Dez razões para você começar a praticar Yoga todos os dias

· 4 de agosto de 2018
Essa disciplina milenar oferece vários benefícios para a saúde. Melhora o humor, renova as energias e fortalece o corpo. Trata-se, inclusive, de uma atividade ideal para pessoas idosas.

Vivemos em uma realidade na qual o ritmo das atividades é muito acelerado. Para conseguir desconectar a mente, relaxar o corpo e se sentir melhor, muitos médicos recomendam praticar Yoga todos os dias.

Existem muitas razões para começar a praticar Yoga todos os dias. Embora haja sempre um componente de satisfação e de escolha pessoal, a lista a seguir pode ser uma motivação extra para começar a gostar dessa atividade tão prazerosa.

Dez razões para começar a praticar Yoga todos os dias

Os especialistas em medicina esportiva e saúde afirmam que praticar Yoga todos os dias traz muitos benefícios para a saúde física e mental. Não é necessário ter equipamentos para começar. Basta um pouco de coragem, de determinação e de um bom instrutor.

Além disso, não é necessário estar em forma. Acredita-se erroneamente que a Yoga envolve posições impossíveis de realizar por alguém que nunca esteve em uma sala de ginástica. Na verdade, muitas pessoas com doenças crônicas praticam Yoga.

Alunos em uma aula de Yoga

Quais são as razões para começar a praticar Yoga todos os dias:

Ajuda a reduzir o estresse

A prática diária de Yoga ajuda a reduzir os níveis de cortisol e da pressão arterial. Ela relaxa a mente e o corpo, conseguindo eliminar o estresse depois de um dia pesado de trabalho.

Aumenta a flexibilidade do corpo

No início, pode ser difícil executar até as posições mais simples. Mas já a partir da primeira sessão, sentimos as mudanças na musculatura. Com a prática, trabalhamos todos os músculos do corpo, ganhamos força e o equilíbrio da postura melhora, assim como a flexibilidade.

É uma prática que pode ser adaptada a qualquer pessoa

A verdade é que não existe só um tipo de aula de Yoga. As posturas variam de acordo com o que cada um pode fazer. Com a prática das sessões de treino e com a ajuda do instrutor, a dificuldade vai aumentando até que o corpo alcança a máxima flexibilidade possível.

Ajuda a controlar o peso

A prática de Yoga todos os dias é uma ótima maneira de manter a forma. A combinação da respiração, do alongamento e dos movimentos ativam o metabolismo e o equilibram. Isso nos ajuda a alcançar um peso saudável e a aprender a controlar o apetite.

Mulher que emagreceu e está com as calças largas

Promove a saúde interna

Por meio do alongamento e da contração dos músculos, os órgãos e as glândulas do organismo também se beneficiam. A Yoga estimula um bom funcionamento do sistema cardiovascular, do endócrino, do respiratório, do digestivo e do nervoso. Ela é recomendável para pacientes com problemas cardíacos e com problemas asmáticos.

Ensina a conhecer o próprio corpo

Por meio do controle da postura e da respiração, a Yoga nos ensina a observar e a conhecer o nosso corpo de dentro para fora. Após diversas sessões, adquirimos mais consciência de como trabalha o nosso organismo e a mente.

Aprendemos a reconhecer os processos mentais e a ordenar os pensamentos. Isso gera uma melhora na concentração e na capacidade de reação diante de situações estressantes.

Alivia a dor

O relaxamento do corpo influencia a liberação de endorfinas que atuam como “analgésicos” naturais. A prática da Yoga todos os dias é altamente benéfica para aquelas pessoas que sofrem de doenças degenerativas. Esse é o caso da artrite, do reumatismo, da osteoporose e até mesmo do câncer.

Essa disciplina ajuda a aliviar a dor, graças ao controle da respiração e dos movimentos musculares. Essas atividades massageiam os órgãos internos, melhorando as suas funções.

Fonte de energia constante

A prática diária de Yoga ativa os neurotransmissores e a liberação de endorfinas. Depois de uma sessão de Yoga, o corpo não se sente cansado, mas sim cheio de energia.

Mulheres fazendo Yoga no parque

A circulação sanguínea é ativada

Está cientificamente comprovado que a prática de yoga todos os dias contribui para um aumento dos glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigênio e nutrientes por todo o organismo. Uma boa oxigenação promove a saúde de todos os sistemas do corpo, do cérebro e melhora visivelmente a pele.

Melhora a autoestima

Ademais, a prática contínua de yoga ativa o funcionamento do sistema nervoso e coloca em equilíbrio os níveis hormonais. Isso melhora o humor e o grau de otimismo, a raiva desaparece e a ansiedade pode ser controlada mais facilmente. A consequência disso é que a prática ajuda a eliminar a depressão e a autoestima se eleva.

Finalmente, nós podemos assegurar que a Yoga não só melhora a saúde, mas também incentiva mudanças de hábitos e uma visão mais positiva da vida. Portanto, você pode começar a praticar independentemente da idade ou da sua condição física e ter todos esses benefícios em pouco tempo!