Conheça modos de evitar dores nas costas

· 28 de janeiro de 2019
Existem diferentes métodos ou técnicas para evitar ou reduzir este tipo de dor que está relacionado, principalmente, com os maus hábitos diários.

Devido a má postura, levantar peso ou não dormir adequadamente, podemos sofrer as consequências a nível dorsal, espinhal ou lombar. No seguinte artigo, vamos te dizer como você pode evitar dores nas costas. Com mudanças simples em seus hábitos você se sentirá muito melhor.

Dicas para evitar dores nas costas

A grande maioria da população sofre ou já sofreu de dores nas costas e no pescoço. Especialmente hoje, que temos dias de trabalho longos e estressantes. Mas os sintomas também podem aparecer por outras razões, como não cumprir a técnica adequada na academia ou até mesmo dormir com um travesseiro incorreto.

1. Fazer Yoga ou Pilates

Ambas as disciplinas são muito boas para a saúde e para evitar dores nas costas porque permitem que você estique os músculos, fortaleça as costas e mantenha a coluna em sua posição natural. Além disso, tanto o Yoga quanto o Pilates reduzem a ansiedade, o estresse ou a insônia.

Garota fazendo pose de Yoga

2. Perder peso

O excesso de peso tem muitas consequências negativas para o nosso corpo, uma delas é a dor nas costas. Isso ocorre porque quando temos quilos extras mais pressão é adicionada à coluna. Consulte um especialista e siga uma dieta para perder peso.

3. Sentar corretamente

Especialmente quando estamos no escritório, cometemos o erro de sentar na beira da cadeira. Em vez disso, recomendamos que você apoie bem as coxas e que suas costas sejam apoiadas pelo encosto. Desta forma, você reduzirá as tensões e evitará as típicas lombalgias, cervicalgias ou dorsalgias.

Mulher com dor nas costas no trabalho

E outra coisa, especialmente dedicada aos homens: não coloque sua carteira no bolso de trás das calças. O que isso tem a ver com dor nas costas? Muito, porque ao se sentar um dos lados do corpo está mais “elevado” do que o outro e o nervo ciático vai trabalhar de forma incorreta por várias horas.

4. Não usar salto o dia inteiro

Agora, uma dica para as mulheres: não use salto de manhã até de noite, porque quando você usa salto a força da gravidade se move para a frente (para a ponta dos seus pés) e a parte inferior das costas deve fazer esforço para ficar em pé.

Se você precisa usar salto para trabalhar, use os mais baixos ou tire quando ninguém estiver olhando. E durante os dias livres do fim de semana escolha sapatos sem salto.

5. Fazer exercício

Além de Yoga ou Pilates, outros exercícios que podem ser úteis são caminhar, nadar, andar de bicicleta ou até mesmo subir as escadas em vez de usar o elevador. Mesmo uma rotina em casa pode ser suficiente se você não tiver muito tempo para ir na academia.

Mulheres fazendo Yoga

6. Levantar coisas com cuidado

Mesmo que você não acredite, uma das razões pelas quais a dor nas costas aparece é porque não usamos a técnica correta quando precisamos levantar um objeto do chão. Se, por exemplo, você deixar cair alguns papéis ou pastas ou até mesmo se você quiser carregar seus filhos pequenos em seus braços, você deve seguir certos “passos”.

Fique de frente para o que você quer levantar, separe os pés até a largura dos ombros, dobre os joelhos e abaixe o corpo. Estique os braços, pegue o objeto e estique as pernas, sempre com as costas retas.

No caso em que o objeto em questão é muito pesado, é melhor pedir ajuda e pegar com outra pessoa.

7. Melhorar a postura

Por exemplo, se você estiver na frente do computador, preste atenção à distância do monitor à sua cabeça. É essencial que o pescoço permaneça reto (sem olhar para cima ou para baixo) e os braços em posição confortável, nem muito esticados nem retraídos.

Finalmente, para aliviar ou evitar dores nas costas, recomendamos que faça exercícios de alongamento todos os dias. Você pode fazê-los quando você se levanta ou em algum momento durante o dia.

Por exemplo, em pé, levante os braços e estique-os sobre a cabeça; deitado leve os joelhos para o peito ou sentado coloque os braços atrás da cabeça e abra os cotovelos.