Como perder peso: quatro hábitos que irão te ajudar

· 25 de julho de 2018
Existem pequenos hábitos que nos ajudam a perder peso e a ficar sempre saudáveis. Você só tem que saber como e quando praticá-los para que eles possam nos ajudar com o nosso objetivo

Não existem fórmulas mágicas quando pensamos em como perder peso. Você não deve seguir essas dietas milagrosas que vemos por aí. Isso porque a única maneira de alcançar o peso desejado é seguindo uma dieta equilibrada e praticando exercícios físicos. No entanto, existem pequenos hábitos que irão te ajudar. A seguir, explicamos as mudanças que você deve fazer no seu dia a dia se está tentando descobrir como perder peso.

Como perder peso? Hábitos que podem nos ajudar

Beba um copo de água com limão quando você acordar

Mulher tomando água com limão de manhã

O primeiro hábito que irá te ajudar a perder peso é beber um copo de água com limão, após você se levantar. A água com limão em jejum traz muitos benefícios para o organismo e também é muito fácil de ser preparada.

Para prepará-la, basta esquentar um copo de água com o suco de meio limão. É importante não adicionar nenhum tipo de adoçante. Você vai perceber que não será necessário, já que o sabor é gostoso.

Beber um copo de água morna com limão com o estômago vazio traz os seguintes benefícios:

  • Hidrata o corpo depois de toda a noite
  • Ela fornece 25% da vitamina C que precisamos ingerir diariamente
  • Melhora a digestão
  • Possui um efeito de saciedade para não exagerar no café da manhã

Leve sempre um lanche saudável em sua bolsa

Todos nós sabemos que o saudável é comer cinco refeições por dia. Apesar disso, quase sempre acabamos pulando algumas refeições. Quando estamos fazendo dieta, acreditamos que quanto menos comermos, melhor. Dessa forma, comemos menos calorias e perdemos peso mais rápido.

Isso pode até acontecer durante uns dias ou três, mas comer pouco afeta nosso humor e a ansiedade vai crescendo. Finalmente, acabamos ignorando a dieta e comendo mais do que o necessário, ou alimentos que não são muito saudáveis. Isso certamente não estaria em um guia de como perder peso, não é mesmo?

Para acabar com a ansiedade e chegar na hora das refeições com menos fome, a melhor opção é levar um lanche saudável na bolsa. Esse lanche pode ser um pedaço de fruta, um suco natural, uma barra de cereal – se for caseira melhor ainda – ou um sanduíche pequeno.

Se comermos esses alimentos na metade da manhã ou no meio da tarde, poderemos chegar no almoço ou no jantar com menos fome e com menos ansiedade. A única coisa que devemos ter em mente é que o lanche deve ser saudável, pois não adianta comer menos no almoço ou no jantar se antes comermos bolos, bebidas açucaradas ou qualquer outro alimento desse tipo.

Incorpore o chá ao seu dia a dia

Chá de limão com hortelã

O chá é uma ótima dica de como perder peso e um aliado das dietas, além de ser uma bebida que tem múltiplos benefícios. Se você se acostumar a tomar uma xícara de chá durante o café da manhã e outra depois do almoço ou do jantar, você notará os benefícios imediatamente.  É importante que você tome com adoçante em vez de açúcar para que fique mais saudável.

Além de te hidratar e ajudar a se sentir saciado naquele momento, você poderá escolher o chá de acordo com as suas necessidades: insônia, problemas de pele, nas unhas, no cabelo, etc.

De todos os chás que existem no mercado, recomendamos os seguintes. Você também pode tentar combiná-los e fazer as suas próprias infusões:

  • Chá verde: melhora a digestão, protege contra doenças cardíacas e é um protetor dental
  • Chá vermelho: estimula o metabolismo, benéfico para as pessoas com diabetes.
  • Chá de cavalinha: aumenta as secreções urinárias em 30%, por isso, é perfeito para as pessoas que retém líquidos, além de melhorar a saúde das unhas e do cabelo.

Jantar leve e duas horas antes de dormir

Durante o dia, temos três refeições principais: café da manhã, almoço e jantar. Além desses três devemos adicionar duas refeições leves que são o lanche na metade da manhã e no meio da tarde. Das três refeições principais a mais leve deve ser o jantar.

Fora isso, o jantar deve ocorrer pelo menos duas horas antes de irmos para a cama. Nós todos sabemos que no Brasil isso é complicado porque chegamos à noite do trabalho e queremos comer uma boa refeição antes de irmos dormir.

Para que o corpo funcione adequadamente e não passarmos mal com o jantar, é importante só irmos deitar quando a digestão já tiver sido feita. Esse tempo é de duas horas. Dessa forma, nos sentiremos mais leves e não teremos problemas digestivos.