Lesões mais comuns na patinação artística no gelo
Na patinação artística, os patinadores fazem saltos, piruetas, giros e sequências de passos que podem causar lesões muito graves e prejudiciais ao bem-estar. Este é um esporte com alta dificuldade técnica, no qual é necessário saber se mover de forma rápida e ágil, além de ter uma boa noção de espaço e resistência.
Por esta razão, os patinadores devem treinar constantemente, para estarem em forma e serem capazes de executar todas essas habilidades. No entanto, o desgaste por causa de tanto treinamento e manobras perigosas tem como resultado dores, lesões ou traumatismos.
Portanto, é importante que os atletas sejam cuidadosos e estejam atentos a qualquer dor, além de fazer tudo o que for possível para evitar lesões. A seguir, vamos mostrar as lesões mais frequentes na patinação artística no gelo.
Lesões frequentes na patinação artística no gelo
1. Entorses e fraturas de tornozelo
Os patins, os passos, o peso e a pressão exercida sobre os tornozelos tornam os patinadores suscetíveis a entorses e fraturas. As lesões da patinação artística no tornozelo que são causadas pelo estresse podem incluir danos nos músculos peroneais e tibial anterior.
Além disso, essas dores são extremamente complicadas para os atletas, uma vez que isso afeta diretamente o seu desempenho na pista. Uma forte lesão no tornozelo pode até mesmo prejudicar a carreira esportiva de uma pessoa.
2. Lesões no joelho
As lesões no joelho podem ocorrer por causa de uma queda, devido ao desgaste muscular ou devido a falhas na técnica. Geralmente, quando há uma queda, a lesão é pequena, deixando o patinador com um joelho dolorido e um hematoma.
No entanto, uma pancada forte pode prejudicar a patela seriamente, ou até mesmo tirá-la do lugar. Se não for corrigido com fisioterapia, o desalinhamento da patela pode causar danos progressivos ao joelho e à cartilagem que o mantém estável.
Além disso, os joelhos também podem ser prejudicados pela força de torção exercida durante saltos ou giros. Mais comumente, tal lesão envolve os ligamentos que posicionam a articulação do joelho corretamente.
3. Tendinite
Os pés dos patinadores ficam protegidos dentro dos patins, porque eles são projetados para protegê-los da melhor forma possível. No entanto, a repetição e a força aplicadas em cada um dos passos podem causar tendinite.
A tendinite pode ocorrer no tendão de Aquiles, no tornozelo ou na parte inferior dos pés, entre outros lugares. Por isso, os patinadores devem usar calçados adequados e prestar atenção ao bem-estar dos seus pés.
4. Lesões nas mãos e pulsos
Ao escorregar ou cair, o instinto imediato das pessoas é estender a mão para se proteger; isso é bom, pois serve para proteger o rosto. No entanto, isso também pode causar lesões graves na mão ou no pulso por causa da força do impacto.
5. Machucados na cabeça
Caso haja a perda do equilíbrio ou do controle, as lesões na cabeça são uma consequência comum, mas também séria. A superfície do gelo é muito perigosa, já que não há amortecimento contra o impacto. Essas lesões da patinação podem incluir concussões ou outros ferimentos traumáticos.
Prevenção de lesões na patinação
Na patinação artística no gelo, é necessário fazer de tudo para evitar lesões. A principal razão é que elas podem causar problemas a nível muscular e também atrapalhar o progresso da carreira do atleta. Portanto, existem alguns aspectos que devem ser colocados em prática para evitar problemas:
- Sempre se aquecer muito bem antes de entrar na pista de gelo.
- Certificar-se de ter a capacidade física e todas as habilidades para fazer os diferentes movimentos e passos.
- Usar roupas adequadas para patinar: nada de joias, evitar roupas soltas, prender os cabelos e usar patins de acordo com o tamanho correto.
- Se possível, não treinar enquanto estiver muito exausto ou lesionado. Isso pode piorar o bem-estar físico e mental, além de afetar o desempenho.
- Ter um kit de primeiros socorros com suprimentos básicos para lidar com machucados, tais como bandagens adesivas, álcool, algodão, pomada para dor, gel muscular, entre outros.
- Consultar um especialista em caso de dor, desconforto ou se houver suspeita de lesão. Em todos os casos, a automedicação deve ser evitada.
Em suma, a patinação artística no gelo é um esporte que exige muita resistência, mas, ao mesmo tempo, é algo delicado e cheio de elegância. Por isso, é necessário ser muito rigoroso no nível de execução, uma vez que sofrer qualquer uma dessas lesões não seria nada conveniente.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Campanelli, V., Piscitelli, F., Verardi, L., Maillard, P., & Sbarbati, A. (2015). Lower Extremity Overuse Conditions Affecting Figure Skaters During Daily Training. Orthopaedic Journal of Sports Medicine, 3(7).
- Okamura, S., Wada, N., Tazawa, M., Sohmiya, M., Ibe, Y., Shimizu, T., … Shirakura, K. (2014). Injuries and disorders among young ice skaters : relationship with generalized joint laxity and tightness. Open Access Journal of Sports Medicine, 191–195.
- Porter, E. B., Young, C. C., Niedfeldt, M. W., & Gottschlich, L. M. (2007). Sport-Specific Injuries and Medical Problems of Figure Skaters. WMJ : Official Publication of the State Medical Society of Wisconsin, 106(6), 330–334. Retrieved from papers://6c494451-ee6e-4dd0-9f2c-10e1a6a49c65/Paper/p50
- Ferrara, C. M., & Hollingsworth, E. (2007). Physical characteristics and incidence of injuries in adult figure skaters. International Journal of Sports Physiology and Performance, 2(3), 282–291. https://doi.org/10.1123/ijspp.2.3.282
- Porter, E. B. (2013). Common injuries and medical problems in singles figure skaters. Current Sports Medicine Reports, 12(5), 318–320. https://doi.org/10.1249/JSR.0b013e3182a4b94e
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.