6 dicas para manter os joelhos saudáveis

17 de novembro de 2019
Há poucas coisas mais preocupantes para um atleta do que uma lesão nos joelhos. Siga estas recomendações para ter o máximo de cuidado com eles e, assim, evitar qualquer problema.

Ter joelhos saudáveis é algo essencial para manter o desenvolvimento do atleta constante e também para a vida diária. Por isso, neste artigo, vamos mostrar seis dicas para mantê-los em boas condições.

O joelho é uma articulação que permite a mobilidade dos membros inferiores. É composto por ossos, cartilagens e ligamentos. É usado ​​na maioria dos exercícios esportivos. Por isso, geralmente é uma área que comumente sofre lesões. Para evitar que isso aconteça, tenha em mente as dicas a seguir:

Como manter os joelhos saudáveis

1. Peso e alimentação

Em qualquer treino ou atividade física que você faça, a sua alimentação e peso influenciam o bem-estar dos seus joelhos. Esses são dois aspectos com os quais você deve tomar cuidado para não afetar o seu corpo negativamente.

Os alimentos que você consome determinam os nutrientes que os seus joelhos recebem. Portanto, se você mantém uma dieta com poucos nutrientes básicos, tais como proteína, cálcio, vitaminas, entre outros, os seus joelhos podem ficar frágeis, o que não é conveniente para fazer exercício.

Porém, recomenda-se ter uma alimentação saudável não só para manter os joelhos fortes. Manter uma dieta rica em açúcares e gorduras trans pode causar excesso de peso, o que também deteriora a condição das articulações.

2. Aquecimento

Fazer um aquecimento antes de qualquer tipo de treino é fundamental para cuidar dos seus músculos. Fazer exercício com os músculos ‘frios’ pode ter diversas consequências, tais como cãibras, lesões e dores.

Além disso, fazer um bom aquecimento antes do exercício prepara a articulação do joelho para os próximos movimentos, mais complexos e exigentes. Dessa forma, eles não correm o risco de sofrer algum tipo de trauma causado por não terem sido aquecidos antes.

Como manter os joelhos saudáveis

3. Flexão e rotação

Ao se exercitar, os joelhos são constantemente flexionados e estendidos durante a atividade. Portanto, você deve ter cuidado com a maneira como eles são flexionados, já que esses detalhes fazem a diferença para ter joelhos saudáveis.

Flexionar os joelhos incorretamente pode danificá-los a longo prazo. Se houver peso ou muita força envolvida em uma flexão incorreta, isso também pode prejudicá-lo.

Por exemplo, ao fazer agachamentos, os joelhos não devem passar os dedos dos pés. Esse pode parecer um detalhe minúsculo, mas, na verdade, é muito significativo.

Da mesma forma que a flexão e extensão, também é necessário ter cuidado com a rotação do joelho. O joelho é programado para rotacionar apenas alguns graus. No entanto, forçá-los a expandir o seu grau de rotação pode prejudicá-los seriamente.

4. Faça alongamentos

Se possível, faça alongamentos pelo menos três vezes por semana. A flexibilidade melhora a saúde das articulações. Como consequência, o alongamento manterá os joelhos saudáveis ​​e em forma.

Vale a pena destacar que o alongamento deve ser feito após o exercício, ou pelo menos após o aquecimento. O alongamento não deve ser feito antes do treino sob nenhuma circunstância. Os seus músculos devem estar aquecidos para fazer alongamentos sem correr risco de lesão.

5. Baixo e alto impacto

Os exercícios de alto impacto geralmente são os mais comuns, uma vez que eles fornecem resultados mais rápidos. No entanto, eles são mais prejudiciais por causa da pressão que alguns músculos e articulações recebem. Por isso, é conveniente fazer exercícios de baixo impacto para não sobrecarregar os joelhos.

Existem diferentes exercícios de baixo impacto com os quais você pode se exercitar, tais como natação, ciclismo, exercícios com trampolim, caminhada, entre outros.

Baixo e alto impacto

6. Não exagere

Para manter os joelhos saudáveis, é essencial fazer o possível para não colocá-los em circunstâncias que os prejudiquem. Assim, ir além das suas habilidades físicas não é uma boa ideia. A articulação dos joelhos é bastante delicada e uma lesão mínima pode afetar o seu desempenho pelo resto da sua vida.

Todos os exercícios devem ser realizados quando você tiver condições de fazê-los. Ou seja, você não pode fazer exercícios para os quais você não está preparado. Você deve começar com exercícios simples e aumentar a dificuldade gradualmente, e não de forma repentina.

Por outro lado, treinar com muita frequência e por períodos muito longos pode esgotar e desgastar os seus joelhos. Qualquer atividade física é benéfica, mas o excesso pode ser prejudicial. Assim, não exija do seu corpo mais do que ele é capaz.

Em suma, os joelhos são articulações extremamente necessárias para nos movermos e exercitarmos. Por essa razão, eles devem ser mantidos em boas condições sempre. Coloque essas dicas em prática para ter joelhos saudáveis!

  • M. Ledia, D; Góngora García, H; Victoria, P. (2003). Articulación de la rodilla y su mecánica articular. Medisan7(2), 100–109.