Como o trabalho em equipe pode melhorar o seu desempenho físico?

30 de setembro de 2019
Às vezes, treinar sozinho pode ser cansativo e entediante, de tal forma que o trabalho em equipe é uma alternativa para melhorar o desempenho. Neste artigo, aprenda por que ter companhia é essencial no esporte!

Há pessoas muito sociáveis, que gostam de participar de eventos em grupo e de estar sempre cercadas de pessoas. Por outro lado, há aquelas que preferem atividades individuais, embora isso não signifique que elas não gostem de estar acompanhadas. Quais são as vantagens de optar pelo trabalho em equipe?

Independentemente do tipo de personalidade com o qual você se identifica mais, o trabalho em equipe pode melhorar o seu desempenho físico de várias maneiras. A seguir, vamos explicar como e por que essa é uma ótima opção para crescer como atleta.

Motivação: um fator essencial do trabalho em equipe

Para um atleta ter um ótimo desempenho, é necessário que o seu nível de motivação seja alto. No esporte, a motivação serve como um impulso para avançar cada vez mais, sendo assim um aspecto fundamental no desempenho.

Grande parte da motivação está dentro do atleta. No entanto, as pessoas ao seu redor têm o poder de incentivá-la. Ao trabalhar em equipe, os esportitas tendem a encorajar uns aos outros para que possam alcançar o objetivo juntos.

Dessa forma, o trabalho em equipe pode melhorar o desempenho físico de uma maneira incrível se você fortalecer os laços com o seu grupo esportivo. Assim, vocês podem animar uns aos outros para um melhor desempenho, tanto individual quanto coletivo.

Motivação: um fator essencial do trabalho em equipe

Apoio mútuo dentro e fora do âmbito esportivo

Uma das necessidades psicológicas básicas do ser humano é a de se sentir apoiado pelas pessoas que fazem parte do seu círculo. O apoio de terceiros estimula a segurança, o que, por sua vez, melhora o desempenho em diferentes áreas.

No mundo dos esportes, sentir o apoio da equipe aumenta o desejo de fazer um bom trabalho. Como consequência, o desempenho esportivo melhora. Além disso, o apoio não fica apenas no nível esportivo, mas também no nível pessoal.

Pressão para melhorar o desempenho

Quando somos parte de uma equipe esportiva, o desempenho físico individual se torna muito significativo, porque uma parte desse desempenho tem um impacto sobre o desempenho como um grupo esportivo consolidado.

Se um dos membros não está à altura do restante, é provável que ele seja considerado um ponto fraco dentro do conjunto. Mas isso não significa que o companheirismo ou o apoio seja menor. Pelo contrário, a equipe certamente fará um esforço para ajudá-lo a melhorar.

Dessa forma, o fato de querer satisfazer as expectativas da equipe funciona como um impulso para melhorar o desempenho físico no nível individual. Com isso, a melhora pode ser refletida no desempenho do grupo.

Melhorar de posição

Cada membro de uma equipe tem a sua identidade esportiva coletiva e individual. Esses elementos são importantes e devem estar bem definidos. Isso significa que cada atleta pode ter uma função diferente na equipe.

Por exemplo, existem diferentes posições em um time de futebol. Cada uma delas complementa a outra e todas são fundamentais para formar a equipe.

Ao mesmo tempo, um capitão é nomeado para representar os seus companheiros de equipe diante dos árbitros, para organizar e para liderar a equipe de acordo com as ordens e a visão do técnico.

Ser capitão envolve ter um excelente desempenho esportivo e um bom relacionamento com a equipe. Dessa forma, a aspiração dos jogadores que fazem parte de uma equipe é crescer no campo esportivo até chegar a uma responsabilidade tão grande quanto a de ser capitão.

Pressão para melhorar o desempenho

Para conseguir melhorar de posição dentro de um grupo esportivo, seja qual for a posição ou o cargo, é essencial treinar individualmente e em equipe para fazer mais e, assim, alcançar a posição desejada.

Melhor desempenho físico com o trabalho em equipe

Praticar esportes individualmente pode trazer muitos benefícios, mas o trabalho em equipe pode trazer à tona a melhor versão de uma pessoa. Por estar cercada por outros indivíduos, há uma melhora na autoestima, na confiança, na empatia e na motivação.

Finalmente, a sensação de ter o apoio da equipe e do técnico faz com que o caminho para alcançar os objetivos seja muito mais tranquilo. Assim, não se feche à oportunidade de ser um atleta melhor através do trabalho em equipe!

  • Fin, G., Baretta, E., Moreno-Murcia, J. A., & Nodari Júnior, R. J. (2017). Autonomy support, motivation, satisfaction and physical activity level in physical education class. Universitas Psychologica, 16(4), 1–12. https://doi.org/10.11144/Javeriana.upsy16-4asms
  • Cantú-Berrueto, A., Castillo, I., López-Walle, J., Tristán, J., & Balaguer, I. (2016). Estilo interpersonal del entrenador, necesidades psicológicas básicas y motivación: Un estudio en futbolistas universitarios Mexicanos. Revista Iberoamericana de Psicologia Del Ejercicio y El Deporte, 11(2), 263–270.
  • Moreno-Murcia, J. A., Conte-Marín, L., & Borges-Silva, F. (2008). Necesidades psicológicas básicas, motivación intrínseca y propensión a la experiencia autotélica en el ejercicio físico. Revista Mexicana de Psicología, 25(2), 305–312. Retrieved from http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=243016308010