o reflexo do que está na mente. Portanto, se você quiser ter sucesso na corrida, você precisa controlar os seus pensamentos e sentimentos. Vamos mostrar várias opções para evitar os pensamentos negativos durante a corrida. Continue lendo para melhorar o seu desempenho!

A corrida é muito benéfica para o corpo, não apenas para a saúde física, mas também para o bem-estar mental. Portanto, para melhorar o seu desempenho na corrida, é necessário ter um bom controle dos pensamentos. Assim você poderá desenvolver uma boa progressão em direção aos seus objetivos.

Como evitar os pensamentos negativos durante a corrida

Ao correr, você geralmente chega a um ponto no qual parece que você não vai mais aguentar. Porém, na verdade, você pode sim continuar. Apesar disso, os pensamentos acabam te oprimindo, fazendo você parar. É hora de acabar com a negatividade que invade a sua mente e que te impede de alcançar o seu potencial.

Não se subestime

Se desde antes de começar você já ficar pensando que você não é bom no que faz, minimizando assim a sua capacidade de correr, então como você vai progredir?

Você deve ter autoconfiança e saber que isso não significa achar que pode fazer coisas que talvez você ainda não consiga fazer, mas sim ter a certeza de que você pode alcançá-las.

Dessa forma, se você tem pensamentos negativos recorrentes, tais como ‘corro muito devagar’ ou ‘não vale a pena continuar fazendo isso’ ou ‘nunca vou conseguir aumentar a distância’, então você deve trocar esses pensamentos por outros que tragam incentivo e motivação para progredir cada vez mais.

Viva o momento

Pode ser um pouco assustador aumentar a dificuldade na corrida, uma vez que isso se torna um novo desafio. Como resultado, é possível que você comece a criar cenários hipotéticos nos quais você poderia fracassar. Assim, isso pode fazer com que você de fato não atinja os seus objetivos durante a corrida.

lidar com os pensamentos negativos

Por isso, não deixe que a ansiedade, o medo e a dúvida interfiram no seu desempenho. Um bom truque para evitá-los é se concentrar em como você está se sentindo no momento e não em como ou no que acontecerá a seguir. Viva a corrida, faça o seu melhor e não se preocupe com o que vai acontecer depois.

Admire, não compare

Se há pessoas que conseguem correr mais rápido e percorrer distâncias maiores do que você, não se compare nem se sinta mal. Pelo contrário, faça dessas pessoas um exemplo a ser seguido, admirando assim as suas virtudes e fazendo com que elas também sejam as suas.

Sempre haverá alguém melhor do que você. Por isso, ao invés de cultivar sentimentos negativos que façam você se sentir mal durante a corrida, o melhor a fazer é ver nessas pessoas um símbolo do que você deseja alcançar.

Tenha coragem

No decorrer da corrida você pode ficar cansado, os seus músculos começam a queimar, a sua respiração fica ofegante e você sente que precisa parar. Você tem duas opções: pensar que não aguenta mais e parar, ou tomar coragem e desbloquear um novo nível de resistência. Sem dúvida, a segunda opção é a melhor.

Haverá muitos fatores que vão fazer com que continuar seja difícil e podem surgir pensamentos que façam você querer desistir. No entanto, é crucial que você tenha mensagens de apoio e incentivo para você mesmo.

Dessa forma, você vai se sentir bem ao saber que você pode alcançar aquilo que, em algum momento, você pensou que não poderia.

Aceite que haverá maus momentos

Nem tudo será cor-de-rosa o tempo todo. Haverá dias nos quais você simplesmente não terá o mesmo desempenho ou motivação de sempre. Embora isso faça com que você se sinta mal, começando assim a ter pensamentos negativos, lembre-se de que somos humanos e que esse tipo de coisa pode acontecer.

Truques para lidar com os pensamentos negativos durante a corrida

Além disso, considere o fato de que correr é melhor do que qualquer outra coisa que você poderia estar fazendo, como estar estressado no trabalho ou fazendo as tarefas domésticas, por exemplo. Dessa maneira, será muito mais fácil trazer otimismo e força de vontade para a corrida.

A corrida traz muitos benefícios para o corpo, tais como a eliminação de toxinas, o fortalecimento dos músculos e o aumento do fluxo sanguíneo.

Além disso, ela também traz vários aspectos positivos à saúde mental, tais como força mental, otimismo, confiança e felicidade. Portanto, é um esporte que vale a pena tentar praticar.

Assim, não deixe que os pensamentos negativos entrem na sua mente e te afastem das coisas boas que essa atividade traz para você. Aplicar essas estratégias permitirá que você tenha um excelente controle mental e um melhor desempenho durante a corrida.

  • Inoue, Y., Wegner, C. E., Jordan, J. S., & Funk, D. C. (2015). Relationships Between Self-Determined Motivation and Developmental Outcomes in Sport-Based Positive Youth Development. Journal of Applied Sport Psychology27(4), 371–383. https://doi.org/10.1080/10413200.2015.1010662