Suplementos de nitrato para melhorar o desempenho esportivo

5 de julho de 2019
Quando se trata de procurar por suplementos e complementos alimentares que ajudem os atletas, os suplementos de nitrato são uma boa escolha. Além de melhorar o desempenho físico, eles contribuem para atingir as nutricionais do corpo.

Atletas amadores e profissionais estão constantemente procurando maneiras de otimizar o seu desempenho esportivo, seja por meio do treinamento rigoroso ou por regimes alimentares que garantam ao corpo todas as suas necessidades nutricionais. Os suplementos de nitrato estão sendo cada vez mais usados para esse fim.

Os objetivos vão além de apenas se manter no auge da capacidade física sem regredir. Evitar a estagnação e não parar de progredir é outro dos objetivos mais perseguidos.

Suplementos nutricionais: um meio, não um fim

Atualmente os suplementos nutricionais têm uma grande importância para aqueles que se exercitam regularmente. Tendo em mente que eles são complementos e nunca devem ser tomados como substitutos de qualquer alimento, sua eficiência como uma ferramenta para melhorar as condições gerais dos atletas já foi comprovada.

O consumo desses produtos deve preferencialmente ser feito seguindo as orientações de nutricionistas e preparadores físicos. Para serem verdadeiramente eficazes, eles precisam fazer parte de um plano abrangente que persiga objetivos específicos.

É necessário um planejamento no qual eles andem de mãos dadas com a preparação física (treinamentos) e uma alimentação correta. São produtos que, se ingeridos indiscriminadamente e sem supervisão profissional, podem acabar causando mais prejuízos do que benefícios.

Os nitratos, elementos controversos

Esta é uma das substâncias resultantes do ciclo do nitrogênio. Eles estão presentes no solo, de onde são absorvidos pelos seres vivos até que finalmente retornam à atmosfera. Os nitratos são necessários para os seres humanos, mas em excesso podem causar sérias dificuldades.

Os legumes e hortaliças são as principais fontes deste elemento. Ele também é encontrado, em menor grau, na água e em algumas frutas. Em geral, quanto mais distante do solo o alimento estiver antes de ser colhido, menor é o índice de nitrato.

suplementos de nitrato

A controvérsia foi precedida pelo aumento dos níveis de nitrato no solo como resultado da ação do homem. Isso causou desequilíbrios, cujas consequências finais ainda não são totalmente conhecidas.

Quanto à ação do homem, práticas agrícolas inadequadas são realizadas frequentemente, como o uso indiscriminado de fertilizantes e uma gestão inadequada do lixo doméstico.

Suplementos de nitrato para o desempenho esportivo?

Todo o exposto resulta no fato de que a existência de complexos nutricionais baseados em nitratos ainda geram surpresa para muitas pessoas. Além disso, existem várias possibilidades disponíveis no mercado.

Os mais beneficiados são os atletas que participam de competições de fundo e resistência. Também aqueles que praticam esportes de montanha ou em locais a mais de 1.500 metros acima do nível do mar. Este são lugares onde a disponibilidade de oxigênio é menor e os pulmões devem necessariamente otimizar o seu uso.

Mais especificamente, o consumo de nitratos inorgânicos como suplemento nutricional aumenta a formação de um tipo de fibra muscular, essencial para manter o corpo inteiro perfeitamente energizado. Isso tem um impacto favorável no desempenho esportivo.

Outras propriedades e benefícios dos suplementos de nitrato

Os nitratos, uma vez que são assimilados pelo corpo, podem ser reduzidos em óxido nítrico. Essa substância é produzida como resultado de grandes esforços físicos e cumpre, entre outras funções, a de proteção das células.

Entre seus componentes está a L-arginina. Este é um aminoácido que facilita a recuperação muscular a partir da eliminação da amônia que é produzida como resultado do estresse físico. Também aumenta o fluxo sanguíneo, permitindo que uma quantidade maior de oxigênio atinja a totalidade dos tecidos.

Além disso, o óxido nítrico também estimula a expansão das fibras musculares, aumenta a capacidade cardiovascular e oferece propriedades anti-inflamatórias. Também atua como um regulador da pressão arterial e reduz os níveis de colesterol.

Graças aos seus efeitos vasodilatadores, o óxido nítrico é um elemento presente nos compostos destinados a auxiliar na ereção masculina.

propriedades e benefícios dos suplementos de nitrato

Como tomar os suplementos de nitrato

Atualmente, os protocolos para o uso dos suplementos de nitrato para a nutrição estão envolvidos em um debate contínuo. Ainda não foi totalmente esclarecido se situações adversas podem surgir caso o seu uso seja prolongado por muito tempo.

De qualquer forma, o que é um fato já comprovado é que a melhor maneira de aproveitar todo o seu poder para melhorar o desempenho esportivo é tomá-lo 15 dias antes de uma competição. Em suma, a ingestão desse tipo de produto deve ser controlada e planejada, e sempre em pequenas doses.