Motivação diária: dicas para desenvolvê-la

15 de dezembro de 2018
Sem motivação não haverá resultados, tudo vai ser mais difícil para nós e também muito menos gratificante; por isso, vale a pena investir um pouco de tempo em conhecer alguns truques que podem nos ajudar

No esporte, no exercício ou em qualquer modalidade que seja feita a longo prazo, um certo nível de motivação diária é requerido para poder ganhar e manter a constância.

Desta forma, a motivação atua como o motor que impulsiona a produtividade no que você quiser fazer. Por isso, neste artigo vamos te mostrar a importância da motivação diária, bem como vários truques para encontrá-la.

A motivação, na psicologia, é definida como vários estados internos que movem o organismo em direção a metas ou objetivos. Isso significa que a motivação atua como um estímulo para persistir em certas ações até que consigamos alcançar o que queremos.

Às vezes, a motivação surge sozinha, sem a necessidade de procurá-la; no entanto, manter a motivação estável durante todo um processo pode ser difícil.

Talvez no início do percurso você tenha uma motivação muito boa mas, à medida que a dificuldade aumenta, você começa a perdê-la. Por essa razão, além da motivação em geral, é importante ter uma motivação diária.

Mulher fazendo exercícios para braços na academia

Há muitas maneiras de obter uma motivação diária, assim, você pode aplicar as que mais se encaixam na sua personalidade, as mais práticas ou então aquelas que fazem você se sentir melhor.

Como encontrar uma motivação diária?

O mais importante é que você procure uma maneira de se motivar todos os dias, para não abandonar a meta nem diminuir o seu desempenho. Então, coloque em prática os seguintes truques de motivação no esporte:

Ouça a sua música favorita

Já foi provado que a música aumenta o desempenho esportivo, o que a torna uma excelente maneira de te motivar. O segredo é selecionar as músicas que fazem você se sentir com mais energia para a ocasião.

Ou seja, aquelas que você mais gostar e que, ao mesmo tempo, se ajustem à prática esportiva que você for fazer. Por exemplo, se você for fazer exercícios rápidos, então ouça uma música que tenha um ritmo acelerado. Se, ao contrário, você for fazer alongamentos, então ouça uma música mais tranquila.

Mulher ouvindo música praticando corrida

Você pode fazer diversas playlists de músicas para os seus treinos, desta forma você não vai se cansar de sempre ouvir a mesma coisa.

Além disso, é recomendável que você coloque a música alguns minutos antes do treino, para começar a entrar no ritmo. Você também pode escolher músicas cujas letras tenham um conteúdo encorajador para, dessa forma, se animar ainda mais no treino.

Inspire-se no que está ao seu redor

Entrar na rotina pode ser prejudicial. Truques de motivação diária implicam envolver várias coisas para manter vivo o impulso de alcançar aquilo que você quer. Portanto, não procure a motivação em um recurso ao qual você já recorreu várias vezes; ao contrário, explore novas opções para se motivar.

Encontrar inspiração no que está ao seu redor pode até mesmo abrir uma porta para um mundo maravilhoso que talvez sempre tenha estado diante dos seus olhos.

Ações simples, tais como treinar em um lugar diferente daquele que você está acostumado, se exercitar bem cedo para ver o nascer do sol ou escalar uma montanha, entre outros aspectos, são opções que podem te ajudar.

Cada cidade é diferente, assim, por que não buscar motivação nos segredos que se escondem ao seu redor?

Mergulhe na sua modalidade

Uma das melhores maneiras de ter motivação diária é se envolver completamente no que você estiver fazendo ou, em outras palavras, ter paixão pela atividade.

Assim, não se limite apenas a colocar a modalidade em prática, viva-a. Independentemente de você praticar natação, correr, fazer Crossfit… Tente tirar o máximo proveito da atividade.

Há muitas coisas que vão fazer você se sentir motivado e, ao mesmo tempo, aumentar a sua paixão pelo que você faz. Desde o uso de acessórios e roupas específicos para o esporte que você pratica, até assistir a vídeos de profissionais da área ou entrar em grupos nas redes sociais de pessoas que compartilham dicas e truques.

A ideia é estar submerso na atividade que você está fazendo para que, dessa forma, você tenha pequenos incentivos motivacionais todos os dias sem ter que procurar por eles.

Busque pensamentos positivos

Tudo está na sua mente. Ao pensar positivo, é muito mais provável que tudo corra bem. Dessa forma, se imaginar obtendo sucesso e manter as boas ‘vibrações’ vai ser muito útil para estar feliz e motivado. Algumas pessoas acham difícil ser otimistas; nesse caso, esteja rodeado de pessoas e ambientes positivos.

Busque pensamentos positivos

Para ter motivação diária através do pensamento positivo, você deve apenas entender que você tem o controle do seu humor, então você não deve permitir que elementos externos interfiram nos seus pensamentos. Agora, existem duas ótimas opções para fortalecer a positividade diariamente:

  • Leia notas, frases, histórias ou fragmentos de textos que demonstram, aumentam e inspiram as boas vibrações. Você pode consegui-los facilmente na internet; assim, você pode pegar os que você mais gostar, imprimir e pendurá-los no seu quarto ou em algum lugar onde fiquem visíveis.
  • Mantenha pequenos lembretes das razões pelas quais você deseja alcançar essa meta que você se propôs em um recipiente. Esta é uma opção muito mais personalizada, que vai manter viva a chama da motivação.

Buscar a motivação diária é extremamente importante para percorrer a estrada para o objetivo. Portanto, não fique estagnado, está nas suas mãos encontrar e manter a sensação de energia que cresce dentro de você  e que te leva a alcançar coisas incríveis.

Além disso, fazer as coisas motivado dá um sabor diferente à vida e também a todas as atividades esportivas. Está na hora de dar 100% do seu potencial!