Logo image
Logo image

Como melhorar o desempenho esportivo?

4 minutos
Se você é um atleta e quer melhorar o seu desempenho, você precisa saber que treinar em uma academia é uma ótima opção. Vamos te mostrar as razões no artigo a seguir!
Como melhorar o desempenho esportivo?
Última atualização: 07 novembro, 2019

A academia permite melhorar o desempenho esportivo de qualquer atleta ou esportista. Entre outras coisas, o treinamento possibilita reduzir ou limitar o risco de lesões e proporciona uma vantagem competitiva na maioria das modalidades esportivas.

No artigo a seguir, vamos aprender como melhorar o desempenho esportivo graças às academias. Não esqueça que, ao treinar, os atletas devem levar em consideração a intensidade e o volume de cada sessão, de modo que eles estejam alinhados com os objetivos buscados.

Por exemplo, a maioria dos jogadores de futebol não precisa trabalhar o volume, já que um dos pontos principais desse esporte é a velocidade. De qualquer forma, isso sempre pode ser útil para preparar o corpo de uma maneira muito melhor para a competição e para tentar ficar mais em forma. Não é algo indispensável, no entanto.

Melhorar como atleta

A academia pode trazer inúmeros benefícios para os atletas de qualquer modalidade, seja por meio do treinamento de força em aparelhos, com pesos, através de exercícios com o próprio peso corporal ou com aparelhos para o trabalho cardiovascular.

Tenha em mente que o estilo de exercício cardiovascular que você escolher deve estar alinhado com  as exigências do esporte que você pratica. No entanto, existem poucas opções que não trarão benefícios, quase todas são altamente recomendadas.

Na verdade, não importa se você pratica basquete, corrida, tênis, futebol ou natação. Treinar em uma academia pode fazer você se sentir melhor e mais resistente do que os seus oponentes, o que significa melhorar como atleta.

Melhor desempenho graças ao treino na academia

O treinamento de força ajuda a melhorar o desempenho esportivo, mas é importante lembrar que ele é apenas um componente de um programa integrado. Afinal, cada esporte exige um certo nível de força, potência, resistência ou velocidade.

Some figure

De fato, o treinamento de força muitas vezes pode imitar os movimentos que são executados nos esportes. Por exemplo, se você é um jogador de basquete e precisa ganhar altura no seu salto vertical, fazer exercícios como o box jump pode te ajudar a alcançar esse objetivo.

Cada esporte tem movimentos e exercícios específicos. Assim, o treinamento de força pode ajudar a ter vantagens em um esporte em particular, pois permite incorporar e ativar músculos determinados, além do movimento relevante exigido por cada esporte.

Por tudo isso, é recomendável que, uma vez que o atleta e o treinador entendam as exigências específicas do esporte, eles possam planejar uma estratégia para incluir o treinamento de força no programa de preparação.

Os pesos são bons para melhorar o meu desempenho atlético?

Sem dúvida, essa é uma questão recorrente entre muitos atletas. A resposta é afirmativa. O treinamento com pesos pode oferecer melhorias no seu desempenho caso você seja um atleta de qualquer modalidade.

De forma geral, ser mais musculoso permitirá obter maior resistência a lesões, mais força, potência e velocidade. Além de tudo isso, você terá um maior controle e conhecimento dos músculos.

Porém, o treinamento com pesos para atletas deve ser diferente do treino para pessoas que não competem em nenhuma modalidade e que vão às academias apenas para se manter em forma.

Premissas que você deve considerar

Com o objetivo de melhorar como atleta, algumas das premissas que devem  estar claras para qualquer pessoa que queira melhorar o desempenho através do treinamento na academia são:

  • O treino deve ser específico, de acordo com o esporte praticado.
  • Deve haver um cronograma dos exercícios dependendo de estar competindo ou fora de temporada.
  • A prevenção de lesões é um objetivo central.
Some figure

Os exercícios com o peso corporal e com o uso de equipamentos, tais como pesos, cordas, barras ou bolas medicinais, forçam o seu corpo inteiro a uma variedade de posições e movimentos.

Isso faz com que você tenha um melhor desempenho nos esportes, porque você imita as várias tensões que eles exercem sobre o seu corpo de uma forma mais específica.

Finalmente, vale a pena destacar que, se você é um atleta e quer melhorar o seu desempenho, treinar em uma academia é uma maneira de ser consistente e alcançar esse objetivo.

No entanto, antes de iniciar as suas sessões de treino na academia, lembre-se de se aquecer para minimizar o risco de lesões e de sempre ouvir os conselhos dos treinadores para obter o máximo benefício dos seus treinos. Se você agir dessa forma, você poderá notar a diferença rapidamente!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Martins, J., Honório, S., Costa, A. M., Batista, M., & Cardoso, J. (2014). Journal of Human Sport and ExerciseJournal of Human Sport and Exercise(Vol. 9, pp. 645–655). University of Alicante. https://doi.org/10.4100/jhse
  • Pastor Navarro, F. J. (2007). El entrenamiento de la fuerza en niños y jóvenes. Aplicación al rendimiento deportivo. Journal of Human Sport an Exercise2(1), 9. https://doi.org/10.4100/jhse.2007.21.01

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.