Alimentos processados que você pode incluir na sua dieta

· 13 de julho de 2018
Normalmente associamos os alimentos processados a alimentos pouco saudáveis ou mesmo nocivos ao organismo, mas em certos casos isso não é assim, como iremos ver neste artigo.

É cada vez mais difícil encher o carrinho de compras sem incluir nenhum produto processado. Todos os alimentos processados são prejudiciais à saúde? Quais podem ser incluídos em uma dieta saudável? Qual é a diferença entre os alimentos processados e os ultraprocessados? Continue lendo e vamos esclarecer todas as suas dúvidas.

O que são alimentos processados?

Uma maneira de classificar os alimentos é observar como eles foram manipulados desde que foram colhidos até serem consumidos. Isto é, o quanto eles mudaram de seu estado natural até chegarem à pessoa para serem comidos. Dependendo se foram manipulados em maior ou menor grau, existem três tipos de alimentos:

  • Alimentos naturais. São aqueles aos quais nenhum componente externo foi adicionado e que, portanto, chegam aos supermercados da mesma forma que são naturalmente. Alguns desses alimentos são frutas, legumes ou verduras. Sua principal desvantagem é que eles ficam em mau estado em um curto período de tempo.
Geladeiras de supermercado com muitas opções de alimentos congelados

  • Alimentos processados. Este tipo de alimento tem como característica principal a adição de nutrientes que não contém naturalmente. Esses nutrientes são geralmente açúcar, sal ou gordura. Dependendo da quantidade e o tipo que é adicionado, ele será mais ou menos saudável. Alguns desses alimentos são o azeite de oliva, o leite, o salmão defumado ou também a carne temperada.
  • Alimentos ultraprocessados. Nestes alimentos não há predomínio de nenhum componente natural. Isso se dá devido ao fato de que eles são feitos de ingredientes industrializados. O único propósito de sua composição é conseguir um produto atraente para o consumidor. Os ultraprocessados são prejudiciais à saúde e entre os mais comuns estão os bolos industrializados, junk food ou embutidos.

Agora que sabemos o que são os alimentos processados, vamos falar sobre aqueles que são saudáveis. Como você pode ver, ao contrário do que muitas pessoas pensam, os alimentos processados não são sinônimo de prejudicial ao organismo. Isso também não significa que todos eles sejam saudáveis. Portanto, é importante saber distinguir entre aqueles processados que são saudáveis e aqueles que não são.

Azeite de oliva

O azeite de oliva também é popularmente chamado de ouro líquido. Isso nos diz muito sobre as qualidades deste produto. É um produto processado, uma vez que as azeitonas foram manipuladas para obter o azeite.

Mulher colocando azeite de oliva em um bowl de salada

Apesar disso, ele é totalmente saudável. Suas principais propriedades são as seguintes:

  • Favorece a produção do bom colesterol
  • Regula o nível de glicose
  • Contribui para a perda de peso
  • Evita a oxidação das células

Massas integrais

A massa integral é outro exemplo claro de que os alimentos processados também podem ser saudáveis. Ademais os cereais podem ser consumidos como um produto natural, processado ou ultraprocessado. O que recomendamos é que você opte pelas duas primeiras opções e nunca pela terceira.

Agora você vai se perguntar, por que macarrão integral e não aquele que normalmente consumimos? A massa integral contém o grão integral e, portanto, possui mais propriedades. O farelo é rico em fibras, o endosperma fornece energia e o germe é rico em vitaminas, proteínas e minerais.

Vegetais em conserva ao natural

Os vegetais em conserva são uma boa opção quando não temos tempo para cozinhar. Nesse sentido, recomendamos que você sempre tenha vários frascos de vegetais em conserva na despensa. Eles podem ser facilmente preparados, são saudáveis e vão nos salvar mais de uma vez.

Os vegetais em conserva são um produto processado porque foram lavados, limpos, cortados e cozidos. Além disso, água e sal foram adicionados para preservá-los melhor. Como você pode ver, é um exemplo perfeito de um alimento processado saudável, pois foram adicionados elementos que o vegetal não contém naturalmente. Estes produtos não são ricos nem em gorduras nem em açúcares, mas simplesmente possuem um pouco de água com sal para que possam ser melhor preservados.

Além desses alimentos processados, há muitos outros que podemos consumir e, ao mesmo tempo, continuar a manter uma dieta equilibrada. Por exemplo, alguns deles são: peixe fatiado e congelado, carne picada, nozes torradas, iogurte ou queijo fresco.