O que é e como melhorar a sua idade metabólica

· 20 de agosto de 2018
É possível que você tenha passado por momentos em que se olhou no espelho e achou que estava ótimo, enquanto em outros não foi possível deixar de pensar no quanto você parecia velho. Isso tem muito a ver com a idade metabólica.

É possível que em alguma ocasião você tenha ouvido falar sobre a idade metabólica, mas não saiba o que é. Pois bem, hoje nós falaremos sobre como você pode descobrir a sua e como você pode melhorá-la. Para começar, diremos que ela não tem nada a ver com a idade que consta na sua identidade.

O que é a idade metabólica

A idade metabólica tem a ver com a situação em que o nosso corpo se encontra. Isso influencia como nos sentimos por dentro e como nos vemos no exterior.

Quando nossa idade metabólica é maior que a nossa idade física, podemos parecer piores do que estamos ou nos sentir mais velhos do que somos.

Por consequência, também acontece o contrário: se nossa idade metabólica for menor que a nossa idade física, teremos uma aparência muito melhor e da mesma forma nos sentiremos muito melhor. Portanto, é muito importante que saibamos qual é a nossa idade metabólica e como melhorá-la se acreditarmos que ela é maior do que deveria ser.

Como saber a sua

Pessoas de várias idades se exercitando

A melhor maneira de saber qual é a sua idade metabólica é através de exames médicos específicos para isso. Eles são simples e o médico certamente os fará com prazer.

Há também muitos aplicativos nos quais você pode ter uma aproximação bastante precisa. Para isso, você precisará ter essas informações sobre seu corpo: idade, altura, diâmetro da cintura, peso e índice de massa corporal.

Você só precisa inserir esses dados em um desses aplicativos e ele calculará em questão de segundos qual é a sua idade metabólica. Ainda assim, para uma informação mais verdadeira, é melhor fazê-lo através de um médico ou através da bioimpedância; ela é uma técnica usada através de um aparelho semelhante a uma balança digital como as que os endocrinologistas têm.

Como melhorar a idade metabólica

Bem, você já sabe o que é a idade metabólica e já descobriu a sua. Ela é maior do que deveria ser? Calma, você não precisa se preocupar, pois seguindo uma série de dicas simples você pode resolver isso.

Nutrição

Uma boa alimentação é vital para melhorar a idade metabólica. Quando ela é maior do que a nossa idade física, é porque o nosso metabolismo não foi capaz de assimilar todos os alimentos que ingerimos. Isto pode ter acontecido devido à quantidade ou composição deles.

Portanto, uma alimentação saudável na qual o organismo tenha a capacidade de assimilar os alimentos ingeridos em relação ao esforço que fazemos será ideal para melhorar a nossa idade metabólica.

Descanso

mulher dormindo tranquila

Acredite ou não, dormir menos horas que o necessário piora nosso metabolismo e diminui a sua velocidade. Então, um bom descanso, no qual você durma as horas necessárias, ajudará a melhorar a sua idade metabólica.

Lembre-se de que dormir não é o mesmo que descansar; portanto, se você acha que tem um problema com isso, procure um bom colchão ou inclusive converse com seu médico para ver se você pode tomar medidas que te permitam dormir bem.

Exercício

Embora o descanso e uma boa alimentação possam melhorar o seu metabolismo, o exercício é o pilar básico para atingir esse objetivo. Se, além do exposto acima, você colocar o esporte na sua vida, você verá como rapidamente a sua idade metabólica será muito menor do que a sua idade física.

Você já pode perceber que, mesmo se você tiver um problema com sua idade metabólica, há uma solução. Você só precisava ter a informação correta  e agora é a sua vez de fazer a sua parte: ter perseverança e força de vontade. E nós já sabemos que você tem muita. Coragem!