Os melhores esportes para praticar na adolescência

11 de novembro de 2019
Se você tiver um filho adolescente e quiser saber qual o melhor esporte que ele pode praticar, no artigo a seguir vamos dar alguns exemplos. 

O esporte é muito benéfico para adultos e jovens, mas tem um papel especialmente importante na juventude. Portanto, neste artigo revisaremos quais são os melhores esportes para praticar na adolescência. Descubra abaixo!

O esporte ajuda a criança a desenvolver habilidades físicas, fazer amigos, aprender a trabalhar em equipe e melhorar a autoestima.

Além desses benefícios, o fato de um filho adolescente começar a praticar esportes é atualmente um grande desafio para muitos pais devido às muitas distrações que os jovens têm à sua disposição.

Diferentemente de outras atividades, o esporte ajuda a desenvolver uma boa ética de trabalho e fornece os valores necessários para o crescimento. Como se isso não bastasse, também promove a competitividade que, usada da maneira correta, pode ser uma excelente ferramenta para desafiar um jovem a melhorar.

Além disso, as atividades físicas têm muitas formas diferentes e é uma boa ideia incentivar uma atividade que envolva exercícios aeróbicos, além de fortalecer os ossos e os músculos. Isso contribui muito para promover um estilo de vida saudável.

A realidade é que existem centenas de esportes diferentes disponíveis, desde nadar, correr, jogar tênis, entre outros. Para facilitar a tarefa de escolher a disciplina mais conveniente para o seu filho, apresentaremos uma lista do que consideramos os melhores esportes para praticar na adolescência.

Quais são os 5 melhores esportes para praticar na adolescência?

1. Futebol

O primeiro dos esportes que apresentaremos a você é o futebol. Independente do seu filho ser mais introvertido ou extrovertido, cada criança encontrará seu lugar em um time de futebol.

Em muitos países do mundo, o futebol é de longe o esporte mais popular. Portanto, não será difícil encontrar escolas ou clubes onde seu filho possa começar no mundo do futebol.

melhores esportes para praticar na adolescência

2. Tênis

Em segundo lugar está o tênis, outra alternativa esportiva para o seu filho adolescente. É um esporte que exige, entre outras coisas, precisão, concentração e um bom senso de observação. Para superar os vários adversários, a criança procurará se superar, o que exigirá força de vontade e perseverança.

3. As artes marciais são um dos melhores esportes para praticar na adolescência

As artes marciais são disciplinas ideais para jovens nervosos ou com problemas comportamentais. Leve em consideração que as regras a serem respeitadas são muito precisas.

No treinamento, há momentos de calma nos quais a mente é trabalhada e outros mais intensos, nos quais os movimentos da própria disciplina são executados. Além disso, as artes marciais também são recomendadas para os adolescentes que não têm autoconfiança ou são tímidos.

As artes marciais

4. Basquete

Por outro lado, o basquete é um esporte em que o espírito de equipe é fundamental. Esse esporte permite que as crianças canalizem e controlem toda a sua energia, além de fortalecer todos os músculos do corpo. Como se fosse pouco, também é ideal para melhorar a resistência física, além de aumentar a coordenação e a agilidade.

5. Natação

Sem dúvida, nadar é um dos esportes individuais mais completos, embora seja necessário uma grande motivação e amor pela água.

Nadar constitui uma atividade ideal para os adolescentes que amam a perfeição da técnica, a precisão e o senso de desafio. É mais adequado para crianças individualistas, mas também para aquelas que são inquietas e que precisam descarregar energia através do movimento.

Antes de terminar, é preciso lembrar que todos os esportes que podem ser praticados na adolescência mencionados acima garantem ao seu adolescente um bom nível de atividade física.

De qualquer forma, é necessário, acima de tudo, que o esporte seja vivido como hobby e não como castigo ou obrigação. Obviamente seu filho precisa escolher aquele que mais gosta.

Não esqueça que, embora os esportes individuais sejam ótimos, as disciplinas de equipe realmente ensinam uma lição de vida: o sucesso de uma equipe ou organização depende do bom trabalho e da cooperação entre todos os jogadores.

  • Gómez-Colell, E. (2015). Adolescencia y deporte: ausencia de referentes femeninos en los medios para las adolescentes. Apunts. Educación Física y Deportes, 4(122), 81–87. https://doi.org/jsn118 [pii]n10.1093/jpepsy/jsn118
  • España. (2006). Promoción de la actividad física en la infancia y la adolescencia. Consejo Superior de Deportes, 21–24.
  • García, C. (2009). La actividad física y el Adolecente. Ef Deportes Revista Digital, 1–14. https://doi.org/10.1007/978-3-540-74800-7_69