O que você deve ter em mente antes da sua primeira maratona

18 de julho de 2019
Uma maratona é uma das provas mais difíceis que podemos participar, e isso não vale apenas para o dia da prova, mas também para as semanas anteriores à corrida. Veja os conselhos que nos ajudarão a aproveitar essa experiência que todos deveríamos ter uma vez na vida.

Cada vez há mais pessoas praticando corrida por aí. Esse esporte se tornou muito popular, tornando-se até mesmo um estilo de vida para uma parte da sociedade. Quem pratica corrida já há um tempo em algum momento inevitavelmente se deixa seduzir pelo desafio de ir mais além e correr sua primeira maratona.

Mas antes de se inscrever em uma corrida desse nível de exigência é necessário ter em mente alguns aspectos fundamentais. Dessa maneira você evitará que a falta de experiência arruíne sua prova, e também não fará parte da maioria dos marinheiros de primeira viagem que acabam desistindo da corrida.

Como se preparar para a sua primeira maratona

Além da preparação física e mental, há alguns outros aspectos e possíveis erros que devemos considerar. Um deles é procurar saber sobre o tempo. É extremamente importante estar atento para a previsão meteorológica durante as horas exatas da corrida.

Levando em conta as condições meteorológicas do dia da prova, poderemos decidir as roupas adequadas e evitaremos situações incômodas e problemas que poderiam nos atrapalhar em grande medida.

Foto tirada de trás de uma prova da maratona com as costas de uma mulher em foco

Além disso, por nada nesse mundo você deve usar tênis novos para correr uma maratona. Se você fizer isso estará correndo grandes riscos de desenvolver bolhas e machucados que poderiam muito bem arruinar a sua experiência.

O aconselhável é que tanto os sapatos quanto a roupa utilizada na corrida sejam as mesmas com as quais você treinou durante as semanas anteriores, e até mesmo meses.

As duas últimas semanas antes do grande dia não devem ser ocupadas com treinos muito intensos, você deve diminuir um pouco a atividade de treinamento nesse período. Isso nos permitirá chegar com o máximo de energia e melhor preparados para realizar o esforço físico necessário. É recomendável correr menos e descansar mais.

Um detalhe extra que costuma motivar os corredores é encontrar os amigos e os familiares no percurso e aproveitar um pouco desse contato afetivo durante a prova.

Mas o ideal é identificá-los na plateia sem ter que desviar muito a concentração, já que um esforço físico dessa magnitude já exige muito foco. Uma ideia é combinar os pontos nos quais eles estarão assistindo.

Homem muito magro correndo uma maratona

A alimentação é muito importante

Logo às vésperas de uma corrida é importante não exagerarmos na quantidade de comida do jantar. Muitas pessoas pensam que jantar um prato enorme de macarrão ajudará o seu organismo no dia seguinte.

Esse pensamento costuma se basear em outro, de que precisaremos de muita energia e por isso o alto consumo de carboidratos se justificaria. No entanto essa ideia é falsa, e pode na verdade ser contraproducente e te atrapalhar.

Se nos alimentarmos em excesso na véspera pode ser que acabemos com uma indigestão que arruinaria todos os planos para correr a nossa primeira maratona. É melhor jantar como você já está acostumado, como se fosse mais uma das suas refeições.

No dia da corrida também devemos ficar atentos a isso. O mais recomendável é tomar um café da manhã normal, incorporando também algum carboidrato como duas torradas de pão integral ou uma banana. Não é aconselhável comer muita fibra nas horas prévias.

O nervosismo que costuma aparecer antes da primeira maratona e o esforço da corrida podem acelerar sua digestão e causar problemas que só poderão ser resolvidos no banheiro.

O ferro tem um papel fundamental na resistência que uma prova dessa exige, seja a primeira maratona ou a décima. Uma deficiência desse mineral poderia afetar o rendimento e facilitar o aparecimento de lesões.

É importante verificar se a sua dieta está te proporcionando todo o ferro necessário nas semanas prévias ao evento.

Não é uma boa ideia provar novos alimentos como barrinhas energéticas ou outros tipo de alimentos rápidos para esportistas no dia da prova. É melhor levar alimentos com os quais você já está acostumado, e que obviamente sejam do seu gosto. Não é o momento de novas experiências!

Chegou o grande dia!

O dia da primeira maratona chegou! É importante chegar ao lugar da largada com um espaço de tempo que te deixe confortável.

Assim evitaremos qualquer estresse desnecessário. É por isso que deveremos sair de casa com tempo suficiente. Também é importante tomar café da manhã com calma, ainda que seu nervosismo indique o contrário.

Corredores antes da largadas em uma prova de corrida

Antes do apito inicial, é recomendável ir ao banheiro para poder aguentar toda a corrida sem que surja nenhum inconveniente. Após a corrida começar, é bastante comum que fiquemos um pouco em pânico no primeiro quilômetro e por isso aceleremos um pouco mais que o normal.

Mas isso não é uma boa ideia.

O único jeito de superar esse desafio da primeira maratona é um passo de cada vez e focando na resistência. Você não pode esquecer que o objetivo é aguentar os 42 quilômetros, e por isso é preferível ir devagar e ir dosando seu desgaste.

Você também tem que se esforçar para não deixar que os outros maratonistas afetem seu rendimento e a sua concentração.

É importante confiar em nossa preparação física e mental prévia, e não nos sentirmos afetados porque outras pessoas de maior ou menor idade, ou grupos grandes de esportistas, estão nos ultrapassando.

Por último, devemos sempre procurar aproveitar o momento e a prova. A primeira maratona só acontece uma vez na vida, e a experiência será sem dúvida inesquecível.