Segredos para não perder a motivação na academia

11 de janeiro de 2020
Manter a motivação é um dos aspectos que faz a diferença em termos de eficácia, duração e intensidade do treinamento. No artigo a seguir, mostraremos como você pode manter a motivação mais facilmente.

Esporte e motivação são dois conceitos que andam de mãos dadas. No entanto, quando se trata de treinar na academia, nem sempre é fácil evitar a rotina e não perder a motivação.

A chave do sucesso está na perseverança e paixão. No artigo a seguir, apresentaremos alguns segredos para não perder a motivação na academia.

Certamente, a motivação é um dos aspectos mais importantes para garantir o melhor desempenho esportivo. É um dos aspectos que faz a diferença entre o sucesso e o fracasso na busca dos seus objetivos.

Os melhores segredos para não perder a motivação na academia

Se você deseja manter a motivação na academia, precisa fazer algumas alterações no seu dia a dia. Realizar e respeitar todos os exercícios nem sempre é fácil. No entanto, é possível se você considerar alguns truques. Escolha o seu favorito da lista a seguir!

1. Tenha o seu objetivo claro

Você pode treinar na academia para melhorar a sua aparência física ou apenas para se sentir mais saudável. Este é o primeiro passo: reconheça claramente qual é o seu objetivo e os passos que você deve seguir para alcançá-lo.

Ter um objetivo claro ajudará você a manter a sua motivação intacta e acabar com todas as dúvidas, pois qualquer esforço será justificado e o aproximará do seu objetivo.

Se você iniciar uma atividade física sem um propósito e objetivo claros, corre o risco de desistir após algumas sessões. Depois de definir esse objetivo, especifique o tempo necessário para alcançá-lo. Não se esqueça de que todo objetivo deve ser atingível, temporário e realista se você não quiser perder a motivação.

Os melhores segredos para não perder a motivação na academia

2. Escolha um treino divertido

Escolher um treino divertido é uma das chaves para que você não perca a perseverança ou a motivação. E não há nada pior do que um treino chato quando você tenta atingir uma meta.

Nesse sentido, é ideal que você monte os treinos com exercícios que lhe agradem e que sejam divertidos, a fim de entretê-lo.

Uma ótima recomendação é treinar incluindo equipamentos extras. Por exemplo, se você costuma fazer um exercício com halteres, pode incluir faixas TRX ou exercícios com peso corporal. Todas essas alterações permitem que você quebre a rotina.

3. Registre o seu progresso

Manter o controle do seu progresso permitirá que você acompanhe os seus treinamentos. Isso significa que, após cada sessão, você deve anotar todos os pesos utilizados, a intensidade, a duração, o número de séries e as repetições realizadas.

Essa é uma maneira de observar o progresso alcançado, e isso terá um impacto direto na sua motivação.

4. Receba conselhos de um profissional

Na maioria das academias, você pode recorrer à ajuda de um personal trainer, que será responsável pela elaboração de um programa adaptado às suas metas.

Esses profissionais têm o conhecimento necessário para aconselhá-lo sobre os exercícios que o ajudarão no seu caminho de ganho de massa, na perda de peso ou na melhora do seu estado cardiovascular.

Um programa de treinamento que combine com os seus objetivos, seu nível, a sua capacidade e que permita que você acompanhe o seu progresso é essencial para manter a sua motivação intacta. Portanto, ter a ajuda de um treinador é muito útil para os atletas que desejam um empurrãozinho extra.

Receba conselhos de um profissional

5. Pressione play  para manter a motivação na academia

O que pode realmente aumentar a sua motivação é uma boa lista de músicas com ritmos que o motivam. Essa ajuda extra permitirá que você faça um bom treino e ultrapasse seus limites.

A música é um dos elementos mais eficazes para motivá-lo a oferecer a sua melhor versão no treinamento, pois permite atingir um ponto máximo de concentração. Chegou a hora de colocar seus fones de ouvido, preparar uma lista das melhores músicas e fazer as suas sessões de treinamento escutando música!

Como você viu, existem alguns truques simples que podem ajudá-lo a não perder a motivação na academia e, consequentemente, não faltar a nenhum treinamento. A partir de agora, você não terá mais desculpa para não movimentar o corpo!

  • Caudwell, K. M., & Keatley, D. A. (2016). The effect of men’s body attitudes and motivation for gym attendance. Journal of Strength and Conditioning Research, 30(9), 2550–2556. https://doi.org/10.1519/JSC.0000000000001344
  • Miquelon, P., Knäuper, B., & Vallerand, R. J. (2012). Motivation and goal attainment. The role of compensatory beliefs. Appetite, 58(2), 608–615. https://doi.org/10.1016/j.appet.2011.12.025
  • Halliwell, E., Dittmar, H., & Orsborn, A. (2007). The effects of exposure to muscular male models among men: Exploring the moderating role of gym use and exercise motivation. Body Image, 4(3), 278–287. https://doi.org/10.1016/j.bodyim.2007.04.006