4 alimentos que engordam e você não sabia

· 15 de julho de 2018
Existem alguns alimentos que, por alguns de seus benefícios, parecem ter imunidade em termos de consumo, mas a verdade é que eles podem se tornar um inimigo oculto na sua dieta.

Você está fazendo dieta e não entende porque você não está perdendo peso? Talvez seja porque você esteja comendo alimentos que, embora sejam muito saudáveis, são calóricos demais para uma dieta de emagrecimento e acabam se tornando alimentos que engordam já que, como já sabemos, para emagrecer precisamos gastar mais calorias do que as que ingerimos pela alimentação.

A seguir vamos te contar quais são alguns desses alimentos que engordam e vamos propor algumas variações para que você possa substituí-los por uma opção menos calórica.

Além dos alimentos saudáveis mas calóricos, há também alimentos que nem sequer são saudáveis. Parte da culpa de acreditamos que alguns alimentos são saudáveis, mesmo eles não sendo realmente, é das marcas. De tempos em tempos surgem novas modas que propõem alimentos praticamente mágicos. Como você verá, a maioria dos alimentos que propomos estão muito na moda e é muito comum consumi-los em grande quantidade.

Alimentos que engordam

1. Sushi

O primeiro dos alimentos que engordam, apesar de muitos acharem que não, é o sushi, um alimento muito popular há alguns anos. Esta preparação tradicional japonesa cruzou a fronteira para chegar ao resto do mundo como uma receita saudável e variada que qualquer um pode comer. Mas essa crença é verdade?

Menina comendo sushi com uma expressão de surpresa

Na verdade, o sushi não é tão saudável quanto parece, já que muitas de suas maneiras de preparar incluem molhos, recheios fritos e pouco saudáveis. Além disso, não é recomendável comer sushi em grande quantidade porque eles podem conter um grande número de calorias que não vamos queimar e que vamos acumular na forma de gordura.

Se você vai comer sushi, recomendamos que você opte por recheios de baixa caloria e faça isso em quantidades moderadas. Além disso, você não deve comê-los com muito molho. Você também deve descartar algumas elaborações que estão longe das tradicionais, como sushi frito ou com queijos muito gordurosos.

Peças de sushi mais saudáveis:

  • Maki. O Maki é a forma mais simples de sushi. É arroz branco coberto pela camada característica de algas marinhas e preenchido com uma pequena porção de peixe cru. Este peixe é geralmente atum ou salmão.
  • Niguiri. É um pedaço alongado de arroz em cima do qual é colocado um camarão, uma fatia de atum ou salmão.

2. Frutas Desidratadas

A fruta desidratada é basicamente fruta da qual se remove a água. Para muitas pessoas, é um lanche saudável para carregar na bolsa para quando a fome aparecer. Também é comum o consumo na hora do café da manhã ou acompanhado de um iogurte. Parece que, por ser algo pequeno e completamente seco, não tem um grande número de calorias, mas a verdade é outra.

Maça, damasco e bananas desidratadas

Ao desidratar a fruta, o que é feito é simplesmente reduzir seu volume, mas isso não afeta os nutrientes. As calorias ainda estão intactas, embora de maneira mais concentrada. O perigo da fruta seca é que, ocupando tão pouco espaço, podemos consumir 3 ou 4 pedaços sem percebermos. Além disso, alguns frutos desidratados muitas vezes incluem açúcares adicionados.

A fruta desidratada nunca deve ser um substituto para a fruta fresca. Devemos lembrar também que ela deve ser combinada com alimentos saudáveis, comidas em pequenas quantidades ​​e junto a uma prática regular de exercícios físicos. Você pode consumir frutas desidratadas sempre que fizer isso numa quantidade adequada e certificando-se de que não contém açúcar além do da própria fruta.

3. Barras de cereais

As barras de cereais são apresentadas como um lanche saudável perfeito para comer entre as refeições e manter a dieta. Nossa recomendação é que você faça suas próprias barras de cereal, porque é a única maneira de evitar esses alimentos não saudáveis. Eles geralmente são muito processados, cheios de açúcares e outras subtâncias para que se conservem por algumas semanas.

Mulher comendo uma barrinha de cereal

As barras de cereais que você pode encontrar em qualquer supermercado contêm altos níveis de açúcar e gorduras. Além disso, a maioria delas inclui iogurte, chocolate ou coberturas de geleia que as tornam não recomendadas para aqueles que querem perder peso.

4. Abacate

O abacate é uma das comidas que estão mais na moda na atualidade. É um alimento versátil que pode ser consumido sob a forma de guacamole, com torrada ou saladas. Muitas pessoas a veem como uma fruta saudável e perfeita para incluir em qualquer refeição. A realidade é que o abacate não tem nada a ver com outras frutas, como laranja, banana ou maçã.

Abacate usado como ingrediente em pastas e torradas

O abacate contém 160 calorias por 100 gramas de produto. Além disso, contém 16 gramas de gordura e 8,5 gramas de carboidratos. Ele é saudável? Sim! Mas também é muito calórico. Por tudo isso, devemos saber que, ao adicioná-lo a qualquer preparação, estamos adicionando uma quantidade considerável de calorias.