Conheça os diferentes usos do óleo de coco

· 8 de março de 2019
O óleo de coco é composto principalmente de gorduras saturadas; na verdade, eles representam 90% da composição total, e embora muitas vezes pensemos que ele é prejudicial à saúde, a verdade é que ele pode apresentar muitos benefícios para o corpo

O óleo de coco é um dos produtos que tem mais aplicações. Pode ser utilizado como ingrediente em sobremesas, shakes ou barras de cereais, mas também podemos nos beneficiar dele de muitas outras maneiras, como vamos mostrar a seguir. Continue lendo e descubra todos os usos do óleo de coco.

Composição do óleo de coco

Além das gorduras saturadas, o óleo de coco é composto de ácidos graxos insaturados, vitaminas K e E e ferro. A principal característica do óleo de coco são suas múltiplas aplicações. Abaixo mostramos todas as formas que temos disponíveis para nos beneficiarmos deste fantástico produto.

Usos do óleo de coco: saúde capilar

Óleo de coco no cabelo

O óleo de coco é um produto perfeito para manter a saúde capilar. Além disso, o uso regular de produtos que têm uma base de coco torna o cabelo mais brilhante, mais forte e mais saudável. Embora seja um produto muito gorduroso, o seu efeito no cabelo é fantástico. Algumas das formas de aplicá-lo são as seguintes:

  1. Meia hora antes de tomar banho, aplique duas colheres de sopa de óleo de coco no cabelo. Não precisa estar molhado. Espalhe por todo o cabelo, certificando-se de que ele alcance todas as áreas. Quando você tiver aplicado, enrole o cabelo com uma toalha. Depois de meia hora, você pode enxaguar o cabelo e lavá-lo como de costume.
  2. Também é muito útil para evitar o frizz. Depois de pentear o cabelo e antes de sair de casa, umedeça as mãos com um pouco de óleo de coco. Você não precisa enxaguar, pois age da mesma forma que o laquê, selando o cabelo.

Usos do óleo de coco: creme corporal

Certamente você viu tanto em supermercados quanto em lojas especializadas que muitos cremes que são feitos de coco. Isso ocorre porque seu óleo tem propriedades antibióticas e antimicrobianas que impedem o aparecimento de rugas e manchas.

Além disso, por ser um produto tão gorduroso penetra facilmente na pele e atinge as camadas inferiores. Também é recomendado para aquelas pessoas que têm pele sensível, irritada ou inflamada.

Uma maneira de fazer um creme caseiro de coco é a seguinte: adicione três partes de óleo de coco e uma de manteiga de cacau. Misture bem os dois ingredientes e está pronto para uso.

Usos do óleo de coco: esfoliante

O óleo de coco também pode ser usado como um esfoliante natural. Em seguida, vamos dizer o passo a passo de como fazer este esfoliante que, além de limpar a pele, ajuda a regenerá-la.

  1. Lave o rosto com água morna e sabão. Desta forma, a pele é limpa e, graças à água quente, os poros se abrem.
  2. Encha uma xícara com açúcar e adicione duas colheres de sopa de óleo de coco.
  3. Passe pelo rosto fazendo uma leve massagem.
  4. Deixe por 10 minutos.
  5. Depois disso, retire o esfoliante com um algodão e lave com água morna novamente.

Usos do óleo de coco: ingrediente na cozinha

Óleo de coco na cozinha

Este óleo também pode ser usado na cozinha. Se você tiver um pote desse óleo em sua cozinha e usá-lo com frequência, logo perceberá os benefícios. Algumas das maneiras de consumi-lo são as seguintes:

  • Adicione uma colher de chá de óleo a infusões, chás ou cafés. Seu sabor é muito agradável e é uma maneira muito simples de incluir este alimento benéfico em nossa dieta diária.
  • Ideal para frituras. Embora essa faceta do óleo de coco não seja muito conhecida, recomendamos que você experimente. Com o óleo de coco as frituras ficam muito mais crocantes e saborosas.
  • Molho de saladas. Outra maneira de comer o óleo de coco é através de saladas. Em vez de usar azeite de oliva como de costume, adicione algumas colheres de óleo de coco.

Além dessas três propostas, você pode incluir o óleo de coco em vegetais salteados, batidas ou barras de cereal. O leque de opções oferecidas por esse alimento é muito amplo, por isso não há desculpa para não consumi-lo.