Posso comer um iogurte vencido se ele parecer próprio para consumo?

· 10 de agosto de 2018
Muitas vezes não queremos jogar um alimento que está na nossa geladeira fora, mas tomar um iogurte vencido pode ser um risco para a nossa saúde. Não devemos, no entanto, confundir a data de consumo preferencial da tampa com seu estado real.

Ao escolher os alimentos no momento da compra é muito importante analisar a data de validade. Na prática, essas datas não são sempre exatas> há vezes em que o produto se mostra estragado antes mesmo de vencer e vezes que está próprio para consumo mesmo após a data. Mas será, então, que podemos comer um alimento após a data de validade, como um iogurte vencido?

O PH ácido do iogurte impede a proliferação de patógenos transmissores de doenças; isso o diferencia de outros produtos lácteos também feitos com leite pasteurizado, mas sem essa variável. Comer um iogurte vencido não apresentaria, em tal caso, ameaça de intoxicação. No entanto, existem fatores que, à primeira vista, oferecem sinais de decomposição.

O controle de datas de vencimento

Nos rótulos de embalagens, geralmente são impressas datas de ‘consumo preferencial’. Os especialistas em saúde alimentar asseguram que as margens de segurança são bastante amplas; geralmente esta margem é estabelecida em benefício do consumidor ou da consumidora em detrimento das empresas alimentares.

Menina comendo iogurte com a geladeira aberta direto do pote

A data de validade aplica-se aos iogurtes. Os efeitos probióticos deste laticínio são modificados ao longo dos dias e seus benefícios nutricionais diminuem se a data estipulada para sua ingestão já tiver passado há muito tempo.

Como é feito e quais são as propriedades do iogurte?

O iogurte é produzido através da fermentação bacteriana do leite. Os Lactobacillus e Sreptococcus thermophilus são as duas culturas de bactérias utilizadas na preparação; ambos os elementos criam ácido láctico a partir das proteínas do leite.

Durante o cozimento para o preparo do iogurte, o leite atinge aproximadamente 85°; desta forma evita-se que o leite coalhe e suas proteínas são conservadas. Ao alcançar esta temperatura, as culturas bacterianas são adicionadas, mantendo-se a 45° por seis ou sete horas. Desta forma, é produzida a fermentação própria do iogurte.

Este processo faz com que o iogurte seja um alimento com uma quantidade significativa de ácidos graxos benéficos e proteínas. Além disso, por ser um laticínio, também tem minerais essenciais, como o cálcio.

Como saber se o iogurte venceu

Além do risco de ingerir um iogurte vencido, há situações em que a má condição é inquestionável. A presença de indicadores de que o iogurte está em más condições deve ser motivo suficiente para jogá-lo fora.

Por exemplo, um iogurte pode estar em decomposição se exposto a altas temperaturas, mesmo dentro dos limites de sua data de validade.

Após a data de validade, o iogurte começa a se deteriorar, perdendo inclusive suas propriedades. Uma leve modificação no aroma ou na textura são indicações de um começo de sua deterioração.

iogurte vencido com o soro separado

Fatores que indicam que o iogurte está impróprio para consumo

Existem três fatores que são indicativos de que há a possibilidade de ingerir um iogurte vencido ou em más condições. Em primeiro lugar, existe um problema de embalagem frequente em produtos laticínios e iogurtes, independentemente da data de consumo preferencial ou expiração.

Você nunca deve consumir produtos lácteos cuja embalagem ou cuja tampa esteja aberta, quebrada, perfurada ou com qualquer anomalia em sua pintura. Pois este é um sinal indiscutível de possível contaminação do produto.

Em segundo lugar, não é aconselhável consumir se, ao abrir o recipiente de iogurte, for observado um excesso de líquido. Uma textura que apresenta pedaços ou rachaduras também se trata de um sinal de decomposição.

O terceiro fator a ser considerado é se o iogurte em mau estado oferece um sabor e aroma anormalmente ácidos. Em qualquer um desses três casos, é muito arriscado comer um iogurte vencido. Embora muitas pessoas ignorem as datas das embalagens, o fato é que as datas estão definidas para defesa e proteção dos consumidores.

O que fazer no caso de comer um iogurte vencido?

Depois de ter tomado um iogurte vencido, se passou pouco tempo desde a data de vencimento, geralmente não há grande risco. Em qualquer caso, você pode sentir um pouco de peso no estômago, o que indica que o iogurte não estava decomposto.

Os sintomas mais comuns de intoxicação são diarreia, vômitos ou fortes cólicas abdominais. Qualquer um desses sintomas pode piorar se as medidas necessárias não forem tomadas para desintoxicar o organismo; a consulta médica é sempre recomendada o mais cedo possível.