Como emagrecer o rosto? Dicas e truques

· 16 de maio de 2019
Emagrecer o rosto pode parecer uma missão impossível, já que na academia não recebemos um treino para trabalhar essa área. O lado bom é que, com alguns exercícios e hábitos, podemos emagrecer o rosto sem problemas.

Ter o rosto ‘redondo’ às vezes se transforma em um pesadelo. Mesmo que tenhamos emagrecido no restante do corpo, parece que emagrecer o rosto é ainda mais difícil.

Neste artigo, vamos te contar como emagrecer o rosto, uma área que não é trabalhada na academia e que, no final das contas, é a nossa carta de apresentação.

Existe uma dieta para emagrecer o rosto?

Embora seja verdade que com um tratamento ou uma dieta para emagrecer perdemos gordura no corpo todo, também é verdade que o rosto, às vezes, é uma das áreas mais difíceis de diminuir.

O rosto redondo e volumoso não combina com o restante do físico e pode acontecer se tivermos aumentado de peso nos últimos tempos.

Mesmo que tenhamos um rosto redondo devido à genética, temos a possibilidade de diminuí-lo. Primeiramente, é necessário adotar uma dieta mais saudável. Talvez assim você emagreça em geral e, pouco a pouco, comece a perceber que o seu rosto também está ficando mais fino.

O truque é se livrar das calorias extras. Para isso, é recomendável que você aumente a ingestão de fibras e reduza o consumo de gorduras e carboidratos.

Certamente, também é bom aumentar a quantidade de água que é consumida por dia; em muitos casos, o rosto redondo é causado por um inchaço ou acúmulo geral de líquidos.

Truques para emagrecer o rosto

Além de manter uma dieta equilibrada – o melhor seria consultar um nutricionista – existem diferentes truques ou hábitos que você pode aplicar para emagrecer o rosto:

1. Faça exercícios

Os exercícios aeróbicos são os mais apropriados neste caso, porque eles permitem que você emagreça o corpo inteiro… Incluindo o rosto!

Escolha esportes ou atividades das quais você goste e que te divirtam; pode ser corrida, spinning, zumba, andar de bicicleta, natação ou boxe. O mais importante é que você se exercite durante pelo menos 30 minutos ao dia.

Truques para emagrecer o rosto

2. Faça exercícios faciais

Geralmente não fazemos exercícios para o rosto, e talvez por isso ele seja o último a emagrecer. Mas a melhor parte é que eles são muito divertidos e, além disso, vão te ajudar a reduzir o estresse e a melhorar o seu humor.

Por exemplo, exagere as expressões faciais e repita todas as vogais em voz alta, segurando cada letra durante 30 segundos. Outra opção é inflar as bochechas e segurar o ar por 30 segundos. Isso deve ser repetido várias vezes e podemos fazer estes exercícios enquanto estamos assistindo televisão, cozinhando, lendo ou dirigindo.

Outra opção: ficar na frente do espelho e fazer diferentes caretas; abra e feche a boca e os olhos, mostre a língua, dê gargalhadas… 5 minutos ao dia já será o suficiente.

3. Aplique máscaras para o rosto

Isso não só é relaxante e perfeito para aqueles momentos nos quais queremos nos desconectar um pouco dos problemas do dia a dia, como também pode nos ajudar a melhorar a aparência do rosto e até mesmo fazer com que ele diminua.

Você pode fazer máscaras para o rosto de todos os tipos – com a tão benéfica aveia, com iogurte, com mel, com abacate, com pepino – e aproveitar para fazer uma massagem que inclua a drenagem linfática e permita a eliminação de toxinas e gordura.

4. Não consuma bebida alcoólica

Este conselho não tem a ver apenas com emagrecer o rosto, mas sim com a sua saúde geral. Já foi comprovado que o álcool causa inflamação e retenção de líquidos. Portanto, não abuse do seu consumo.

Uma taça de vinho no jantar ou uma cerveja no fim de semana são permitidos. No entanto, se você quiser ter um rosto magro, não beba demais.

Não consuma bebida alcoólica

5. Faça massagens para emagrecer o rosto

Além das massagens durante a aplicação das máscaras, você pode aproveitar para colocar a pele e os músculos para ‘se mexerem’ um pouco ao voltar para casa ou ao se levantar. Faça um pouco de pressão ao lavar o rosto e, em seguida, aplique um hidratante.

As massagens também podem ser redutoras se forem feitas com óleos essenciais (por exemplo, o óleo de amêndoas) e envolverem movimentos circulares que comecem na testa e terminem na mandíbula.

Embora estes truques para emagrecer o rosto façam efeito, recomendamos também que você ‘camufle’ o rosto redondo. Você pode se maquiar com dois tons base e não sobrecarregar as bochechas com blush para disfarçar esse aspecto do qual você não gosta.

De qualquer forma, você também não deve se preocupar demais com isso. Muito além da aparência e de alguma parte de nós da qual não gostamos, o mais importante é se sentir à vontade e, acima de tudo, viver de uma maneira saudável e feliz!

  • Murawski, B. M., Elizathe, L., & Rutsztein, G. (2009). Hábitos alimentarios e insatisfacción con la imagen corporal: Un estudio comparativo entre mujeres y varones estudiantes de escuelas secundarias. Anuario de Investigaciones.
  • Carcamo, G., & Mena, C. (2006). Alimentación saludable. Horizontes Educacionales11(1), 1. Retrieved from http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=ehh&AN=24374727&lang=es&site=ehost-live
  • Jimenez L. (1989). Lo Que Dice La Ciencia Para Adelgazar De Forma Fácil Y SaludableJournal of Chemical Information and Modeling (Vol. 53, p. 160). https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004