Tudo o que você precisa saber sobre o polo aquático

4 de julho de 2019
Se você é atraído por esportes considerados mais exóticos, o pólo aquático é uma alternativa que você pode testar. É uma disciplina muito exigente, mas com enormes benefícios físicos para seus praticantes.

O polo aquático é um esporte jogado em uma piscina no qual duas equipes competem entre si. O objetivo é simples: colocar a bola no gol do time adversário, como no futebol.

Sem dúvida é um esporte extremamente divertido. O polo aquático é um esporte semelhante ao handebol: as equipes são formadas por um goleiro, um defensor, dois jogadores que formam uma linha externa, dois atacantes e um pivô.

Em relação à partida, ela é jogada durante quatro períodos de 8 minutos, com 2 minutos de descanso entre cada quarto. Entre outras coisas, é um esporte em que é necessária muita energia e que requer técnica, resistência e força física.

Uma das principais características dessa disciplina esportiva é que os jogadores devem se manter na superfície da piscina durante todo o jogo, fato que acrescenta mais dificuldade e exige que os jogadores tenham uma boa forma física.

Para ser um bom jogador de polo aquático você tem que desenvolver força muscular, melhorar sua velocidade, aumentar sua resistência e aperfeiçoar sua técnica. É uma atividade muito completa e exigente!

Benefícios do polo aquático

O pólo aquático é um esporte que traz muitos benefícios. A seguir te contamos quais são as vantagens de praticá-lo:

1. Perda de peso

Não é surpresa que o pólo aquático permita queimar tantas calorias. Você deve ter em mente que o fato de permanecer flutuando durante o jogo consome muita energia. Como se isso não bastasse, os jogadores também fazem deslocamentos de um lado para o outro o tempo todo.

Criança jogando polo aquático

2. Esporte de baixo impacto para as articulações

O polo aquático é um jogo intenso e físico, mas o fato de ser jogado na água significa que é melhor para as articulações e músculos do que qualquer outro esporte praticado em outra superfície mais dura.

Em comparação com outros esportes, o polo aquático é um esporte de baixo impacto para as articulações, o que é ideal para evitar lesões. Claro, isso não significa que elas não possam acontecer, já que essa possibilidade sempre nos acompanha em quase todas as disciplinas.

3. Esporte de resistência

O polo aquático desenvolve o sistema cardiovascular e também a capacidade pulmonar. Para ser um bom jogador é necessário trabalhar a respiração, o que significa que você deve aprender a dominar e gerenciar o seu esforço.

Não se esqueça que é um jogo de alta velocidade no qual, essencialmente, você está treinando em intervalos e movendo-se de uma extremidade da piscina para a outra.

As regras do polo aquático

O polo aquático combina velocidade e força, bem como trabalho em equipe e um alto nível de condição física. O vencedor do jogo é o time que faz mais gols. Os jogadores não podem tocar no fundo da piscina e têm que manter seu corpo na água durante todo o tempo regulamentado.

Equipes no polo aquático

Cada time têm sete jogadores na água ao mesmo tempo: seis jogadores e um goleiro. Os jogadores podem mover a bola jogando-a para um companheiro de equipe ou nadando enquanto empurram a bola. Eles só podem segurar a bola com uma mão, com exceção do goleiro, que pode usar as duas mãos.

Uma das características é que os jogadores podem ser substituídos a qualquer momento. Já que é um jogo tão rápido e bastante desgastante, cada equipe pode ter até seis substitutos, com um goleiro e cinco jogadores de campo.

Desenvolvimento do jogo

Os jogos começam com o lançamento de uma bola no meio do campo, com os jogadores alinhados ao longo de suas próprias linhas de gol. A primeira equipe a alcançar a bola é aquela que terá a primeira posse do jogo.

Gol no polo aquático

Cada equipe só pode segurar a bola por no máximo 30 segundos antes de atirar para converter um gol. Se não o fizerem, a posse passa para a outra equipe.

Após cada gol, a equipe que recebeu o gol retomará o jogo com a bola. Nessa hora, todos os jogadores de cada equipe devem estar em sua própria metade quando o jogo recomeçar. Os jogos de polo aquático têm dois árbitros, um de cada lado da piscina.

Como você viu, o polo aquático é um dos esportes que traz maiores benefícios para a mente e o corpo. Se você ainda não tentou praticá-lo, o que você está esperando? Você ficará surpreso com o quanto ele contribuirá para a sua forma física!

  • Uljević, O., & Spasić, M. (2009). Anthropometric Characteristics and Somatotypes of Young Water Polo Players. Nase More, 56(1/2), 77–84. https://doi.org/Article
  • Pallarés, S., Azócar, F., Torregrosa, M., Selva, C., & Ramis, Y. (2011). Modelos de trayectoria deportiva en waterpolo y su implicación en la transición hacia una carrera profesional alternativa. Cultura, Ciencia y Deporte, 6(17), 93–103. https://doi.org/10.12800/ccd.v6i17.36
  • Alcaraz, P. E., Rodríguez, N., Abraldes, J. A., Argudo, F. M., Ferragut, C., & Vila, H. (2012). Relationship between characteristics of water polo players and efficacy indices. Journal of Strength and Conditioning Research, 26(7), 1852–1857. https://doi.org/10.1519/JSC.0b013e318237ea4f