Dor nos joelhos: esportes recomendados

3 de junho de 2019
Esportes de alto impacto são contraindicados quando há problemas no menisco ou ligamentos. Afinal, os movimentos não são controláveis e existe a possibilidade de resultarem em sobrecargas.

Quando o joelho de um atleta dói, isso nunca passa despercebido. Provavelmente não há lesões que geram mais impedimentos do que as ocorridas nesta área. A dor nos joelhos mesmo quando leve dificulta a movimentação. Portanto, se continuarmos praticando esportes, nossa situação médica pode piorar.

Os problemas no menisco e em outras partes do joelho muitas vezes exigem intervenções cirúrgicas. Além disso, os períodos de recuperação geralmente duram um mínimo de seis meses. Entretanto, há esportes que podem ser praticados quando você sofre de uma lesão leve ou moderada.

Natação: a opção ideal para fortalecer o joelho

Os joelhos não precisam suportar todo o peso do corpo quando nadamos. A prática da natação requer posturas horizontais. Dessa forma, a natação alivia o trabalho de apoio sobre as extremidades.

Por outro lado, a atividade na água é geralmente ideal para aliviar a dor dos tendões e ligamentos. A água é um ambiente muito menos exigente para o corpo humano.

Na prática, as sessões de fisioterapia por lesões geralmente ocorrem em piscinas. E, acima de tudo, os exercícios da natação são bastante completos.

Portanto, em suma, podemos trabalhar para reforçar e tonificar o tronco sem danificar as extremidades. Sem dúvida esta é uma excelente prática desportiva para não ficar sem se exercitar no meio da reabilitação.

Os benefícios da natação na recuperação da dor nos joelhos.

Andar de bicicleta pode reduzir a dor nos joelhos?

Embora os movimentos do ciclismo se concentrem nos membros inferiores, ainda é possível andar de bicicleta mesmo com dor nos joelhos. Realmente, os esforços neste esporte se concentram acima de tudo nos gêmeos e quadríceps. Inclusive, indo mais além, os joelhos saem fortalecidos desse tipo de exercício.

Naturalmente, a prática dependerá sempre de uma recomendação médica qualificada. Além disso, não se recomenda a participação em competições de ciclismo quando há um diagnóstico de problemas nos joelhos.

A postura e as exigências desses eventos podem complicar o quadro do paciente. Além disso, é claro, as consequências de uma queda durante a prática do ciclismo são mais graves para alguém com problemas nos joelhos.

No entanto, o hábito de pedalar em superfícies retas e regulares pode ser muito positivo. Também é necessário manter o assento da bicicleta elevado. Dessa forma, é possível eliminar completamente o impacto sobre o menisco e os ligamentos.

O levantamento de peso não é totalmente proibido

O levantamento de pesos pode ser uma opção quando a dor nos joelhos é leve. No halterofilismo, a maioria dos movimentos é feita de forma controlada. Além disso, o que é mais perigoso quando o joelho dói é correr e saltar.

A maioria das rotinas e exercícios de tronco e braços pode ser realizada sem limitações. Alguns médicos recomendam até mesmo exercitar as pernas com movimentos de baixo impacto. Desde que o esforço seja controlado, não há razões para grandes preocupações.

O Pilates fortalece e tem baixo impacto

A filosofia dos Pilates é clara: reforçar e melhorar a flexibilidade por dentro. De fato, sob esta lógica, trabalhamos a postura e o alongamento sem usar demasiada força. Tal como na natação, esta prática é recomendada como parte da recuperação de muitas lesões corporais.

De fato, é importante realizar estes exercícios sob a orientação de um treinador especialista. A vantagem do Pilates é que as posturas podem ser adaptadas às realidades físicas do praticante. Com este exercício, você sempre trabalhará o equilíbrio, a postura e o correto alongamento muscular.

Exercícios de pilates.

Caminhar é parte de um movimento natural

Após uma operação nos joelhos, devemos passar algum tempo em repouso. No entanto, quando só sentimos dor no joelho, nada nos impede de sair por um tempo para andar.

De fato, há um certo impacto sobre os joelhos durante o caminhar. Apesar disso, trata-se de um movimento controlado, natural e de baixa intensidade. De qualquer forma, podemos evitar caminhar em terrenos íngremes caso haja sinais de dor.

Dor nos joelhos: quais esportes não podem ser praticados?

Basquete, futebol, beisebol e atletismo não são opções viáveis. A prática dessas atividades representa vários inconvenientes se sofremos de problemas no joelho. Esses esportes podem tornar uma simples dor em uma lesão devido ao esforço físico que eles exigem.

Finalmente, qualquer coisa que envolva correr, andar de bicicleta e saltar também pode resultar em lesões mais graves.

  • Sañudo, Isabel. Guía para el cuidado de la rodilla. Fundación Mapfre. Extraído de: https://www.fundacionmapfre.org/fundacion/es_es/images/guia-de-cuidado-de-rodilla_tcm1069-219443.pdf
  • Barbeito Gadea, E. Ejercicios para rodillas con dolor o hinchazón crónicos. Extraído de: http://www.barbeito.org/ejercicios/Rodillas.pdf