Como lidar com uma lesão no CrossFit?

· 22 de maio de 2019
A intensidade de alguns esportes, como é o caso do CrossFit, pode levar a diferentes lesões. Para preveni-las, é essencial seguir algumas orientações e estabelecer uma progressão gradual no desempenho dos exercícios.

Sofrer uma lesão no CrossFit é, sem dúvida, um risco muito grande que os atletas desta disciplina enfrentam, mas como lidar com ela depois que acontece? Obviamente, o tempo de repouso dependerá de diferentes fatores, como o tipo de lesão e sua gravidade.

Quando uma lesão já ocorreu, existem várias recomendações gerais que podem ser consideradas para acelerar o processo de recuperação. A seguir, falaremos sobre como lidar com esse processo se praticamos o CrossFit.

Lesões mais comuns

Se analisarmos a prática regular deste esporte, estas seriam as áreas do corpo em que aparecem lesões com mais frequência:

Joelhos

Os joelhos são uma das áreas mais afetadas pelos exercícios do CrossFit. Essas lesões afetam profissionais, novatos e aqueles que praticam o CrossFit apenas por diversão.

Em geral, esses tipos de lesões aparecem devido a um mal posicionamento do joelho ao realizar os exercícios. No entanto, também pode haver problemas genéticos nas articulações que levam à sua aparição.

Ombros

Os ombros são uma das partes do corpo que recebem mais carga durante o treinamento de CrossFit. Portanto, também é comum que se machuquem.

Os ombros são geralmente fortes por natureza, mas os problemas aparecem quando o aquecimento não é feito corretamente. Da mesma forma, as lesões também podem ter sua origem em um posicionamento ruim ao realizar um exercício.

Área lombar

Sem dúvida, a área lombar é uma das mais expostas nesse tipo de treinamento. Muitas vezes o problema está no estilo de vida sedentário ao qual o corpo está acostumado e a escala rápida para exercícios de alto desempenho.

Mulher fazendo CrossFit

No dia a dia, quando uma pessoa vai levantar um pouco de peso, essa área é fortemente afetada. Também pode acontecer de você tentar levantar muito mais peso do que realmente pode suportar.

Pulso

Os pulsos são articulações bastante resistentes. No entanto, eles são muito pequenos e muitas vezes não suportam a quantidade de peso e as demandas desse tipo de treinamento.

Por isso, é também uma das áreas com mais lesões no CrossFit. É importante aquecê-los antes de começar e aumentar o peso pouco a pouco.

Possíveis tratamentos para uma lesão no CrossFit

Incômodo

É essencial prestar atenção a qualquer desconforto que possa surgir antes ou depois do treino. Não importa quão pequena seja uma dor, é aconselhável que um especialista a verifique. Não fazer isso pode resultar em um prejuízo ainda maior, o que significaria ter que deixar o treinamento por semanas ou mesmo meses.

Descanso

Para uma recuperação mais rápida, o descanso é essencial. Claro, isso não significa se tornar sedentário e não fazer nada.

Neste sentido é fundamental perguntar ao médico as limitações para saber se você pode continuar treinando, mas com menos intensidade. Por exemplo, se a lesão afeta a parte superior do corpo, podemos fazer caminhadas ou uma bicicleta estacionária.

Fisioterapia

Em muitas ocasiões, é necessário recorrer a terapias especializadas para superar com sucesso uma lesão. Nesse sentido, o especialista estará encarregado de ensinar e ajudar a fazer os exercícios mais adequados para fortalecer a área afetada e, assim, permitir que a recuperação seja mais eficaz.

Da mesma forma, e dependendo da lesão, o médico também pode recomendar terapias de frio, calor e até eletricidade.

Siga as instruções do médico

Por menor que uma lesão possa parecer, é essencial seguir os parâmetros e instruções do médico ao pé da letra. Caso contrário, o que será alcançado será apenas a necessidade de um maior período de recuperação.

Recomendações para evitar uma lesão no CrossFit

Faça um bom aquecimento

O aquecimento é fundamental para evitar a grande maioria das lesões. Do pulso até as pernas, passando também pelos ombros, é necessário dedicar o tempo necessário para aquecer todo o corpo. Para fazer isso, ferramentas como elásticos e pesos leves devem ser usados.

Homem se alongando para evitar lesão no CrossFit

Peso e postura

O peso é geralmente outro problema que gera problemas. É importante ir devagar e não fingir ser um profissional nas primeiras aulas. Da mesma forma, adotar a postura correta em cada um dos movimentos evitará muitas das lesões mais comuns.

Em suma, a maneira correta de lidar com uma lesão no CrossFit começa por atentar para o menor desconforto que apareça durante ou após o treinamento. Se você teve uma lesão, é essencial cumprir as instruções do médico e descansar para acelerar o processo de recuperação.

Para finalizar, é necessário lembrar que aspectos como o aquecimento prévio e a realização dos movimentos com a postura correta são fundamentais para evitar algumas das lesões físicas mais frequentes nesta disciplina.

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  • Javier Butragueño Revenga. 2015. Incidencia de las lesiones deportivas. Extraído de: http://oa.upm.es/37879/1/JAVIER_BUTRAGUENO_REVENGA.pdf