Dicas de como ter motivação para o esporte

3 de outubro de 2019
A motivação no esporte é um dos aspectos mais importantes para melhorar o desempenho esportivo. No artigo a seguir, apresentaremos algumas dicas para manter a sua disposição no máximo.

A motivação no esporte é uma das principais chaves da mente de um atleta, pois determina tanto o seu desempenho quanto a sua perseverança. No artigo a seguir, mostraremos algumas dicas de como a motivação influencia o esporte e quais são os aspectos principais para mantê-la no máximo.

A motivação pode ser descrita como a vontade interna, dedicação ou foco de um indivíduo para atingir um objetivo.

Esse é um fator muito importante no esporte porque serve, entre outras coisas, para lidar com a fadiga, dor, tédio ou desejo de fazer outras coisas. Portanto, a motivação no esporte afeta positivamente o desempenho dos atletas.

Em outras palavras, é a voz dentro da sua cabeça que o leva a começar algo e nunca desistir. No entanto, nem sempre é fácil manter a motivação ao máximo quando as dúvidas tomam conta de sua mente. Mas existem alguns aspectos-chave para obter a motivação que todo atleta precisa para oferecer sua melhor versão.

Dicas para manter a motivação no esporte

1. Pratique um esporte que você gosta

Um princípio óbvio para se manter motivado e que, no entanto, alguns atletas esquecem com muita frequência, é que você realmente deve amar o esporte que pratica e se divertir o tempo todo.

Sentir prazer durante uma atividade é um dos segredos do sucesso da progressão esportiva. É,a na verdade, essencial para progredir na maioria das outras atividades nas quais você pode se envolver.

Nesse sentido, você deve escolher uma atividade esportiva de que goste e que possa praticar facilmenteNão esqueça que o esporte não precisa ser uma tarefa, mas deve ser um momento de prazer e bem-estar, que serve para desconectar e manter a forma.

Como manter a motivação no esporte

2. Estabeleça metas

Em segundo lugar, também é necessário estabelecer metas durante cada treinamento. Os objetivos podem ser múltiplos: melhorar o tempo, manter um número baixo de movimentos, aprender um novo estilo de natação, etc. Se a dificuldade estiver bem equilibrada, o atleta gostará de alcançá-la.

3. Evite a monotonia

O prazer deve sempre permanecer no centro da atividade. Geralmente é o caso quando você inicia um esporte. No entanto, mais tarde, a busca pela melhoria no desempenho ou monotonia deixa o prazer em segundo lugar.

No entanto, a monotonia pode ser evitada diversificando o treinamento, realizando séries variadas ou usando materiais diferentes. Muitas vezes, tentar coisas novas é uma boa opção para aproveitar ao máximo o tempo e não ficar preso.

Aluno e professor na academia

4. Registre a sua evolução para ter motivação no esporte

É altamente recomendável que os atletas sigam a sua evolução muscular, pois isso pode trazer motivação extra quando você perceber que o seu desempenho aumentou. Além disso, acompanhar o treinamento permitirá apreciar melhor a eficácia dos programas de musculação e compará-los entre si.

Isso ajuda a manter o foco no objetivo e a não perdê-lo de vista. Se você tiver bons resultados, isso lhe trará satisfação e o motivará a não perder os benefícios obtidos. De fato, ficar ciente do progresso ajuda a desenvolver a autoconfiança e tem um importante efeito motivador.

Por exemplo, se você pratica musculação, pode ser uma boa ideia fazer anotações antes de iniciar cada mês. Ou seja, você pode medir a circunferência do braço, do peitoral, da coxa, do peso, etc., e anotá-las em um caderno ou em uma folha.

5. Treine com outra pessoa

Ao treinar com outras pessoas, é mais provável que você complete seu programa de treinamento do que se estivesse praticando sozinho. Treinar em equipe ou com amigos cria confiança e leva a uma melhor tolerância à dor. Além disso, há a oportunidade de motivar e apoiar um ao outro.

Praticar esportes coletivamente é muito eficaz no combate à falta de motivação. De fato, mesmo no inverno, a perspectiva de encontrar seus amigos e compartilhar um bom momento juntos o motivará a enfrentar o frio.

Como você viu, existem muitas dicas e maneiras de encontrar a motivação no esporte, algo necessário para realizar as suas sessões de treinamento e oferecer a sua melhor versão. De qualquer forma, você só precisa seguir as dicas que funcionam melhor para você!

  • Jõesaar, H., Hein, V., & Hagger, M. S. (2011). Peer influence on young athletes’ need satisfaction, intrinsic motivation and persistence in sport: A 12-month prospective study. Psychology of Sport and Exercise12(5), 500–508. https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2011.04.005
  • Vallerand, R. J., & Losier, G. F. (1999). An integrative analysis of intrinsic and extrinsic motivation in sport. Journal of Applied Sport Psychology11(1), 142–169. https://doi.org/10.1080/10413209908402956