Conselhos para conseguir emagrecer fazendo cardio

· 16 de agosto de 2018
Se você quer ter bons resultados, precisa se informar sobre qual exercício é melhor para o seu objetivo. Descubra no que consistem os exercícios cardiovasculares e como fazê-los.

Você já tentou emagrecer fazendo cardio? Às vezes, quando se deseja emagrecer, começamos a fazer coisas que acreditamos que vão facilitar o processo. Treinar em excesso, comer pouco… tentamos de tudo! Graças a ideias erradas, acabamos perdendo a motivação e abandonando a meta.

Para emagrecer, a alimentação tem um papel importante. Mas o exercício também é parte significativa do processo e existem vários tipos de treino que ajudam na perda de peso. E sim, sem dúvidas os exercícios cardiovasculares são muito efetivos para perder peso, pois geram um alto gasto calórico e podem queimar gordura. Veja a seguir dicas para emagrecer fazendo cardio!

Exercícios cardiovasculares ou aeróbicos?

Os exercícios que aumentam a frequência cardíaca são definidos como exercícios cardiovasculares, aeróbicos ou apenas cardio. Esses exercícios envolvem a respiração e podem ter intensidades mais altas ou mais baixas.

Menina usando máquina de cardio na academia

Os exercícios cardiovasculares trazem benefícios como:

  • Diminuir a pressão sanguínea.
  • Fortalecer os tecidos.
  • Melhorar a capacidade pulmonar e cardiovascular.
  • Baixar os níveis de colesterol no sangue.

Então, em poucas palavras, o cardio é um método de treinamento que trabalha diferentes partes do corpo e tem muitos benefícios, tanto para a saúde quanto estéticos. Siga lendo e descubra conselhos preciosos que lhe servirão para emagrecer fazendo cardio da maneira correta.

Escolha bem seu exercício para emagrecer fazendo cardio

Existem vários exercícios cardiovasculares que você pode escolher para emagrecer. No entanto, o mais recomendável é escolher o que mais se adapte a suas preferências. Os exercícios de cardio geralmente exigem muito de ós, implicando um alto nível de compromisso para aderir aos treinos e emagrecer a longo prazo. Por isso, é ideal que você escolha exercícios cardiovasculares com os quais você se sinta confortável.

Isso significa escolher um exercício do qual você goste. Assim, emagrecer fazendo cardio não será uma tarefa chata, e sim algo que fará parte de sua rotina e da qual você não vai tentar escapar. Você pode experimentar a zumba se gosta de ritmos latinos, ou usar uma bicicleta se você quer espaços abertos. Sinta-se livre para escolher algo que você goste.

Alunos em uma aula da academia

A água é vida em qualquer forma

Beba muita água. Quando queremos emagrecer, precisamos ter um estilo de vida saudável para o corpo. A água é importante, pois limpa e purifica o organismo. Assim, quando queremos emagrecer fazendo cardio, o processo de perda de peso é baseado em exercícios cardiovasculares que fazem com que suemos muito. Precisamos beber água para compensar porque é necessário manter  o corpo sempre hidratado.

Não sinta vergonha se você sua muito. Pelo contrário, suar muito é benéfico porque elimina toxinas e é sinal de que você está de fato queimando gordura. Por isso, quanto mais você suar, melhor. De quebra, você terá a satisfação pessoal de ver seu corpo refletindo seu esforço.

Diz-se que o recomendável é ingerir dois litros de água por dia. Isso não deve ser mal interpretado, já que parte da água que o corpo precisa está nas frutas e verduras que consumimos. Isso quer dizer que você deve ingerir a quantidade de água que seu corpo pede. Em poucas palavras, beba quando tiver sede e até saciá-la.

Positividade acima de tudo

Os exercícios cardiovasculares cansam. Geralmente, nos deixam esgotados. Por isso, se em algum momento você sentir vontade de jogar a toalha, mantenha a mente positiva e não se renda.

Aluna fazendo transport com professor

O cardio dá bons resultados. Você pode focar nisso para não abandonar o treinamento, mesmo quando se sentir exausto. Para emagrecer fazendo cardio, a constância é a chave!

Alimente-se bem

É importante complementar os treinamentos com uma boa alimentação. Isso não é apenas um conselho simples. Na verdade, é algo muito importante. Os exercícios cardiovasculares ajudam a queimar gordura e aumentam nosso gasto calórico, mas se comermos demais não emagreceremos. Nem se comermos de menos.

Por exemplo, se você sair para correr de manhã sem tomar café da manhã ou pelo menos comer algumas frutas, no treinamento você vai queimar músculo, e não gordura. Ao queimar músculos, além de ser algo prejudicial pois diminui o metabolismo,  você estará correndo o risco de ficar enjoado ou até desmaiar.

Descanse o suficiente

Os exercícios de cardio consomem bastante energia do nosso corpo. Por isso, é preciso ter tempo suficiente para descansar e repor as energias para o treinamento seguinte. Para emagrecer, não é preciso ficar treinando vinte e quatro horas por dia. É preciso deixar que o corpo cumpra seus ciclos para emagrecer de maneira saudável.

Não esqueça desses conselhos

Os exercícios cardiovasculares são essenciais na hora de emagrecer. E não só para emagrecer, mas também para manter o corpo em ótimas condições e garantir um bom funcionamento dos órgãos. Isso além de acelerar o metabolismo e definir o corpo.

Não esqueça desses conselhos. Todos eles são importantes para conseguir emagrecer com cardio. Tenha em mente que ao treinar e chegar aos seus objetivos, você se encherá de satisfação e orgulho. Motive-se!