Como eliminar gordura abdominal? 5 dicas importantes para chegar lá

· 5 de julho de 2018
É necessário executar uma rotina de exercícios específicos na qual não podem faltar os abdominais, além de prestar muita atenção à dieta para conseguir um déficit calórico.

Alguns dizem que a gordura abdominal é a mais difícil de eliminar. Infelizmente, não podemos escolher de qual parte do corpo a gordura irá embora primeiro. Então como eliminar gordura abdominal? Com uma boa alimentação e um plano de exercícios, bem como compromisso e determinação, não há nada impossível. Saiba mais neste artigo.

Dicas de como eliminar gordura abdominal

A barriga é uma das áreas com maior tendência a acumular gordura devido ao sedentarismo e à má alimentação. Para ter uma barriga reta e “chapada” como vemos por aí no mundo fitness, é necessário se exercitar e mudar nossos hábitos.

O primordial para emagrecer e perder gordura é alcançar um déficit calórico, consumindo menos calorias na alimentação do que gastamos nas atividades do dia a dia e exercícios. A disciplina, o esforço e a constância trazem muitos resultados, até enfim remover a gordura abdominal, que é tão “rebelde” e teimosa. Siga esses parâmetros e essas dicas para alcançar sua meta:

1. Beba água com limão em jejum

Assim que você se levantar, encha um copo com água fria ou morna e coloque algumas gotas de suco de limão. Beba antes do café da manhã para purificar o corpo e ajudar a esvaziar o intestino.

Muitas vezes, a barriga inchada se deve à falta de evacuações diárias. Por isso, também recomendamos que você aumente o consumo de fibras, incluindo nozes, cereais integrais – por exemplo, aveia – e frutas (incluindo maçã, pera e ameixa).

Mulher tomando água com limão de manhã

2. Faça abdominais

São exercícios mais do que necessários para ter a barriga chapada, já que trabalham justamente os músculos dessa área. As opções são infinitas, mas você pode começar com o básico e aumentar as repetições ou até mesmo colocar um disco na barriga ou alguns pesos nos tornozelos.

E, claro, não podemos deixar de fora a popular “prancha”. Este exercício de isometria é um dos mais recomendados para ter uma barriga chapada. Você pode fazê-lo em um colchonete, na areia ou com os pés presos a uma corda TRX. O importante é que você mantenha a posição com o core tensionado enquanto aguentar.

Os músculos podem ficar escondidos atrás da gordura corporal, mas enquanto você emagrece aos poucos, pode ir desenvolvendo os músculos também, que ficarão definidos com o tempo. Paciência é a chave, resultados não aparecem do dia para a noite!

3. Não pule refeições

Se você achava que a resposta para como eliminar gordura abdominal era deixar de comer… você sempre esteve muito enganado! O café da manhã é essencial e nunca deve ser ignorado. Há uma falsa crença de que parar de comer é a melhor maneira de perder peso, no entanto, não se trata de fazer jejum, mas sim de comer alimentos saudáveis.

Uma restrição calórica muito grande leva à diminuição do metabolismo, e por isso resultados rápidos não se sustentam, fazendo a pessoa recuperar o peso em seguida. O famoso “devagar e sempre” é a melhor opção para perder gordura.

Tanto as quatro refeições principais – café da manhã, almoço, lanche e jantar – como os lanches no meio da manhã e no meio da tarde são “sagrados”. Inclua mais caldos de legumes, saladas frescas, iogurtes e frutas em sua dieta.

Não consuma refrigerantes, farinha branca ou açúcar. Quanto às frituras e aos embutidos, deixe para uma ocasião especial. E quanto ao café, melhor puro e sem adoçar e no máximo uma xícara por dia.

4. Faça exercícios aeróbicos

Dentro deste grande grupo de exercícios que nos ajudam a eliminar a gordura abdominal, podemos encontrar dezenas de opções: ciclismo, natação, corrida, caminhada, dança, zumba, boxe, crossfit, elíptico ou a escalada na academia… E a lista continua.

Se você não tem muito tempo livre, você também pode treinar durante o dia. Por exemplo, escolha ir trabalhar de bicicleta, suba pelas escadas e não pelo elevador, faça agachamentos ou afundos enquanto fala ao telefone… Você pode até se exercitar enquanto limpa sua casa! Tudo isso vai aumentar seu gasto calórico.

Alunos fazendo aula de step na academia

5. Descanse bem e relaxe

Você pode não acreditar, mas a insônia e o estresse são dois dos responsáveis pelo acúmulo de gordura no abdômen. Claro que a vida sedentária também colabora, suas consequências são desastrosas para o organismo em geral.

Se você não dorme bem, seu corpo permanece em estado de alerta constante e, quando isso acontece, você tem mais vontade de comer alimentos açucarados e gordurosos, mais hormônios do estresse na corrente sanguínea e consequentemente um maior acumulo do que você come em forma de gordura.

Nesse estado, a mente não escolherá alimentos saudáveis, mas optará pelas besteiras. O mesmo acontece quando estamos estressados, pois além de tudo não temos energia para preparar um jantar mais saudável e caseiro.

Portanto, recomendamos que você durma oito horas por noite e que faça atividades agradáveis no meio da rotina. Você pode passar meia hora por dia lendo enquanto toma um suco ou um chá de ervas; tomar um banho de imersão; dar um passeio no parque ou na praia; meditar ou fazer yoga… As opções são muitas!

Agora que você já sabe como eliminar gordura abdominal… mãos à obra!