Logo image
Logo image

Como é a hidratação ideal para esportes intensos?

4 minutos
É muito importante se hidratar e ingerir líquidos todos os dias, principalmente para os atletas que praticam atividades exigentes e de alta intensidade. A ingestão de água ou de bebidas específicas após o exercício, e também durante a sua execução, vai garantir o sucesso do treino ou competição.
Como é a hidratação ideal para esportes intensos?
Última atualização: 02 agosto, 2019

Uma das regras que toda pessoa que treina conhece é a necessidade de beber muito líquido. Por meio do suor, o corpo perde água quando faz movimentos intensos. Na prática diária, surge a dúvida sobre como seria a hidratação ideal para os esportes exigentes. Quando e como se hidratar para manter o corpo saudável?

Durante a prática esportiva, o suor é a maneira através da qual a temperatura corporal é regulada. Se não transpirasse, o corpo excederia os 36° C ou 37° C – temperatura ideal. Ainda que natural, esse método de resfriamento implica descartar níveis significativos de sais minerais.

Por que devemos nos hidratar ao praticar esportes exigentes?

A água descartada pelo corpo ao suar deve ser reabastecida imediatamente, principalmente durante a prática de esportes intensos e com maior duração. Especialistas citam o ciclismo, a corrida ou o remo como os esportes que exigem uma maior hidratação antes, durante e depois do treino.

Também não devemos nos esquecer de que a hidratação adequada também é necessária em atividades de menor impacto. Isso porque, entre outros motivos, todos os esportes aumentam a temperatura corporal e a frequência cardíaca.

O corpo humano é composto de aproximadamente 60% de água. A ausência ou a diminuição desse fluido vital pode causar grandes danos ao organismo.

Entre outras funções, a água lubrifica as articulações e transporta os nutrientes. Quando transformada em suor, além de resfriar os órgãos, a água também elimina resíduos metabólicos.

Então como é a hidratação ideal?

A hidratação ideal para os esportes exigentes é calculada a partir da quantidade de suor e da perda de líquidos que ocorre durante a atividade em questão. Além disso, fatores como umidade, temperatura do ambiente e altura do terreno também são levados em consideração.

Some figure

Uma vez que essas variáveis tenham sido estabelecidas, um teste de sudorese é realizado. Ele consiste simplesmente em pesar a pessoa antes e depois do exercício. Para que o teste seja eficaz, não é permitido beber nem ingerir nada entre a primeira medição de peso e a segunda, também não é permitido ir ao banheiro.

A diferença entre um peso e outro — antes e depois do exercício — é multiplicada por mil. Esse número representa a quantidade de líquido perdido durante o treino.

Também é possível estimar a quantidade de líquidos perdido por hora – a taxa de sudorese. Para fazer o cálculo, o valor líquido (mililitros) é dividido pelo número de minutos do treino. O resultado será multiplicado por 60.

Assim, o teste de sudorese fornece informações precisas sobre quando e quanto de hidratação é necessária em cada caso. Mas isso não é algo tão simples assim.

O corpo humano não consegue processar mais de 800 ml de água em uma hora. Por isso, só se hidratar depois de realizar a atividade não é o suficiente. É necessário que isso também seja feito antes e durante o exercício.

Dicas para uma hidratação ideal para os esportes exigentes

Estas dicas a seguir serão muito úteis para quem pratica esportes de alto impacto:

  • A sede é um sintoma de que a perda de líquido já atingiu cerca de 2% da água presente no corpo. Isso significa que você não precisa esperar ficar com sede para se hidratar.
  • Para ter uma ideia, é necessário beber 500 ml de água duas horas antes de começar o exercício. Então, a cada 15 ou 20 minutos, cerca de 100 ou 150 ml de água devem ser repostos. No final do treino, mais 500 ml devem ser ingeridos.
  • Se a atividade for de baixa intensidade, se houver pouco suor e menos de uma hora de duração, basta beber um total de 500 ml. De qualquer forma, essa quantidade deve ser distribuída entre antes, durante e depois de completar o treino.
  • A água ou bebida não deve estar muito gelada. Se a bebida estiver muito gelada, o corpo primeiramente terá que regular a temperatura, para só então assimilar o líquido.
  • As bebidas isotônicas são recomendadas para atividades com sudorese intensa e de longa duração. Essas bebidas evitam a fadiga e ajudam a repor os sais minerais, os líquidos e a glicose.
Some figure

Como preparar uma bebida isotônica caseira

Finalmente, vamos ver uma receita de bebida isotônica caseira para termos à mão quando formos sair para correr.

Lembre que, durante o treino, você deve tomar apenas pequenos goles e que isso não deve ser feito durante os períodos de aceleração do ritmo cardíaco. Nesses momentos, o corpo precisa mais de oxigênio do que de água.

  • Água: 1 litro
  • Açúcar: 3 colheres de sopa cheias
  • Bicarbonato de sódio: 1 colher de chá
  • Sal: 1 colher de chá
  • Suco de um limão
  • Basta misturar todos os ingredientes e a bebida já estará pronta para o consumo.

Em suma, certamente a hidratação é um aspecto que não pode ser negligenciado de forma alguma. Caso contrário, problemas graves para a saúde do atleta podem ocorrer, tais como cãibras, hipertermia ou até mesmo um quadro de desidratação.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.