Saiba como superar desafios no esporte
Os desafios no esporte são a principal fonte de motivação para o atleta. Ao longo da temporada, todos os competidores devem definir metas de curto, médio e longo prazo. Se essas metas forem bem estabelecidas, tornam-se desafios que mobilizam o atleta para a ação.
Os desafios no esporte podem ser voltados para a aquisição ou aperfeiçoamento de habilidades, ou seja, são direcionados para o cumprimento de tarefas. Também é possível que sejam orientados para o sucesso nas competições e conquistas, ou seja, desafios voltados para o ego.
A principal técnica psicológica para superar os desafios é estabelecer objetivos. Essa técnica se baseia em definir metas com base em critérios de forma a maximizar a probabilidade de alcançá-las. Para obter o máximo proveito, as metas devem ser definidas com a ajuda de um psicólogo esportivo.
Os critérios que regem o estabelecimento de objetivos são muitos. A decisão de considerar um ou outro critério dependerá do que você deseja alcançar. Mesmo assim, os psicólogos acreditam que existem algumas diretrizes fundamentais às quais você deve prestar atenção.
Desafios no esporte: critérios a serem considerados
Vários acrônimos têm sido propostos para facilitar a tarefa de formular objetivos. Em cada acrônimo, as letras correspondem a características que devem estar presentes e que maximizam as chances de sucesso.
Critério S.M.A.R.T.
Esse critério é o mais utilizado para o estabelecimento de objetivos. Sua utilização vai além do âmbito esportivo, se estendendo ao laboral, educacional e pessoal.
- Specific (específico): os desafios devem envolver um aspecto específico e devem ser bem definidos. Para atingir objetivos específicos, faça a si mesmo a seguinte pergunta: o que eu quero alcançar?
- Measurable (mensurável): deve haver alguma forma de avaliação para saber se o objetivo proposto foi alcançado. Além disso, os objetivos mensuráveis têm um impacto positivo na autoconfiança, uma vez que fornecem informações sobre o progresso individual.
- Attainable (alcançável): os desafios devem estar dentro das capacidades de cada um. Os objetivos muito exigentes apenas geram frustração e diminuem a motivação.
- Relevant (relevante): os desafios devem estar relacionados à prática esportiva e ter importância pessoal para o atleta.
- Time-limited (com prazos definidos): este ponto consiste em estabelecer desafios de curto, médio e longo prazo. Ou seja, você deve estabelecer um prazo específico para superá-lo.
Critério C.L.E.A.R.
- Challenging (desafiador): o objetivo deve ter um certo nível de dificuldade. Os objetivos que são muito fáceis não motivam, e aqueles que são extremamente difíceis geram frustração e ansiedade.
- Legal: todos os desafios devem levar em conta o quadro legal do contexto. No caso do esporte, isso significaria descartar qualquer desafio que envolva ataques aos adversários ou doping.
- Emotional (emocional): os desafios que possuem um certo componente emocional são mais estimulantes. Mas você deve ter cuidado, não é benéfico estabelecer desafios com grande carga emocional.
- Apropiatte (apropriado): este critério refere-se à coerência entre os objetivos. Todos os objetivos formulados devem ser compatíveis entre si, não contraditórios.
- Refinable (otimizável): os objetivos não são dogmas. Eles devem ser reajustados com base nas circunstâncias pessoais e ambientais. Conforme você progride, os desafios devem aumentar em dificuldade para manter um alto nível de motivação.
Critério P.U.R.E.
- Positively stated (afirmado positivamente): é muito mais eficaz formular objetivos a partir de afirmações positivas do que negativas. As afirmações positivas nos mobilizam para alcançar uma recompensa. Por outro lado, as afirmações negativas nos mobilizam para evitar uma punição.
- Understood (entendido): o esportista deve entender perfeitamente o desafio que está tentando superar. Confundir-se sobre qual é a meta ou como alcançá-la gera distração e perda de tempo.
- Relevant (relevante): o objetivo deve ser pertinente e importante para o esportista. Quanto maior for o seu grau de envolvimento na definição de um objetivo, maior será seu significado pessoal.
- Ethical (ético): você não deve considerar apenas o aspecto legal, mas também o ético. Os objetivos que envolvem um conflito ético geram um estado de dúvida que impede a ação.
Definir bons objetivos não é uma tarefa fácil
Embora a maioria dos esportistas não tenha dificuldade em dizer o que desejam alcançar, definir metas e traçar um plano de ação não é tão simples. Por isso, o psicólogo, o esportista e o técnico devem trabalhar juntos, contribuindo com seus pontos de vista e considerando os aspectos físico, técnico, tático e psicológico.
- Por fim, é importante saber que a técnica de definição de metas pode ser aplicada não apenas para alcançar ou superar desafios no esporte e aumentar a motivação. Seu uso também tem muito sucesso em processos como a recuperação após uma lesão.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Doran, G. T. (1981). “There’s a S.M.A.R.T. way to write management’s goals and objectives”. Management Review. 70 (11): 35–36.
- Smith, A. (2009). Los criterios SMART: El método para fijar objetivos con éxito.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.