Está sem motivação para ir à academia? Veja 6 motivos para não abandonar

· 19 de julho de 2018
Não vamos mudar nossos hábitos se continuarmos afirmando que ir à academia exige muito esforço e que, a não se que você seja viciado em exercícios, seria mais divertido dedicar esse tempo a qualquer outra atividade de lazer. Lembre-se que sua saúde e seu humor te agradecerão por cada dia de exercício.

Você está passando por um momento de dúvida, considerando abandonar sua rotina de treinos e sem motivação para ir à academia? Então seja mentalmente forte e fique longe dessas ideias. Para te ajudar, vamos te presentear com algumas razões para não abandonar sua atividade física.

Há muitas outras pessoas que consideram um verdadeiro fardo a obrigação de sair do sedentarismo. Não conseguem achar nenhuma motivação para ir à academia, ou pelo menos nenhuma que seja superior à vontade de simplesmente abandonar qualquer rotina de exercício físico.

Os elementos de cada uma dessas afirmações têm algum peso para você? A decisão que tomarmos repercutirá na nossa saúde

6 fatos para aumentar sua motivação para ir à academia

A ideia de simplesmente desistir de ir para a academia pode ter muitas origens. Talvez você esteja precisando economizar um pouco de dinheiro, pode ser também que você não esteja com tempo para malhar, ou que seu trabalho seja exaustivo e não haja nenhuma motivação para ir à academia no final do dia. Pode ser ainda que você desista para poder dedicar-se completamente a alguma outra atividade, seja ela esportiva ou não.

Mas na realidade abandonar totalmente a atividade física não precisa e não deve ser sua primeira opção. Você pode reduzir sua rotina de treino caso esteja precisando economizar tempo, ou você pode procurar outros horários se no fim do dia você não consegue se motivar.

Esses conselhos a seguir servem para te alertar e para te lembrar que é fundamental fazer algum exercício físico. Lembre-se sempre deles quando estiver desmotivado, pois qualquer atividade do tipo só pode trazer benefícios para sua saúde. A seguir, então, apresentamos 6 motivos para você lembrar e encontrar motivação para ir à academia.

1. Fazer exercícios é cuidar do seu corpo

As atividades da academia permitem exercitar os músculos para que eles fiquem mais fortes, resistentes e estáveis. Isso não é só essencial para prevenir lesões, mas também traz melhoras para a vida cotidiana. Além disso, você também poderá melhorar sua postura, sua capacidade cardiovascular e seu metabolismo ao se exercitar.

Alunos fazendo barra no CrossFit

2. Questões estéticas envolvidas

A grande maioria das pessoas que treinam nas academias tem entre seus objetivos a melhora do aspecto do corpo. Mas mesmo que o verão esteja longe e por isso essa não seja agora uma motivação para você, a regularidade será uma grande aliada nessa missão quando o verão chegar.

Não adiantará muito você ficar vários meses parado para depois correr atrás do prejuízo. Também não será benéfico dar uma pausa nos exercícios toda vez que a preguiça aparecer. A constância é a chave.

3. Malhar renova suas energias

Se você está pensando em abandonar a academia porque está muito cansado ou porque fica ofegante só de passar pela porta, lamentamos informar que desistir vai apenas piorar os seus problemas.

Pode parecer contraditório, mas na verdade fazer exercícios faz com que seu corpo tenha mais energia. Você se sentirá mais ativo logo após a sessão de treinamento. Além disso, malhar libera tensões e reduz o estresse.

4. Exercitar-se ajuda na alimentação e no descanso

Assim como outras atividades físicas, fazer exercícios na academia favorece também o funcionamento do sistema digestivo, que deve se responsabilizar por absorver os nutrientes que necessita para dar o combustível necessário aos músculos.

Além disso, ao estar mais cansado, você dormirá melhor durante a noite. Este é, aliás, o momento em que os músculos se regeneram e crescem.

E mais um motivo é que quando você decidir comer mais que o necessário ou uma opção bastante calórica, poderá fazer isso sem a menor culpa. Nunca sairá perdendo!

5. Quer mais autoestima e melhora do humor?

Os resultados que você alcançar na academia serão refletidos também no seu espelho. Ter um corpo esbelto ou com músculos definidos sem dúvida contribuirá para sua autoestima, dando um ânimo a mais para ela.

Além disso, seu humor melhorará não apenas pelos hormônios secretados durante o exercício físico, mas também pelo relaxamento de estar cumprindo suas metas. E toda atividade física supõe também um entretenimento, ainda que muitas vezes não a vejamos como tal. Divirta-se e aproveite de todos esses benefícios!

Alunos nas máquinas de cardio de uma academia

6. Academia é uma oportunidade de socializar

Como último fato que você pode lembrar quando estiver sem motivação para ir à academia, vale a pena mencionar que ela é um ótimo lugar para conhecer gente e fazer novas amizades.

Isso é algo que está muito ligado ao que comentamos anteriormente sobre se divertir ao treinar. Você pode também combinar de treinar com um amigo. Assim, o exercício será menos tedioso e teremos alguém para nos motivar nos dias que estivermos com mais preguiça.

Se você decidir ir sozinho, mesmo assim não há problema: geralmente, esses espaços são ideais para compartilhar ideias com pessoas que têm interesses em comum. Inclusive muitas pessoas iniciam relacionamentos amorosos com pessoas que conheceram na academia!

Como você deve ter notado, as razões para não abandonar a academia são muitas e também muito válidas. Trata-se de um “sacrifício” que, mesmo que você não note no exato momento que estiver lá, estará fazendo muito bem para sua vida.

Por isso, a próxima vez que você estiver em casa e considerar a opção de ficar no sofá vendo televisão, diga a sua mente que não. Agora você já sabe como se convencer disso. E então, por que você não vai para a academia agora mesmo?