Os 7 esportes mais exigentes fisicamente

23 de julho de 2019
Os esportes mais exigentes não são para iniciantes, pois requerem muito treinamento e, acima de tudo, qualidades físicas como, por exemplo, resistência, agilidade e velocidade.

Há esportes que não são adequados para as pessoas que acabaram de começar a se exercitar, já que a exigência física é superior em comparação a outras modalidades. No artigo a seguir vamos falar sobre quais são os esportes mais exigentes do mundo.

Quais são os esportes mais exigentes fisicamente?

Quando nos referimos a ‘exigentes’, estamos falando de esportes que requerem certas habilidades e um treinamento avançado em termos de força, velocidade, potência, resistência e agilidade.

1. Boxe

Da mesma forma que é considerado o esporte mais completo, também é o mais exigente. O treino de boxe pode ser mais extenso do que o de outras modalidades. Não são trabalhados apenas os golpes ou a defesa, mas também a resistência.

Dessa forma, o boxeador consegue suportar combates de até 12 rounds de 3 minutos cada com breves intervalos entre eles. Ao mesmo tempo, o boxe requer muita habilidade e força para acertar o oponente e se mover através do ringue inteiro.

2. Hóquei

Tanto sobre o gelo quanto sobre a grama ou sobre patins, o hóquei é um dos esportes mais exigentes que existem devido a várias razões. Em primeiro lugar, porque o campo de jogo é bastante extenso, mas também porque há contato com os oponentes o tempo todo e as partidas são longas.

Ao mesmo tempo, o hóquei exige velocidade para se movimentar pelo campo, pontaria para marcar gols e acertar a bola com o taco, bem como flexibilidade para evitar ser atingido pelos adversários.

o hóquei é um dos esportes mais exigentes

3. Rugby e futebol americano

Ambos os esportes são semelhantes em termos de exigência. Para começar, nessas modalidades há muito contato e choques entre os jogadores. Além disso, o campo de jogo é bastante amplo, já que possui 100 metros no rugby e 110 no futebol americano.

Por outro lado, os encarregados de marcar pontos correm com grande velocidade para deixar os adversários para trás e alcançar a meta. Assim, a agilidade necessária para superar os obstáculos que surgem nessa corrida também não pode ser deixada de lado.

4. Artes marciais, alternativas entre os esportes mais exigentes

Podemos achar que elas não são exigentes porque não saímos da aula ou do treino suados e agitados… Mas, na verdade, as artes marciais nos fazem trabalhar o corpo inteiro e também a mente.

Quebrar tábuas, chutar, bloquear, derrubar o oponente, manter a postura ou o equilíbrio… Tudo isso requer força, concentração, resistência, agilidade e flexibilidade. E certamente um ótimo condicionamento físico!

5. Tênis

Podemos olhar para os tenistas profissionais em partidas longas e perceber a quantidade de esforço que esse esporte requer. Da mesma forma, podemos tentar jogar por meia hora para vermos como ficaremos exaustos.

O tênis é um esporte muito completo e desgastante. Os jogadores devem correr de um lado para o outro da quadra — e para a rede — continuamente, acertar a bola com a força adequada para que ela atravesse a rede e ter pés e braços ágeis. O corpo inteiro trabalha para que possamos ganhar cada ponto!

O tênis é um esporte muito completo

6. Ginástica

Talvez possamos pensar que a ginástica não é um dos esportes mais exigentes pelo mesmo motivo das artes marciais. No entanto, as voltas, giros, acrobacias e treinos exigem muita preparação.

Não é necessário ser a Daiane dos Santos. Todos os ginastas exigem muito do corpo para alcançar a perfeição nos seus movimentos e fazer a apresentação sem erros. Para praticar esse esporte, é necessário ter força, equilíbrio, ritmo, flexibilidade, agilidade e muito mais.

7. Futebol, também entre os esportes mais exigentes

O último dos esportes mais exigentes da lista é também um dos mais populares do mundo. Embora seja verdade que os jogadores não correm durante os 90 minutos, a verdade é que o treinamento para o futebol no campo com onze jogadores — profissional e amador — é muito desgastante.

Futebol, também entre os esportes mais exigentes

Mover-se em um campo de 100 metros de comprimento, estar em contato direto com os rivais, marcar gols e até mesmo se jogar no chão para salvar uma bola antes que ela atinja a meta é realmente exigente para o corpo inteiro.

Outros esportes exigentes que podemos citar são o basquete, a luta livre, o esqui alpino e o motocross. Esse último exige muito treinamento devido à grande velocidade alcançada pelas motos e por causa da força necessária para se mover em direção às laterais em cada curva da pista.

Você já experimentou algum desses esportes?

  • Sara García Isodoro; Francisco Miguel Tobal; Pilar Martín Escudero; Víctor Omar Castellanos Sánchez. (2015). Las artes marciales, su origen y actualidad: una visión enfocada en el judo , karate y wushu. Orientando; Temas de Asia Oriental , Sociedad y Economía.