Obesidade e sobrepeso: diferenças e similaridades
É comum confundirmos obesidade e sobrepeso. Apesar das duas coisas terem um fator comum, elas se diferenciam de uma forma muito clara: o nível de gravidade. Vamos analisar quais são as diferenças e as similaridades, assim como as consequências que as duas trazem.
Obesidade e sobrepeso: por que a obesidade é mais grave
Essa é uma doença crônica que aparece quando há um excesso de gordura no corpo. Essa doença tem efeitos negativos, como acentuar a aparição de patologias como a diabetes, hipertensão, complicações cardiovasculares e até alguns tipos de câncer, principalmente os gastrointestinais.
As pessoas cujo peso igualam ou superam em trinta por cento o ponto médio da escala de peso segundo o índice de massa corporal são consideradas obesas. A exceção são as pessoas muito musculosas.
Causas da obesidade
- Má alimentação. Excesso de gorduras na dieta, comer nas horas erradas.
- Falta de exercício físico. É recomendável fazer exercício pelo menos três vezes por semana.
- Fatores genéticos. Mutações de genes, ritmo metabólico das pessoas.
- Fatores orgânicos. Resistência à insulina, níveis baixo de leptina.
- Fatores socioeconômicos. As refeições rápidas e com alto teor de gordura geralmente são mais baratas do que as frutas e verduras. Além disso, já foi comprovado que as pessoas com mais status social têm mais tempo para fazer dietas ou exercício.
- Fatores psicológicos ou transtorno emocional. Por exemplo, uma depressão, onde comer pode fazer com que a pessoa sinta-se melhor.
Sintomas da obesidade
- Dificuldade ao respirar. A gordura excessiva que se acumula debaixo do diafragma e na parede torácica pode fazer pressão nos pulmões.
- Sono. A dificuldade de respirar pode interferir no sono, o que provoca a apneia do sono, causando sonolência durante o dia.
- Problemas ortopédicos. Como lombalgia – dor na parte inferior das costas – acentuação da artrose, especialmente no tornozelo, joelhos e quadril.
- Transtornos cutâneos. Já que não podem eliminar o calor do corpo de forma eficiente e tendem a suar em excesso.
- Inchaço.
Prevenção da obesidade
- Dieta saudável e equilibrada. Que seja baixa em gorduras e rica em frutas e verduras.
- Prática regular de exercício físico. É recomendável praticar esportes três vezes por semana durante quarenta e cinco minutos. Isso sempre adequando a intensidade às necessidades e ao estado físico de cada pessoa.
- Comer cinco vezes ao dia, em porções reduzidas.
Tipos
Existem dois tipos de obesidade, a central, que é a mais grave e pode trazer complicações sérias, e na qual a gordura localiza-se no tronco. E a periférica, na qual a gordura acumula-se da cintura para baixo e traz problemas de sobrecarga nas articulações.
Obesidade mórbida
Para tratar essa obesidade, é necessário cirurgia – que pode ser de dois tipos: restritiva e disabsortiva.
A cirurgia restritiva consiste em reduzir o tamanho do estômago para que o paciente não possa comer grandes quantidade de comida. A disabsortiva serve para induzir uma menor absorção dos alimentos.
Obesidade infantil
É uma alteração endocrinometabólica que leva a ter um maior risco cardiovascular na idade adulta.
Diferenças entre obesidade e sobrepeso: características do sobrepeso
As pessoas cujo peso igualam ou superam em vinte e cinco por cento o ponto médio da escala de peso segundo o índice e massa corporal são consideradas com sobrepeso.
O sobrepeso caracteriza-se pelo aumento de peso corporal e vem acompanhado do acumulo de gordura no corpo. Não é considerada uma doença, mas é um fator que pode levar a desenvolver doenças como a diabetes, hipertensão, infartos e alguns tipos de câncer.
Mesmo que obesidade e sobrepeso não sejam a mesma coisa, as causas, sintomas e a maneira de prevenção são iguais. Por isso, o mais importante é ter uma alimentação equilibrada e praticar esportes regularmente, independente dos fatores genéticos e socioeconômicos.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.