Como treinar em casa? 5 opções para se exercitar sem ir à academia

· 2 de dezembro de 2018
Ir na academia pode ser um grande inconveniente para algumas pessoas, seja pelo volume de pessoas que frequentam o mesmo horário ou pela distância. Mas nós não precisamos mais de uma academia para treinar, é muito fácil fazer isso em casa.

Embora em um academia tenhamos a ajuda de um treinador e as máquinas necessárias para treinar, às vezes não temos tempo nem orçamento para ir a uma. Mas essas não são desculpas para não se exercitar! Ensinaremos como treinar em casa a seguir.

Como treinar em casa?

Talvez você não goste da ideia de ir na academia porque fica longe de casa, custa caro ou você não gosta de ver outras pessoas treinando. Talvez  você não se sinta à vontade ou sua agenda está muito sobrecarregada.

Independentemente de qual ou quais sejam as razões que você tenha, a verdade é que você pode aprender como treinar em casa. Sim, é isso mesmo que você está lendo. Você só precisa de compromisso, dedicação e acima de tudo disciplina. Alguns exercícios básicos para começar:

1. Pular corda

Você precisa de um pouco de espaço para não quebrar tudo com a corda, mas o material é muito barato. Você pode até usar qualquer corda que você tenha em casa. Acredite ou não, este exercício é um dos mais completos que existe.

Pular corda fará com que você transpire, melhore sua respiração, queime calorias, fortaleça seu coração e, ao mesmo tempo, divirta-se. Você pode começar a pular devagar e depois complicar um pouco as coisas: com uma perna, ao ritmo da música, trazendo os joelhos para o peito, etc.

2. Abdominais

Embora eles não sejam do seu agrado (pelo menos de muitos de nós), você deve saber que os abdominais são um exercício muito bom, porque trabalham muitas áreas do corpo. Além da barriga, permitem tonificar pernas, braços e até costas. Tudo depende dos exercícios e das repetições que você faz.

Mulher se preparando para fazer abdominais em casa

Deite-se no chão ou em um tapete (também pode ser uma toalha). Flexione os joelhos e coloque as mãos atrás da nuca. Levante o tronco e tire a parte de trás das costas do chão. Faça o esforço com o abdômen e não com o pescoço.

Quando você dominar a técnica básica, dificulte um pouco: levante as pernas e deixe-as suspensa. Repita o movimento do tronco.

Você também pode fazer a famosa ‘bicicleta’ flexionando e esticando as pernas alternadamente e tocando com o cotovelo oposto. Por exemplo: a perna direita esticada, a perna esquerda flexionada, se gira o tronco para a esquerda.

3. Burpees

Você quer um exercício que trabalhe todos os músculos? Então aprender a fazer esse exercício do crossfit é essencial na hora de aprender como treinar em casa. Eles são realmente completos e exigem algum esforço, mas seus efeitos são impressionantes.

Para começar, levante-se e separe ligeiramente as pernas. Abaixe o tronco e dobre os joelhos. Descanse as palmas das mãos no chão e estique as pernas. Dobre os braços, retraia as pernas e levante-se. Isso é uma repetição. Vá em frente e faça pelo menos 10!

4. Yoga

Mais e mais pessoas estão aproveitando os benefícios da Yoga para sua saúde. E não é necessário ir a uma aula ou praticá-la fora de casa. Você também pode fazer diferentes posturas em seu quarto ou, muito melhor, ao ar livre no jardim ou na varanda.

Mulher praticando Yoga com um gatinho

Embora digam que para fazer Yoga é necessário um desses colchões “especiais”, a verdade é que um lençol ou uma toalha é suficiente. Procure vídeos diferentes que te guiem nas posturas e desfrute de um exercício maravilhoso.

5. Agachamentos

Eles trabalham o quadríceps, mas também melhoram a postura e permitem que você queime gordura. Tudo depende da energia que colocamos neste famoso exercício.

Para começar, recomendamos que você faça os agachamentos básicos, mas depois você pode ir adicionando outras variantes, como por exemplo abrir mais as pernas (agachamentos sumo), apoiar as costas contra a parede (isométricos), utilizando halteres em ambas as mãos (com pesos), etc.

Agora que você já sabe como treinar em casa deve estar pensando porque nunca treinou antes. É possível malhar sem gastar dinheiro, quando você tem alguns minutos livres e sem necessidade de ir para algum lugar. Melhor impossível!