É melhor correr na pista de atletismo ou na esteira da academia?

26 de março de 2019
Qualquer uma das duas opções sempre será saudável, mas cada uma delas tem características especiais que podemos gostar mais ou menos.

Por um lado, temos os amantes do exercício indoor. Por outro, aqueles que gostam de fazer exercício ao ar livre e em qualquer época do ano. Qual é a melhor escolha?  Correr na pista de atletismo ou em uma esteira? Neste artigo nós diremos as vantagens e as desvantagens de cada opção.

Correr na pista de atletismo: os prós e os contras

Começaremos com a opção mais profissional da corrida, por assim dizer: na pista de atletismo. Atenção, porque não é a mesma coisa que correr ao ar livre, independentemente de você correr em um parque ou na praia.

Nesse caso, estamos nos referindo a essa superfície lisa e sem irregularidades que podemos encontrar em áreas recreativas ou de treinamento.

Homem conferindo a frequência cardíaca

Entre as vantagens de correr na pista podemos destacar que não dependemos dela estar aberta em um horário determinado. Embora seja verdade que as academias hoje em dia permaneçam abertas até tarde – e há algumas que nem chegam a fechar – é também verdade que geralmente elas não abram aos domingos.

Por outro lado, as pistas de atletismo públicas tendem a estar disponíveis 24 horas por dia, 365 dias do ano. A qualquer momento você pode colocar os sapatos certos e ir correr nas pistas de atletismo.

Essa atividade permite que você queime mais calorias do que aquela que é feita em ambientes fechados. Por quê? Porque os nossos músculos têm que fazer um esforço diferente para se deslocar, um esforço maior em relação à esteira.

Outra questão que não podemos ignorar é o fator natureza. Fazer exercício físico ao ar livre é mais benéfico do que dentro de uma academia. Podemos desfrutar da paisagem e respirar o ar puro. Dessa forma, teremos maior resistência.

Correr na pista também tem a vantagem de nos permitir aproveitar o sol e eliminar o déficit de vitamina D, tão frequente em tempos que passamos nossos dias trancados em um escritório ou em casa.

Tenha em mente que você deve fazer exercício físico fora das horas mais quentes, e não se esqueça de usar um bom fator de proteção, chapéu e óculos de sol.

É claro que mesmo sendo uma atividade muito benéfica, ao mesmo tempo tem algumas desvantagens. O fator tempo é realmente decisivo: se está muito frio ou chovendo, é provável que não iremos querer correr. O mesmo acontece se estiver muito quente ou muito ensolarado.

Correndo na esteira: vantagens e desvantagens

Agora vamos falar sobre a outra opção disponível para correr. Ir à academia e correr na famosa esteira, que pode ser programada em velocidades diferentes.

Entre os principais benefícios desta atividade podemos destacar que pode ser menos agressiva do que correr na pista de atletismo. A superfície da esteira é amortecida e gera menos tensão nas solas dos pés, nos tornozelos e nos joelhos. Perfeita para aqueles que sofreram alguma lesão ou que sofrem de algum problema, como a tendinite.

Garota sorrindo na esteira

Por se tratar de um terreno regular, requer menos esforço muscular ou equilíbrio, inclusive quando a velocidade da esteira estiver rápida ou inclinada. É por isso que é recomendada para aqueles que acabaram de começar no mundo da corrida.

Quando estamos no meio do inverno e lá fora chove e faz frio, isso não é um problema: ir à academia para correr nos permite cumprir com a nossa rotina de treino independentemente do tempo. Ou até mesmo se nós temos um tempo livre ao meio-dia e está fazendo muito calor.

É claro que nós também temos que indicar os contras de correr em uma esteira. A primeira desvantagem, para muitos, é que se trata de uma atividade chata e monótona.

Por mais que corramos dezenas de quilômetros, a paisagem nunca muda! Por isso em algumas academias temos televisão e música. Vários atletas optam por usar o telefone para ver um filme, uma série ou um vídeo.

Em questões estritamente físicas, os passos e movimentos dos braços são bastante limitados. E menos calorias são queimadas do que se você correr ao ar livre.

Então, é melhor correr em uma pista de atletismo ou em uma esteira? Isso depende do gosto de cada um. Talvez devêssemos contar com ambas as alternativas, de certa forma para ter um plano B.

Assim, se costumamos correr ao ar livre, mas está chovendo, podemos cumprir nosso treino na academia. Se, por outro lado, estamos cansados da esteira, podemos tentar correr alguns dias da semana na pista de atletismo ou no parque.